Como se desfazer, em segundos, das câimbras nos pés

Como se desfazer, em segundos, das câimbras nos pés

Para aliviar as câimbras devemos fazer alongamentos suaves no músculo do pé. Este também pode servir como método de prevenção quando formos praticar outros exercícios.

As câimbras nos pés acontecem quando os músculos se contraem, seja como consequência de estar muito tempo sentado ou por submeter os pés a um exercício intenso, como correr durante muito tempo. A incômoda sensação da câimbra pode ser curta, pode se estender por longos períodos de tempo e também pode fazer com que o pé se encolha aumentando o incômodo. As câimbras podem ocorrer uma ou outra vez, mas em algumas pessoas podem ser muito frequentes. Em geral, quem experimenta câimbras com frequência é porque têm problemas de circulação, desidratação, má alimentação ou algum problema nos nervos.

Poucas vezes as câimbras são motivo de consulta ao especialista; entretanto, se elas se tornarem um sintoma frequente e incômodo,  é preciso ver o médico para que ele determine qual pode ser a causa. Cabe destacar que algumas doenças podem apresentar câimbras nos pés e pernas como sintomas. Se seu caso não for grave, pode aliviar as câimbras no pé seguindo as recomendações abaixo.

Conselhos para acabar com as câimbras no pé

Pes-cansados

  • Se você tiver câimbra em um dos seus pés, tente que todo o peso do seu corpo caia sobre o pé afetado durante alguns segundos. Levante o outro pé e evite tocar o chão.
  • Se estiver usando sapatos fechados ou meias três quartos, tire-os e refresque seus pés por alguns minutos.
  • Flexione os dedos, levante o pé com câimbra e apoie o calcanhar no chão. Mexa os dedos suavemente e repita esse exercício até a dor passar.
  • Mexa os dedos para trás e, se a dor persistir, ajude com as mãos.
  • Para evitar dor e futuras câimbras, ande imediatamente depois de superar o primeiro espasmo nos pés.
  • Se o espasmo continuar por vários minutos, você pode aplicar calor com um pano úmido e quente.
  • Você pode usar a acupressão para reduzir a câimbra no pé, pressionando 30 segundos a parte superior dos dedos indicador e polegar.
  • Outro ponto de acupressão que pode aliviar a câimbra em segundos é o que está localizado entre o dedo polegar e indicador do pé. Pressione-o de 30 a 40 segundos.

Remédios caseiros para acabar com as câimbras no pé

Se os conselhos anteriores não serviram para reduzir as câimbras nos pés, você também pode ter em conta algum dos seguintes remédios caseiros.

Massagem

Se seu dia foi difícil, ou você realizou muita atividade física ou sente muito cansaço nos pés, uma boa massagem é ideal para prevenir  e reduzir as câimbras. Para isso, você vai esfregar o pé para ajudar a relaxar os músculos e atenuar o incômodo espasmo. Esfregue o pé para cima para aumentar o fluxo sanguíneo no seu pé, de modo que ele possa relaxar completamente. Se seu temor são as câimbras no meio da noite, para preveni-las, faça essa massagem antes de dormir.

Exercícios de alongamento

esfoliar-pes

O alongamento é um dos melhores remédios para reduzir as câimbras musculares em questão de segundos. Segundo a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (AAOS), os alongamentos suaves e massagens no músculo dos pés podem ajudar a eliminar as câimbras completamente. Os alongamentos também devem ser realizados com frequência como método de prevenção, especialmente quando são feitos outros tipos de exercício.

Ginkgo biloba

Uma infusão do Ginkgo biloba pode ajudar a reduzir rapidamente suas câimbras nos pés. Para isso, deverá ferver três colheres de folhas de Ginkgo biloba em uma xícara de água durante 10 minutos, deixe a infusão descansar outros 5 minutos e consuma-a imediatamente.

Óleos essenciais

Oleo-de-cha

calor ajuda a relaxar a área afetada pelas câimbras e costuma ser muito efetivo para reduzir a incômoda sensação produzida nos pés. Se você não quiser aplicar um pano quente, pode optar por usar gotas de óleos essenciais como o de eucalipto, pinho, chá, romeiro ou tomilho, já que eles proporcionam sensação de calor. Para obter melhores resultados, o ideal é cobrir os pés imediatamente depois de aplicar o óleo.

Infusão de arnica

A arnica é uma planta com propriedades muito poderosas que ajudam a estimular a circulação sanguínea local, ao mesmo tempo em que reduz inflamações e moléstias musculares como as câimbras. Para isso, você se deve preparar uma infusão de arnica e aplicá-la no pé afetado durante 5 minutos com ajuda de um pano. Outra opção é adicionar algumas gotas de tintura de arnica em um balde que contenha água quente e deixar os pés de molho nesse preparado durante 10 minutos.