Como tomar café de forma mais saudável?

Como tomar café de forma mais saudável?

Não devemos nos esquecer de que tanto o café quanto o chá prejudicam a absorção de ferro e cálcio, por isso seu consumo não é recomendado para pessoas com anemia ou osteoporose.

Existem aqueles que são contra e aqueles que são a favor em relação ao consumo de café, pois alguns afirmam que é ruim para a saúde enquanto outros dizem o contrário, que é benéfico. Na realidade isso depende de vários fatores como, por exemplo, a quantidade de café consumido por dia, se contém pouca cafeína, se a pessoa usa o café para ajudar com seu desempenho diário, etc. Saiba como tomar café de forma mais saudável nesse artigo.


O que saber sobre o café?

Sem dúvidas você já leu muito sobre esta bebida escura, com aroma característico e penetrante, que é capaz de reunir pessoas, permitir que passemos horas estudando ou aproveitando um filme quando faz muito frio.

O que você não deve se esquecer é que o café contém cafeína, um componente que estimula o sistema nervoso central, o que reduz a fatiga e o cansaço. Isso pode parecer incrível para muitas pessoas que trabalham sob pressão ou têm empregos muito estressantes, porém, a longo prazo os efeitos não são nada bons.

O café aumenta a frequência cardíaca, irrita as mucosas do estômago, nos deixa mais acordados ou em alerta, reduz o apetite e em alguns estudos apontou-se, inclusive, que nos ajuda  estudar melhor e relembrar dados.

Cafe-no-cafe-da-manha

 

Em termos gerais, o consumo moderado de café (até cinco xícaras por semana), não causa efeitos colaterais no corpo. Os consumidores excessivos da bebida criam uma tolerância maior aos seus alcaloides, assim como acontece quando consumimos muito qualquer medicamento, e é por isso que quem costuma tomar mais de duas xícaras por dia não apresenta efeitos no organismo como quem não está acostumado com esta infusão.

Se a pessoa, além de tomar café, fuma, não pratica exercícios, consome muita comida do tipo fast food e leva uma vida sedentária, é mais provável que tenha problemas ou sinta efeitos colaterais, não apenas provocados pela bebida, mas pela acumulação de fatores de risco.

Vale a pena destacar também que pessoas com anemia ou que mantêm uma dieta vegetariana ou vegana não devem consumir tanto café devido ao fato de que, assim como o chá, atrapalham a absorção do ferro. Outros alimentos que causam o mesmo efeito são o chocolate e as bebidas à base de cola. O café também pode diminuir a absorção de cálcio, por isso não é aconselhável para pessoas com osteoporose ou que sofreram de fraturas de ossos ou de problemas com os dentes.

Cafe

Como tomar café de forma mais saudável

Você acredita ser viciado em café e ter a sensação de que cada vez precisa de mais para se manter acordado ou com energias? Consome mais de quatro xícaras por dia do café mais forte e escuro possível? Enquadra-se em quaisquer dos demais fatores de risco citados anteriormente? Então, preste atenção a essas dicas e opções de café mais saudáveis:

  • Evite adicionar leite, creme de leite, chantili ou muito açúcar em seu café. Ao invés disso, opte por algumas gotas de leite desnatado, estévia ou açúcar mascavo. Isso ajudará a diminuir o teor de calorias.
  • Não substitua seu café da manhã por muitas xícaras de café para “enganar” o estômago. O combustível que você precisa para começar o dia é composto por frutas, cereais e lácteos.
  • Se estiver bem hidratado (com água, sucos naturais ou infusões de ervas), se sentirá menos cansado e estressado e, portanto, sentirá uma necessidade menor de tomar café a cada segundo.

Beber-cafe

  • Também é preciso dormir o suficiente para parar de tomar muito café. Se você tem passado por um longo período de nervosismo, irritação, mau humor e sofrido de insônia, talvez o café seja o grande vilão da história.
  • Substitua o café por tisanas naturais ou café descafeinado, que oferecerão mais benefícios como, por exemplo, tranquilidade e relaxamento.
  • Em casos de hipertensão, transtornos cardiovasculares, problemas renais, gravidez, anemia ou obesidade, é aconselhável evitar o consumo de café ou pelo menos reduzi-lo.
  • Não tome café junto com medicamentos antidepressivos ou para acompanhar cigarros, pois isso pode causar fortes dores de cabeça, elevar a pressão arterial e gerar enxaqueca.
  • Opte pelo café orgânico. Talvez seja mais caro do que o café normalmente encontrado no mercado, e exija mais trabalho para ser encontrado, como ir a uma feira ou loja específica, mas a diferença entre ele e o café industrial é incrível. O fato de não ser tratado com pesticidas e herbicidas o torna mais benéfico para sua saúde. Se isso não bastar, seu grão é maior e rende mais, sem contar que você estará ajudando o planeta.

Cafe-Halitosis

  • Escolha grãos torrados e escuros, eles produzem mais antioxidantes em comparação com o torrado regular. São um pouco mais fortes do que os tradicionais, porém, você acaba por usá-los menos.
  • Se possível, compre um eletrodoméstico ideal para fazer o café. Isso ajudará a aproveitar os grãos que comprou e economizará dinheiro evitando desperdícios. Também pode conseguir um moedor de grãos de café ou você mesmo pode fazê-lo.
  • Escolha o café verde. Esse café está na moda há algum tempo devido ao fato de que, segundo indicam, tem propriedades para emagrecer. Mas, além disso, esse tipo de café não é uma espécie diferente, mas os grãos respeitam sua cor verde original. Permite eliminar gorduras, reduzir a quantidade de radicais livres no corpo e diminuir a celulites. Além disso, oferece a sensação de estômago saciado, ajuda a controlar os níveis de diabetes do tipo II e oferece mais energia naturalmente.