Como reutilizar os saquinhos de chá ou café - Melhor Com Saúde

Como reutilizar os saquinhos de chá ou café

Podemos reutilizar os saquinhos de chá como relaxante para os olhos. Uma vez usados, molhe-os com água fria e coloque-os sobre as suas pálpebras para desinflamar a área.

Depois de beber um chá ou um café, o mais comum é jogarmos o saquinho no lixo. Mas é possível reutilizá-lo de diferentes maneiras. Isso não só ajuda o meio ambiente, evitando o acúmulo de tanto lixo orgânico, mas também  promove vários usos de uma mesma coisa. Saiba como reutilizar os saquinhos de chá ou café no seguinte artigo.

Dar utilidade aos saquinhos de chá e café mais de uma vez

Essa é uma das premissas da reciclagem. Se você quiser contribuir com seu grão de areia para o planeta, então preste atenção às seguintes recomendações  para reutilizar os saquinhos de chá, e café, depois de usá-los.

Adubo orgânico

Você pode começar com a sua própria compostagem em casa, caso você tenha ou não, jardim. Ao jogar os resíduos orgânicos (cascas e detritos de frutas e verduras) você vai obter terra preta bem adubada para as suas plantes e flores e vai evitar tanta contaminação e doenças! Se você não se animar a fazer isso, porque mora em um apartamento pequeno e teme o mau cheiro, não se preocupe: você pode abrir o saquinho e jogá-lo na terra das belas flores que decoram a sua sala.

Eles servirão como adubo e até exalarão um delicioso aroma, principalmente se você usar muito café (o que pode ser feito também com o resto deixado na cafeteira). Lembre-se de que para colocá-los nos vasos, eles devem estar frios e secos, para evitar a proliferação de fungos ou atrair insetos.

Desodorante para a geladeira

O saquinho de café pode ajudar você a eliminar ou neutralizar os odores que saem da geladeira. Essa é uma das propriedades da infusão (Sim, o café também é uma infusão!) mais bebida no mundo todo. Então, da próxima vez que você beber café, lembre-se de escorrer o saquinho e colocá-lo na geladeira. Se você usar café em grãos, pode colocá-los em um recipiente coberto com uma gaze. Eles vão absorver o mau cheiro e exalarão um aroma muito gostoso nesse eletrodoméstico tão importante no nosso lar.

saquinho2-390x252

 

Remédios caseiros

Você sabia que os saquinhos de chá podem ser usados de maneira tópica para vários problemas de pele? Agora você já sabe! Por exemplo, para as bolsas debaixo dos olhos, para quando somos picados por um mosquito ou pulga, como anti-inflamatório ou para descansar os olhos depois de usar muito o computador. Isso é devido ao fato de que o chá tem um componente chamado ácido tânico, que tem a capacidade de desinflamar a pele. Uma boa ideia é ter sempre na geladeira alguns saquinhos de chá usados para utilizar em caso de emergência.

Não duvide em começar um bom hábito ao voltar do trabalho: sente-se no sofá (ou na banheira com água morna e sal), ponha música relaxante, feche os olhos e coloque um saquinho de chá, previamente molhado com água fria, em cada uma das pálpebras. Você vai sentir os efeitos que isso provoca.

Para tingir tecidos

Há muitos séculos, o chá era usado, entre outras plantas e flores, como tintura para tecidos. Quando colocamos um tecido branco no chá, conseguimos um efeito antigo. Você conhece o estilo “sépia” das fotografias? Bem, uma coisa parecida. Ele é perfeito para mudar a cor do tecido do sofá, das cortinas ou de um objeto do qual você já está cansado. Se você gosta de fazer artesanatos, dê aos tecidos um efeito antigo, como se ele tivesse sido encontrado no baú de lembranças da sua avó. E se você estiver organizando seu casamento vintage ao ar livre, vai ficar perfeito.

Fazer mais chá

Com certeza você já viu seus pais ou avós deixando os saquinhos de chá em uma xícara por alguns dias e depois fazendo uma infusão ou tisana com eles. Se você juntar cinco saquinhos, vai conseguir um chá bem carregado. Dessa forma, você vai economizar um bom dinheiro. Por exemplo, se você beber um chá por dia de segunda à sexta… o do sábado será grátis! Você pode fazer misturas com diferentes sabores para conseguir opções raras ou originais.

cha-verde-kukicha-Neil-Gorman-500x373

Reduzir a celulite

Você sabe, com certeza, que os cremes anticelulite são muito caros e que, além disso, não há nenhum que seja 100% efetivo (porque você já deve ter se endividado até o pescoço para comprar mais de um). Se a isso somamos que os produtos que compramos no mercado não têm componentes totalmente saudáveis para o nosso corpo, essa receita caseira vai cair muito bem.

Você vai precisar de café usado (pode ser de saquinho ou não). Coloque-o em num recipiente junto com várias gotas de óleo de coco ou de amêndoas, formando uma espécie de massa. Pegue com a mão e quando você estiver tomando banho, faça massagens circulares nas zonas afetadas pela celulite (principalmente, glúteos, coxas, barriga, pernas e braços). Depois, enxágue e continue aproveitando do seu banho.

Tirar mau cheiro das mãos

Depois de cozinhar certos alimentos, como podem ser o alho, o peixe, as azeitonas ou a cebola, as mãos ficam impregnadas com um cheiro que não se consegue tirar tão facilmente, mesmo depois de lavarmos várias vezes ou de colocarmos perfume nelas. Se tiver deixado restos de café num recipiente, não duvide em usá-los para que suas mãos não cheirem mal. Simplesmente, pegue um pouco e esfregue por alguns minutos. Depois, lave com água morna.

Cabelo mais brilhante

Como-tratar-o-cabelo-gorduroso

Sem dúvida, todas as mulheres desejam ter um cabelo brilhante e saudável, como o das propagandas de xampu e de condicionador. Você pode conseguir isso usando o café que já foi  consumido. Trata-se de um tratamento simples e completamente natural.

Depois de juntar vários restos de café, acrescente água fervendo e deixe esfriar. Filtre e jogue o líquido sobre o seu cabelo limpo e úmido (depois do banho), deixe agir por 20 minutos e enxágue com água morna. Faça esse tratamento uma vez por semana, e em um mês você vai ver os resultados.