Como preparar kefir de água de coco para melhorar sua saúde

Embora também possa ser preparado com água de coco industrializada, para obter o máximo de benefícios deste kefir, recomendamos a água diretamente do côco
Como preparar kefir de água de coco para melhorar sua saúde
Diego Pereira

Revisado e aprovado por o médico Diego Pereira.

Última atualização: 20 dezembro, 2022

O kefir é um produto probiótico produzido a partir de um processo de fermentação que permite o crescimento de um número de bactérias benéficas para a saúde. Hoje falaremos como preparar kefir de água de coco para melhorar sua saúde.

Seus grânulos têm uma aparência de couve-flor, mas é muito mais macio e gelatinoso, além de possuir propriedades medicinais.

Os seus principais micro-organismos são bactérias Lactobacillus acidophilus e leveduras Kluyveromyces marxianus, embora possam variar de acordo com o método de cultura e região.

A receita tradicional é elaborada com leite de vaca, que adquire um sabor e textura semelhante ao iogurte.

No entanto, também pode ser preparado com água de coco. Assim se obtém um extra de minerais essenciais em troca de menos calorias.

Aqui compartilharemos o método de preparação para que você não deixe de desfrutar de seus benefícios em casa.

Experimente!

Kefir de água de coco para melhorar sua saúde
Kefir

O kefir de água de coco é um alimento fermentado que é feito com água de coco orgânico sem ser aquecida ou processada.

A combinação deste probiótico lácteo com os eletrólitos e nutrientes de água de coco proporciona um grande aliado para promover o bem-estar do corpo inteiro.

Durante o processo de elaboração, os açúcares naturais se transformam em bactérias lácticas. Após serem absorvidas proporcionarão muitos benefícios para o intestino.

  • Contém minerais essenciais, tais como o potássio, sódio e magnésio, necessários para a hidratação adequada da célula e um bom funcionamento muscular e cerebral.

Por outro lado, também promovem o bom funcionamento do sistema renal, facilitando a remoção de toxinas, pedras e metais que formam obstruções nos canais.

  • Seus antioxidantes ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo para o corpo, aprimoram o processo de oxigenação de células e a função do coração.
  • Na verdade, graças à contribuição de vitamina E e ácidos graxos, é um bom complemento para controlar os níveis de colesterol e pressão arterial elevada.
  • As suas bactérias saudáveis equilibram a flora microbiana do intestino, fortalecendo as defesas e aumentando a capacidade de lidar com os micro-organismos prejudiciais que atacam o corpo.

Como preparar kefir de água de coco?
 Kefir de água de coco

Para aproveitar todos os benefícios do kefir de água de coco basta seguir alguns passos simples que permitirão que você o faça em casa.

Opte pela água de coco natural, pois as apresentações industrializadas muitas vezes não têm as mesmas propriedades.

Ingredientes

  • 1 litro de água de coco
  • 100 gramas de grãos de kefir

Utensílios

  • Garrafa de vidro

Preparação

  • Coloque os grãos de kefir na garrafa de vidro e, em seguida, despeje a água de coco.
  • Tampe o produto e deixe em um lugar fresco e escuro por 48 horas.
  • Após este período, você perceberá que os grãos de kefir subirão à superfície.
  • Coe e armazene os grânulos no congelador para repetir a mesma operação.
  • Mantenha o kefir fermentado durante dois dias e depois deste tempo, consuma ou abra a garrafa para evitar que estoure devido ao acúmulo de gases produzidos durante a fermentação.

Modo de consumo

  • Você pode consumir o kefir de água de coco sozinho, ou combinar com nozes e bagas para um gosto mais agradável.
  • O ideal é consumi-lo em jejum para que suas propriedades nutricionais atuem ao longo do dia.
  • Você também pode tomar uma pequena porção em momentos de fadiga ou ansiedade por alimento.

Para levar em conta!
Kefir de coco

Os grãos de kefir podem ser reutilizados quantas vezes desejar, uma vez que a fermentação os mantém em boas condições.

Portanto, ao finalizar a preparação da bebida, siga estas dicas:

  • Misture os grãos em um litro de água com duas colheres de sopa de açúcar.
  • Deixe repousar 2 a 4 dias destampando ocasionalmente, e escorra-os.
  • Tome os grânulos de novo e misture com a água de coco.

Como você pode observar, preparar o seu próprio kefir de água de coco é muito benéfico e simples.

Adquira logo os ingredientes e siga esta receita simples para começar a desfrutar de suas propriedades a cada dia.

Os seus efeitos não são imediatos, mas com o passar dos dias você sentirá um corpo mais saudável.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Guzel-Seydim, Z. B., Kok-Tas, T., Greene, A. K., & Seydim, A. C. (2011, March). Review: Functional properties of kefir. Critical Reviews in Food Science and Nutrition. https://doi.org/10.1080/10408390903579029
  • Farnworth, E. R. (2005). Kefir ? a complex probiotic. Food Science Technology Bulletin: Functional Foods2(1), 1–17. https://doi.org/10.1616/1476-2137.13938
  • Bourrie, B. C. T., Willing, B. P., & Cotter, P. D. (2016). The microbiota and health promoting characteristics of the fermented beverage kefir. Frontiers in Microbiology. Frontiers Media S.A. https://doi.org/10.3389/fmicb.2016.00647
  • Leite, A. M. de O., Miguel, M. A. L., Peixoto, R. S., Rosado, A. S., Silva, J. T., & Paschoalin, V. M. F. (2013, January 1). Microbiological, technological and therapeutic properties of kefir: A natural probiotic beverage. Brazilian Journal of Microbiology. Sociedade Brasileira de Microbiologia. https://doi.org/10.1590/S1517-83822013000200001
  • Ahmed, Z., Wang, Y., Ahmad, A., Khan, S. T., Nisa, M., Ahmad, H., & Afreen, A. (2013, January). Kefir and Health: A Contemporary Perspective. Critical Reviews in Food Science and Nutrition. https://doi.org/10.1080/10408398.2010.540360

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.