Como usar a babosa para tratar a diabetes - Melhor com Saúde

Como usar a babosa para tratar a diabetes

Antes de usar a babosa para combater a diabetes é conveniente que, se estivermos seguindo algum tratamento, consultemos um especialista para saber se há alguma contraindicação.
Como usar a babosa para tratar a diabetes

A babosa é um remédio natural que ganhou sua boa fama há muito tempo por trazer alívio a diferentes doenças. Hoje contamos como ela deve ser utilizada para que seja efetiva no tratamento da diabetes.

Diferentes estudos realizados em humanos e animais, demonstraram que esta planta permite reduzir os níveis de glicose no sangue em apenas dois meses.

E os resultados são vistos tanto em pacientes que não dependem da aplicação de insulina quanto naqueles que são insulinodependentes.

Além disso, usada externamente, a babosa é benéfica para cuidar da pele e evitar as consequências do chamado “pé diabético”.

De todas as formas lembre-se de que, se você sofre desta doença, deve também manter uma dieta adequada e fazer exercício físico.

E não deixe de consultar seu médico especialista de confiança diante de qualquer dúvida e antes de provar qualquer tratamento alternativo para que ele supervisione.

Por que a babosa é boa para combater o excesso de açúcar no sangue?

Gel de babosa para tratar a diabetes

A babosa contém diversas substâncias que contribuem para melhorar a saúde das pessoas com diabetes.

Com seu consumo habitual são reduzidos os níveis de glicose no sangue e, ao mesmo tempo é possível controlar os picos de açúcar que um paciente diabético pode ter ao longo do dia.

  • A emodina é o princípio ativo da babosa e tem propriedades hipoglicemiantes.
  • Também oferece dois tipos de fibra, mucilagem e glicomanano, que além de causar saciedade, ajudam a regular a absorção do açúcar.
  • Por sua vez, é rica em frutose, que é uma forma de açúcar presente nos vegetais e que é absorvida de maneira lenta. Desta forma evita-se episódios de hipoglicemia.

Não deixe de ler: 7 alimentos que ajudam a estabilizar a glicose

Uma planta que oferece minerais para regular os níveis de glicose

A babosa, além disso, é uma planta que contém minerais que beneficia às pessoas com diabetes. Dentre eles se destacam:

  • Cromo, que tende a normalizar os níveis de açúcar no sangue, além de contribuir para a geração de insulina.
  • Manganês, que é de importância vital na produção de insulina natural.
  • Magnésio, do qual os pacientes diabéticos apresentam valores baixos.

Como consumir corretamente babosa para tratar a diabetes?

Óleo de babosa para tratar a diabetes

Para que a babosa seja efetiva no tratamento contra a diabetes, é preciso se assegurar de que seja a mais pura possível.

Por isso, sempre é melhor usar diretamente a planta antes de comprar produtos que tenham sido feitos com esta substância.

Se você tiver um jardim… ótimo! Se não… não desanime. A varanda ou a janela sempre são úteis para abrigar o vaso da planta.

A dose recomendada é de duas colheres de sopa por dia (30 g) do gel contido na folha da babosa.

Desta maneira será possível reduzir os níveis de açúcar no sangue em até 50% em dois meses.

Se você tiver a sorte de contar com a folha fresca da babosa, basta lavá-la bem e tirar a quantidade do gel que precise consumir. Depois, envolva a folha em um papel film e guarde-a na geladeira.

Quer saber mais? Leia: Como preparar o suco de babosa em casa

Tratamento para o pé diabético usando babosa

Remédio de babosa para tratar a diabetes

Mais além dos grandes benefícios que seu uso interno oferece às pessoas com diabetes, a babosa é uma aliada fundamental para tratar problemas como o pé diabético.

Esta doença pode causar a perda de sensibilidade nos pés devido ao dano que ocorre nos nervos.

Então, o diabético pode não perceber que se machucou e não notar cortes, uma bolha ou uma ferida. Se não forem tratadas a tempo, estas lesões costumam causar úlceras e infecções.

Porém, se o paciente tiver constância em aplicar diariamente gel de babosa nos pés, reduzirá notavelmente o risco de desenvolver esta condição.

Dentre os benefícios de usar o gel de babosa nesta região do corpo tão sensível para o diabético, podemos assinalar:

  • Mantém a pele hidratada.
  • Favorece a cicatrização.
  • Alivia a dor.
  • Previne a aparição de rachaduras.

A babosa deve ser aplicada com uma massagem suave. Devemos evitar que penetre entre os dedos já que, se essa área permanecer úmida é possível que apareçam fungos.

 

Imagem principal oferecida por  © wikiHow.com