Como superar uma situação de luto? - Melhor Com Saúde

Como superar uma situação de luto?

Ainda que seja preciso dar tempo ao tempo para que a dor do luto diminua, é fundamental que pensemos no futuro, sem deixar a situação nos bloquear
Superar o luto

O luto é uma etapa que toda pessoa precisa passar após uma perda importante em sua vida. Os casos mais difíceis e dolorosos são os de familiares ou amigos próximos.

No entanto, também podemos viver situações de dor ante a perda de nosso animal de estimação ou de algo muito querido para nós e ao qual nos sentíamos muito apegados.

Neste artigo, damos alguns conselhos que podem ajudar você a superar esta etapa. Ainda que não seja possível evitar a dor, podemos tornar o sofrimento mais leve e evitar que aumente além da conta.

Mulher triste por causa e um luto

Coisas pendentes aumentam a dor do luto

Uma das coisas mais dolorosas de se perder alguém é o pensamento recorrente de algo que não pudemos lhe dizer ou que dissemos e não podemos voltar atrás para desfazer.

Sempre restam coisas pendentes, exceto, às vezes, nos casos de falecimentos que são consequência de longas enfermidades.

Esses pensamentos, que se repetem o tempo todo e nos martirizam, são muito prejudiciais. Além de nos bloquear e impedir que possamos seguir adiante, também podem repercutir, com o tempo, em nossa saúde.

Muitas doenças são desencadeadas por traumas emocionais. Isso não significa que sejam a causa, mas que temos a predisposição de desenvolvê-la em uma situação que tenha alterado por completo nosso organismo.

Por isso, também é fundamental poder superar essas situações da melhor maneira possível.

Moña escrevendo para diminuir a dor do luto

Una carta de alívio

Uma maneira muito simples de deixarmos esse sentimento de culpa e remorso consiste em escrever uma carta à pessoa que se foi, dizendo-lhe tudo aquilo que ficou pendente.

Devemos escrevê-la a sós e sem pressa, levando todo o tempo necessário, já que pode nos provocar muitas emoções até então adormecidas.

Depois de escrever a carta, devemos queimá-la, sempre com as medidas de proteção adequadas. Pode ser em uma data especial próxima ou logo depois de terminá-la, mas não devemos deixar passar muito tempo, para que sintamos que isso está dito e resolvido.

Cerque-se de energia positiva

Ainda que você sinta a necessidade de se isolar, isso não é motivo para não incorporar na sua rotina alguns elementos que vão aliviar, de maneira gradual, esses sentimentos de dor, tristeza e sofrimento, depressão etc.

Citamos alguns:

Decore sua casa e escritório com plantas e flores. A jiboia, por exemplo, se encarrega de purificar o ar e pode inclusive ser mantida dentro do quarto.
Escolha cores alegres na hora de se vestir e decorar os ambientes. Em especial, aqueles lugares que lembrem você da pessoa que se foi.
– Decore o lar e se perfume com óleos essenciais para elevar seu ânimo: cítricos, manjericão, cipreste, hissopo, manjerona, mirra e sândalo.

Decorar o lar com cores alegres para superar o luto

Recorra às essências florais

Os florais de Bach são essências naturais que nos ajudam a superar os transtornos emocionais de maneira natural, sem alterar nossa atitude de maneira forçada, mas com uma ajuda sutil que, a pessoa que está sofrendo, pode receber com muito alívio.

As etapas de dor são um dos momentos em que esses remédios funcionam de maneira mais evidente. Além disso, não possuem contraindicações nem efeitos colaterais, de forma que crianças, idosos e grávidas podem tomá-lo e até pessoas que estejam doentes ou fazendo uso de medicação.

A seguir, destacamos os florais mais adequados:

Resgate

Recomenda-se o resgate após ou durante o processo de falecimento e na fase mais crítica. Em momentos de nervosismo, ansiedade, falta de autocontrole e desespero.

Ornithogalum umbellatum

Conhecida como “estrela de Belém”, a flor do luto é recomendada após um choque repentino. Podemos inclusive tomá-la anos ou décadas após o choque, se sentirmos que um acontecimento do passado nos marcou e ainda não o superamos.

Ilex aquifolium

O floral Holly é muito eficaz para quando sentimos muita raiva e estamos muito contrariados com o que aconteceu.

Salix vitellina

Podemos recorrer ao floral Willow quando há ressentimento e amargura, que nos “queimam” por dentro. Também quando sentimos inveja das pessoas felizes que vemos.

Calluna vulgaris

Graças ao floral Heather, conseguiremos superar esse medo da solidão depois de perder alguém a quem éramos muito apegados. Recomendado para aliviar a falta de alguém por quem sentíamos uma forte dependência.

Mimulus guttatus

O floral Mimulus é recomendado para o medo da morte, da doença, da solidão e das dificuldades financeiras.

Lonicera caprifolium

A madressilva nos ajuda a nos situar no presente e não ficarmos vivendo no passado.