Como manter os rins e o fígado saudáveis

Como manter o fígado e os rins saudáveis

Os rins e o fígado cumprem funções vitais em nosso organismo, participando do processo digestivo: estão encarregados da filtração, absorção de nutrientes e a eliminação de dejetos. A manutenção da saúde desses órgãos é de suma importância para que o organismo aproveite ao máximo os nutrientes e benefícios dos alimentos consumidos, melhorando a qualidade de vida.

A consequência da alimentação pouco saudável e o excesso de consumo de alimentos industrializados, ricos em sódio e gordura é o acúmulo de toxinas no organismo, causando sobrecarga nesse órgãos tão importantes para a manutenção da saúde.Com isso, desenvolvemos enfermidades a longo e curto prazo. Por sorte, tanto o fígado, como os rins tem a capacidade de regeneração e resposta rápida e positiva aos tratamentos naturais, mas para isso é necessário tomar alguns cuidados com a saúde, para o perfeito funcionamento desses órgãos. A seguir daremos algumas recomendações:

Fique atento e controle o consumo de proteínas de alta qualidade

A Proteína tem função estrutural e regula o metabolismo. É ótima pra reparar tecidos lesionados. A ingestão de proteína diária é obrigatória, visto que o corpo não produz sozinho aminoácidos essenciais. No entanto quando as funções hepática e renal já estão comprometidas, convém controlar o consumo de fontes de proteínas de alta qualidade, pelo fato de produzirem consideráveis quantidade de ureia, que é uma toxina e deve ser  filtrada pelos Rins para ser eliminada pelo corpo. Níveis muito altos de ureia no organismo tornam esse processo dificultoso, por esse fato, o consumo deve ser limitado a porções que devem ser recomendadas pelo médico e/ou nutricionista que acompanha o paciente. Alimentos fontes de proteína de alta qualidade e que devem ter o seu consumo reduzido: Carne vermelha, frango, peixe, ovos, laticínios, alguns tipos de cereais e oleaginosas. Alimentos fontes de proteína de baixa qualidade ( fontes incompletas de aminoácidos): leguminosas, frutas e verduras.

Evite o sobrepeso e a obesidade para para manter os rins e fígado saudáveis

Controle de Obesidade para manter os rins e fígado sadáveis

O excesso de gordura abdominal pode exercer pressão nos rins devido ao peso, e no fígado a Esteatose hepática é causada também pela obesidade. As pessoas com tendência a obesidade devem fazer o possível para manter o peso ideal. É importante consumir alimentos saudáveis, repeitando a necessidade e o padrão de consumo calórico de cada corpo.

Não consuma sódio em excesso

O sódio ou sal é um mineral essencial que é utilizado, geralmente, na conservação de alimentos, e o consumo excessivo desse mineral pode causar retenção de líquidos.  A retenção de líquidos deve ser controlada, já que pode ocasionar infartos e acidentes cardiovasculares e cerebrais. O ideal é escolher alimentos que sejam fontes naturais de sódio, evitar ou usar com moderação no preparo e tempero dos alimentos.

Evite o consumo excessivo de álcool

Evite consumo de Álcool para saúde dos rins e fígado

O consumo excessivo de álcool causa danos graves às células hepáticas e o desiquilíbrio de eletrólitos que mantêm a estabilidade biológica do corpo.

Suco que promove a limpeza do Fígado

Além dos conselhos acima, existem alguns sucos naturais que promovem uma “limpeza natural” no corpo. Veja a seguir um desses poderosos sucos, de sabor agradável:

Ingredientes:

  • 5 cenouras
  • 1 maçã
  • 4 talos de salsinha

Modo de preparo: Colocar todos os ingredientes no liquidificador e adicionar um pouco de água para facilitar a dissolução dos ingredientes. Depois de pronto pode ser coado, mas o melhor é consumir sem coar e adicionando pouca água no preparo para aproveitar bem todas as propriedades nutricionais do suco. Deve ser consumido fresco, preferencialmente em jejumpor três dias seguidos. Repetir o processo todo mês.