Como terminar um relacionamento de modo saudável

Como terminar um relacionamento de modo saudável

Dado que os términos são sempre algo doloroso e que não vamos esquecer, é importante lidar com eles da forma mais madura e tranquila possível.

Qual é a melhor maneira de terminar um relacionamento? Em certos casos, as brigas, os problemas e as diferenças causam um término traumático. Na medida do possível, o ideal seria finalizar a relação de um modo maduro e saudável.

Pense que na hora de pôr um fim a uma etapa de nossa vida, não devemos deixar que os sentimentos de ira e raiva controlem nossos comportamentos e tomem conta do momento, já tão cheio de emoções. A seguir daremos algumas ideias para que, quando precisar terminar um relacionamento, você o faça da melhor forma possível.

1. Quando não existe nenhuma solução: o diálogo final

A pessoa sempre sabe. Quando um relacionamento já não pode se sustentar mais, normalmente os dois membros do casal já sabem. Mas, sempre custa muito dar o seguinte passo. É duro se imaginar sem aquela pessoa. No entanto, é necessário que a separação aconteça no final.

Mas, porque não conseguimos nos decidir?

  • O medo de dizer para a outra pessoa que já não gostamos dela ou que para nós é impossível sustentar a situação.
  • Medo de ficar sozinho. Você talvez se surpreenda, mas existem muitas pessoas que preferem seguir mantendo uma relação infeliz a ficarem sozinhas. É uma atitude imatura, mas muito frequente.
  • Insegurança. Não sabemos se seremos capazes de expor tudo aquilo que sentimos para dar a relação como terminada. Existem pessoas, longe de serem valentes, que preferem acabar sem explicação alguma. Tampouco é adequado.

Para terminar uma relação de modo saudável é necessário falar cara a cara com seu parceiro e lhe expor a situação. Você pode seguir as seguintes dicas:

  • Organize, mentalmente, antes de falar com seu parceiro, todas as ideias que quiser expor. As razões pelas quais você quer terminar o relacionamento. Você também pode pensar em possíveis argumentações respondendo perguntas feitas pelo parceiro. Se estiver inseguro, melhor se preparar mentalmente.
  • Expresse-se com calma e sinceridade. Você está consciente de que a relação deve terminar, é algo já assumido, logo depois se expresse objetivamente.
  • É provável que surja alguma discussão. Então, esteja preparado para ela e mantenha sempre a serenidade, defendendo com calma suas ideias. Demonstre que você sabe muito bem o que quer, e que isso é o melhor para os dois.

Relacionamento

2. Controle adequadamente suas emoções

Seja consciente de que o modo como você terminará o relacionamento será lembrado para sempre. Por isso, é necessário que este momento aconteça da melhor maneira possível.

Se você terminar a relação com gritos, repreensões, raiva e muitos sentimentos negativos, será muito difícil para ambos superar o ocorrido. Necessitará mais tempo para aceitar essa ira, para então poder acalmá-la e seguir em frente. Logo, sempre que possível, tente tornar este final o mais maduro e tranquilo possível. Faça-o com segurança.

  • Seja consciente de que o final é o melhor para ambos. Assumir este fato lhe proporcionará calma.
  • Mantenha uma boa autoestima. Saiba que o término é o melhor para você, e deixe bem em claro que esta relação está causando mais danos do que benefícios.
  • Saiba também que depois da ruptura você sentirá um acúmulo de emoções nervosas e saudades. É normal. É normal que as lágrimas, a tristeza e o sofrimento venham. É parte do processo e, como tal, você deve aceitá-las. Apesar disso, o ideal é que não existam sentimentos de raiva ou desprezo, já que do contrário, levará mais tempo superar a separação.

Fim de relacionamento

3. Assumir o término do relacionamento e avançar como pessoa

São muitos os casais que depois de terem terminado o seu relacionamento, dão um passo atrás e recomeçam. Está claro que cada casal é um universo próprio, com suas próprias energias e leis pessoais. Mas se, no seu caso, estiver plenamente consciente de que tal relação somente está causando sofrimento, feche para sempre esta porta.

  • Terminar um relacionamento é dar por finalizada uma etapa de nossa vida. Não é um final. É um novo início, e é isso que você deve mostrar ao seu parceiro. Se somente existir sofrimento, para que continuar sofrendo? É hora de ser corajoso e recomeçar a viver separadamente.
  • Você terá que assumir um novo modo de vida onde ainda residem muitas emoções. É normal. O ideal é conservar os bons momentos. Se centrar somente nos maus, apenas alimentará a raiva e a frustração e isto não é nada saudável.
  • Pense que o passado já passou. Guarde tudo de bom que viveu e fique com isso. Aprenda e sinta orgulho de si mesmo. Você fechou uma porta, mas outras se abrirão. Você agora está mais sábio, porque sabe o que é bom e o que não é. Está mais forte.

Aceita que a vida é feita de ciclos, estações que terminam e caminhos novos que aparecem. As pessoas devem buscar sempre a própria felicidade, e se em algum momento encontrar alguém que quiser seguir este caminho contigo, se arrisque. O amor sempre vale a pena.

pareja-2