Formas de aproveitar os saquinhos de chá usados

Explicaremos a seguir os surpreendentes usos dos saquinhos de chá usados. Leia mais!
Formas de aproveitar os saquinhos de chá usados

Última atualização: 06 dezembro, 2018

As pessoas que habitualmente tomam chá ou infusões estão desperdiçando uma coisa que pode ser muito útil: os saquinhos de chá usados.

Aparentemente, não são mais do que os restos secos de uma planta que já não tem propriedades. Entretanto, neste artigo explicaremos os surpreendentes usos que podem ter: a dubo para as plantas, tratamento para as bolsas debaixo dos olhos, remédio para eliminar os odores da geladeira e dos armários, remédio contra os mosquitos, etc.

Consciência ecológica

Cada vez mais pessoas estão interessadas em tirar o máximo proveito de tudo aquilo que usam, assim como de desperdiçar o mínimo possível.

Nesse sentido, descobrimos que tomar diariamente uma infusão não é somente um hábito muito saudável, mas sim, nos ensina como é possível encontrar uma solução prática para quase tudo.

Saquinhos de chá usados

Adubo para as plantas

Muitas pessoas que têm um jardim ou uma horta já contam com um cubo de compostagem: um recipiente no qual vão se jogando os restos orgânicos da cozinha e do mesmo jardim para que, em algumas semanas, se convertam em adubo para as plantas.

Sem dúvida, um recurso que permite desperdiçar menos e, ao mesmo tempo, ter um terreno mais fértil.

Seguindo essa mesma ideia, o conteúdo dos saquinhos de chá permite adubar, em pequena escala, as plantas de casa. Pode-se esperar ter várias, ou, fazê-lo cada vez que tenhamos uma. É só ir acrescentando os restos de chá à terra do vaso de barro e misturá-la um pouco.

Se os saquinhos forem de material orgânico e não tiverem um grampo metálico, podem ser enterrados diretamente e cobertos com mais terra por cima.

Planta

Tratamento anti-inflamatório

A maioria dos chás têm propriedades benéficas, não só para nossa saúde interna, mas também para a pele. Os mais habituais, o chá preto ou o chá verde, têm propriedades anti-inflamatórias que podem atenuar, por exemplo, as bolsas debaixo dos olhos, as pálpebras inchadas ou as picadas de insetos.

Os saquinhos serão inclusive mais efetivos se estiverem frios, já que o frio também desinflama; por isso, propomos ter sempre alguns saquinhos usados na geladeira.

Quando precisar, pode-se usá-los aplicando diretamente no local, durante alguns minutos.

Absorver odores

Esse é provavelmente um dos usos mais desconhecidos.  Os saquinhos de chá usados e secos têm uma função similar a do bicarbonato de sódio: absorver os maus odores. Por isso, são ideais para ter dentro da geladeira ou nos armários.

Um saquinho tem pouca quantidade para eliminar os odores de espaços tão grandes; por isso, sugerimos que junte vários deles e introduza-os em uma caixinha perfurada. Além disso, ficará mais elegante.

Com esse mesmo objetivo, pode-se usá-lo para limpar os tapetes ou as camas dos nossos mascotes. Simplesmente polvilhe o conteúdo dos saquinhos por cima, deixe atuar por alguns minutos e passe o aspirador.

Desse modo, elimina-se, ao mesmo tempo, o pó e os maus odores.

Incenso contra os mosquitos

Os amantes dos incensos e dos aromas devem saber que as folhas de chá ou de infusão também podem ser usadas em um queimador de incenso para limpar o ambiente e afugentar aos mosquitos; principalmente, se o conteúdo for de chá preto, limão, alfazema, alecrim ou eucalipto.

Reutilizar os mesmos saquinhos de chá

Se estiver tentando economizar o máximo possível, saiba que é possível voltar a fazer uma infusão com o mesmo saquinho; principalmente se tiverem bastante sabor.

Talvez, na segunda vez, deva-se utilizar dois saquinhos usados para uma única infusão; para assim conseguir um sabor parecido com o do saquinho novo.

Além disso, pode-se ferver alguns saquinhos já usados e preparar, com essa água, um banho de pés. 

As propriedades que comentamos anteriormente, como as anti-inflamatórias e eliminadoras de maus cheiros, também irão funcionar nesse caso.

Imagem por cortesia da girl with lha, rabi w e Anders Adermark.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Imagen por cortesía de A girl with tea, rabi w y Anders Adermark.
  • Chacko SM, et al. (2010). Beneficial effects of green tea: A literature review. DOI:
    10.1186/1749-8546-5-13
  • Mayo Clinic Staff. (2018). Bags under eyes.
    mayoclinic.org/diseases-conditions/bags-under-eyes/symptoms-causes/syc-20369927
  • Chatterjee P, et al. (2012). Evaluation of anti-inflammatory effects of green tea and black tea: A comparative in vitro study. DOI:
    10.4103/2231-4040.97298
  • Amnuaikit T, et al. (2011). Evaluation of caffeine gels on physicochemical characteristics and in vivo efficacy in reducing puffy eyes.
    japsonline.com/admin/php/uploads/20_pdf.pdf
  • Ahmadraji F, et al. (2015). Evaluation of the clinical efficacy and safety of an eye counter pad containing caffeine and vitamin K in emulsified Emu oil base. DOI:
    10.4103/2277-9175.148292
  • National Geographic en Español. (n.d.). 5 maneras de reutilizar las bolsitas de té. National Geographic. https://www.ngenespanol.com/travel/5-maneras-de-reutilizar-las-bolsitas-de-te/

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.