Como tratar queimaduras de sol? - Melhor com Saúde

Como tratar queimaduras de sol?

Todos os dias nossa pele é exposta aos raios solares e se essa exposição, por algum motivo, torna-se exagerada, acabamos por experimentar desagradáveis queimaduras de sol. Essas queimaduras ocorrem quando a exposição faz com que os raios ultravioletas penetrem na pele e causem a morte do tecido da epiderme, deixando um rastro que não cai bem esteticamente e que, além disso, pode ser muito doloroso.

Quando nossa pele é prejudicada pela exposição exagerada ao sol é muito importante que comecemos a tratá-la com urgência, pois além de afetá-la esteticamente também compromete sua saúde.

Ainda que existam diferentes produtos para prevenir as queimaduras de sol no mercado, quando a pele já sofreu queimaduras a melhor opção é aplicar tratamentos naturais que ajudem a restaurá-la.

A seguir, mostraremos como atuar em casos de queimaduras de sol. Fique atenta.

Opte sempre pela sombra

Se você sofreu queimaduras de sol a melhor opção é, a partir daí, procurar sempre a sombra já que a exposição contínua ao sol apenas piorará a situação. Caso precise sair, se locomover pela cidade, trabalhar, etc. e isso envolva períodos de médios a longos de exposição é importante que sempre opte por usar roupas que cubram bem as regiões afetadas, use protetor solar (principalmente no rosto) e se possível, um chapéu.

Água fria

Ducha-fria

Ao se queimar no sol a primeira atitude deve ser tomar um banho gelado para refrescar toda a área afetada. Se possível aplique compressas de água gelada durante alguns minutos e aproveite sua capacidade de aliviar a dor. Além disso, é muito importante beber bastante água para evitar as consequências da desidratação, já que a exposição ao sol faz com que o corpo perca água e sais minerais.

Compressas de leite gelado

O leite é um ótimo remédio para aliviar queimaduras de sol, pois contém ácidos graxo e lático, que funcionam como calmantes para a dor causada por tais queimaduras.

O que fazer?

Mergulhe um pano limpo e suave em uma boa quantidade de leite integral. Aplique-o fazendo massagens suaves na região da pele que foi afetada, faça-o por vinte minutos e depois enxágue com bastante água gelada.

Chá de camomila

Camomila-estomago

A camomila é uma planta com propriedades medicinais calmantes ideais para aliviar a dor e o ardor das queimaduras de sol.

O que fazer?

Prepare uma infusão de camomila e deixe esfriar por completo. Guarde-a por um tempo no congelador ou adicione alguns cubos de gelo para que esfrie mais rápido. Depois que a infusão estiver fria aplique-a na região afetada utilizando um bom pedaço de algodão ou uma toalha.

Babosa

Aloe-vera

A babosa é uma das plantas mais utilizadas para tratar as queimaduras na pele, já que além de aliviar a dor da queimadura também regenera os tecidos e ajuda na rápida recuperação de forma muito efetiva.

O que fazer?

Retire o gel de uma folha de babosa e aplique-o diretamente na região afetada da pele. Também é recomendável realizar um tratamento interno, bebendo uma vitamina de babosa com água ou suco.

Aveia

aveia-MGFLady-Disdain

A aveia é ideal para hidratar a pele queimada por sol, suavizar e restaurar os danos consequentes das queimaduras.

O que fazer?

Prepare uma solução utilizando uma boa quantidade de aveia em flocos misturada com água. Aplique a pasta obtida na área afetada da pele, fazendo massagens suaves. Deixe atuar por alguns minutos para depois retirar com água fria.

Vinagre de maçã

Vinagre

O vinagre de maçã é um dos melhores tratamentos para aliviar as queimaduras de sol, pois além de aliviar a dor também é ideal para prevenir a formação de bolhas e a descamação da pele.

O que fazer?

É recomendável diluir o vinagre de maçã em uma quantidade igual de água, e não aplicá-lo diretamente na pele, pois o ácido acético pode causar reações negativas.

Também é possível aplicar compressas de vinagre de maçã na área afetada durante quinze minutos. Depois desse tempo deve-se empapar novamente o pano e aplicá-lo para que sua ação refrescante seja mais eficaz.

Outra opção é fazer um banho com vinagre de maçã usando uma quantidade maior de vinagre do que de água. Misture duas xícaras de vinagre de maçã para uma de água e banhe-se na mistura.

Lembre-se

A melhor maneira de não sofrer as consequências das queimaduras de sol é evitando-as. Para isso é muito importante tomar as medidas prévias, como a utilização de protetor solar, o consumo de água diariamente, a boa hidratação da pele, manter uma alimentação balanceada (principalmente em dias quentes), fazer a esfoliação e limpeza diárias da pele.