Como preparar seus próprios tira-manchas caseiros

Como preparar seus próprios tira-manchas caseiros

O bicarbonato de sódio absorve os óleos e azeites. Por isso, para eliminar manchas de gordura, basta colocá-lo sobre a peça afetada e deixá-lo agir durante meia hora.

Manchar a roupa é sempre uma possibilidade, inclusive quando decidimos lavá-la. Mas, independente da origem da manha, em geral, elas são muito difíceis de tirar por completo e quase sempre temos de recorrer a diferentes produtos de lavagem que nos facilitem a tarefa.

Atualmente o mercado nos oferece uma grande quantidade de detergentes e produtos para tirar as manchas da roupa, mas, como sempre, esses produtos estão cheios de substâncias químicas que podem afetar nossa saúde e o meio ambiente.

Muitas pessoas recorrem a alternativas ecológicas para lavar as roupas e atenuar as manchas. São alternativas muito seguras, que costumam ser efetivas, com produtos muito econômicos e fáceis de adquirir. Se você ainda não provou um tira manchas caseiro, compartilharemos algumas receitas para experimentar em casa e substituir os produtos caros oferecidos pelo mercado, que prejudicam o meio ambiente e a sua saúde.

Tira-manchas de bicarbonato de sódio

Bicarbonato-de-sodio

Não existem dúvidas de que o bicarbonato de sódio é um dos melhores produtos que podemos ter em casa para muitas ocasiões. Esse pó branco tão econômico no mercado pode nos facilitar muitos trabalhos em casa, incluindo o de eliminar manchas na roupa.

  • Manchas de suor ou vômito: se sua roupa foi manchada por suor ou vômito, o único a fazer é misturar 6 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 1/2 xícara de água morna e aplicar diretamente na mancha. Deixe repousar 15 minutos e lave com água morna. Se a mancha não for eliminada nessa primeira tentativa repita o procedimento e depois enxágue a roupa como de costume.
  • Manchas de gordura: as manchas de gordura são sempre uma dor de cabeça, já que os óleos costumam grudar na roupa. O bicarbonato de sódio também é efetivo para eliminar as manchas de gorduras, pois é capaz de absorver os óleos. Para isso basta polvilhar bicarbonato diretamente na roupa afetada, deixar repousar meia hora, escovar suavemente e enxaguar.

Tira-manchas de vinagre

O vinagre é conhecido como um dos melhores limpadores ecológicos que podemos encontrar. Esse produto, que a maioria de nós tem em casa, é um poderoso eliminador de manchas, tanto da roupa como de manchas no chão, em outras superfícies como tapetes ou móveis.

  • Manchas em geral: para remover manchas na roupa ou em qualquer superfície, misture 1/2 xícara de vinagre com quatro de água morna e 1/4 xícara de bicarbonato de sódio. Aplique diretamente na mancha, deixe atuar por 15 minutos e enxágue.
  • Manchas de bolor: o vinagre também é muito efetivo na eliminação de manchas de bolor. Para esse caso, misture partes iguais de vinagre e sal.

Tira-manchas de limão e sal

Limao-antiseptico

O suco de limão é um tira-manchas natural, que quando misturado ao sal torna-se um poderoso produto para eliminar manchas difíceis, como as deixadas pelo café, por chá ou tinta.

  • Manchas escuras: em um recipiente, misture 1/4 xícara de suco de limão, várias colheres de sopa de sal e 1/2 xícara de água morna. A seguir, aplique a mistura diretamente na mancha, deixe atuar por 10 minutos e enxágue com água morna.

Tira-manchas de fécula de milho e talco

A fécula de milho e o talco funcionam juntos como um tira-manchas caseiro muito efetivo, ideal para eliminar manchas escuras, como as que podem ser deixadas por vinho tinto.

  • Manchas de vinho tinto: para eliminar esse tipo de mancha, misture partes iguais de fécula de milho e talco, aplique sobre a mancha e deixe atuar por 15 minutos para depois enxaguar com água morna. Se necessário, repita o procedimento.

Tira-manchas de gema de ovo

Clara-e-gema-de-ovo-500x299

Esse tira-manchas de gema de ovo é feito principalmente para eliminar manchas de café.

  • Manchas de café: misture uma gema de ovo em 1/2 xícara de água morna e aplique diretamente nas manchas de café. Deixe atuar por 20 minutos e enxágue a roupa com água morna.