Como preparar seus próprios xaropes em casa? - Melhor com Saúde

Como preparar seus próprios xaropes em casa?

Como prevenção, podemos tomar uma colher de sopa deste remédio em jejum. No caso de utilizá-lo como tratamento, iremos tomar três colheres, uma antes de cada refeição principal.

Em qualquer momento do ano podemos sofrer de tosse, resfriados, mucosidade, congestão, garganta inflamada, afonia, etc., e em muitas ocasiões recorremos a xaropes naturais que nos ajudam a combater esses sintomas e aumentar as defesas do organismo.


Nesse artigo explicaremos como preparar  em casa esses xaropes com ingredientes naturais, que servirão tanto para aqueles momentos em que alguns dos problemas já citados se apresentam quanto para serem consumidos regularmente a fim de prevenir essas doenças. Aprenda a preparar xaropes de linho, cebola ou de laranja e cúrcuma. Confira!

Recomendações gerais

  • Os xaropes têm o açúcar como ingrediente tradicional, que funciona como conservante. Atualmente recomendamos que se utilize o mel de abelha, mel de cana ou o açúcar mascavo ao invés de açúcar branco, já que essas opções são mais nutritivas e saudáveis, pois o açúcar branco faz com que o xarope não seja tão terapêutico. Nas receitas que passaremos nos referiremos ao “adoçante”, entendendo que cada um escolherá aquele que for mais conveniente.
  • Depois que os xaropes estiverem prontos os conservaremos em um recipiente de vidro hermeticamente fechado e preferentemente escuro (ou embrulhado para que a luz não incida sobre ele diretamente), de preferência na geladeira. Visto que não contêm mais conservantes além do açúcar ou do mel, recomendamos que sejam consumidos em um prazo máximo de duas semanas. Como são fáceis de elaborar, o mais prático é prepará-los para tomar em seguida.
  • A dose recomendada é de uma colher de sopa em jejum como preventivo, e de três colheres de sopa diárias, antes das refeições, como tratamento intensivo.
  • Recomendamos sempre consultar um médico antes de realizar qualquer tratamento, mesmo que este seja natural.

xarope-mel-Chiots-Run-500x332

Xarope de linho

Esse xarope é especialmente recomendado para quando sofremos de tosse seca ou nervosa e, além disso, também ajudará muito a quem sofre de prisão de ventre.

Precisaremos dos seguintes ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de sementes de linho
  • Suco de limão
  • Adoçante

Coloque as sementes de linho de molho em uma xícara de água durante toda a noite. Pela manhã, coe e misture a água com a mesma quantidade de suco de limão e a mesma quantidade de adoçante. As sementes que sobraram podem ser usadas em outras receitas: sopas, guisados, saladas, tortas, etc.

Xarope de cebola

Esse é um remédio natural que permite que nos beneficiemos das múltiplas propriedades da cebola. Também é recomendado para quem sofre de todo o tipo de tosse ou começa a apresentar os sintomas de um resfriado.

Ingredientes

Corte a cebola em pedaços pequenos e misture com a mesma quantidade de água e a metade da quantidade do adoçante de sua escolha.

Coloque a mistura em uma panela com tampa e deixe cozinhar em fogo médio durante três horas. Finalmente, coe o líquido e o xarope estará pronto.

xarope-mel-2Chiots-Run-500x333

Xarope de laranja e cúrcuma

Esse é um xarope delicioso e que nos ajuda a combater todo tipo de doenças, por isso, é ideal preparar uma boa quantidade dele. Além disso, a cúrcuma é uma especiaria muito benéfica, com propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas.

Ingredientes:

  • 1 litro de suco de laranja (reserve as cascas)
  • Uma colher de sopa de cúrcuma em pó
  • 1 kg de adoçante

Coloque o suco, a cúrcuma e o adoçante para cozinhar em uma panela grande. Quando começar a ferver desligue o fogo e deixe esfriar. Quando não estiver tão quente, adicione as castas da laranja raladas ou cortadas em pedacinhos muito pequenos. Deixe macerar por 24 horas. No dia seguinte coe e engarrafe.

suco-laranja-michelle@TNS-500x333

Dicas infalíveis

Finalmente, adicione ao seu xarope caseiro alguns ingredientes que potencializarão ainda mais seus efeitos. Recomendamos os seguintes:

  • Algumas gotas de própolis, que nos ajudarão a aumentar as defesas em geral
  • Gengibre em pó: ideal para eliminar muco, aquecer o corpo e diminuir febres
  • Óleo essencial de orégano (de uso oral): que nos ajudará a eliminar possíveis patógenos do organismo. Basta adicionar duas gotinhas ao xarope e agitar bem, já que tem um sabor muito forte e pode ser irritante ao ingerirmos grandes quantidades.
  • Canela em pó: outra especiaria com múltiplas propriedades estimulantes e também afrodisíacas.

Imagens oferecidas por Chiot’s Run