Como usar limão e outros produtos naturais para limpeza?

Como usar limão e outros produtos naturais para limpeza?

O vinagre também pode nos ajudar a desentupir os canos se for misturado com bicarbonato de sódio e água fervendo.

Você já se perguntou alguma vez como nossas avós faziam para limpar a casa, já que elas não tinham o leque de produtos que nós temos hoje? A resposta é mais do que simples: com artigos de limpeza caseiros ou naturais. Isto não quer dizer que sejam menos eficazes, pelo contrário. Neste seguinte artigo você poderá aprender como preparar seus próprios produtos caseiros para a limpeza da casa.

Limpador ecológico multiuso

Trata-se de um sabão artesanal que possui várias funções, ou seja, você pode usá-lo para limpar diferentes superfícies. Desde as almofadas até os pisos, passando pela mesa ao banheiro. Os ingredientes necessários são:

  • 30% de álcool (não superior a 70 graus)
  • 20%de vinagre
  • 50% de água destilada
  • 20 gotas de óleo essencial de limão

As medidas dependerão do recipiente que você utilizar e o bom é que você pode fazer uma grande quantidade e guardar em uma garrafa ou frasco para seguir desfrutando de seus benefícios. Coloque um pouquinho do sabão em um balde com água e limpe como de costume.

Higienizar superfícies com limão

Limpador caseiro de azulejos ou porcelana com suco de limão

Este produto de limpeza natural também possui vários usos, mas, principalmente, será seu aliado na limpeza do banheiro. Serve para limpar os azulejos e o boxe. Também pode deixar os enfeites de porcelana reluzentes.

Basta conseguir uma mistura entre suco de limão e água. Empape bem uma esponja ou pano com este líquido e passe nas superfícies que você quer limpar. Se a sujeira estiver lá por muito tempo, deixe o produto agir um pouco ou passe com mais força a esponja. Enxágue com água morna de preferência.

Os vasos sanitários, por sua vez, podem ser limpos com vinagre uma vez que tenham sido higienizados com limão e água. Deixe agir por toda a noite o produto e enxágue com água na manhã seguinte.

Desengordurante para fornos

Não há nada mais difícil que tirar a gordura do forno, principalmente se você não o faz com frequência, pois as camadas vão se formando uma atrás da outra, caso demoramos muito para retirá-las completamente. Para deixar de usar os limpa-fornos tradicionais, produtos mais que tóxicos (contêm derivados do petróleo, hidróxido de potássio e cloreto de metileno, entre outros) e evitar problemas na pele, nos olhos ou nas vias respiratórias, opte por uma alternativa mais natural.

Primeiramente pegue um pano com água o mais quente que você possa suportar e passe por todo o forno. Depois, faça uma pasta espessa com água e bicarbonato de sódio e aplique na superfície. Deixe atuar por toda a noite. No outro dia, somente enxágue com um pouco de água.

Desengordurante natural utilizando limão

Detergente natural de limão

Esta receita é ideal para os que possuem lava-louças em casa, porque permite ter os copos, pratos e talheres sempre limpos e com um agradável aroma de limão. O detergente também é mais econômico que os produtos que são vendidos no mercado.

Ingredientes:

  • 3 limões
  • 200 gr de sal grosso
  • 100 mL de vinagre branco
  • 200 mL de água
  • 30 mL de abrilhantador de detergente (opcional)

Lave e corte os limões sem descascar para poder triturá-los no liquidificador, junto com o sal. Depois adicione o vinagre, a água e, se desejar, o abrilhantador, batendo a máxima potência. Coloque em uma panela a fogo moderado e deixe por 15 minutos mexendo de vez em quando com uma colher de madeira. Tenha cuidado porque a mistura pode grudar no fundo. Vire em um recipiente e deixe esfriar. Quando estiver morno, mexa um pouco, pois uma camada superior é formada. Guarde na geladeira bem fechado. Use como um detergente para o lava-louças, duas colheres por lavagem.

Limão

Detergente ecológico com alvejante de cinzas

O detergente com alvejante de cinzas de madeira é muito fácil de ser feito. É preciso saber que somente servem as cinzas de madeira ou de papel. Quanto mais dura era a madeira, de melhor qualidade será o alvejante. Não se esqueça de usar luvas e se você tem a pele muito sensível, óculos. Evite o contato com a pele ao preparar o detergente. Peneire as cinzas para separar os fragmentos de carvão. Quando mais branco e calcinado, melhor será o detergente. Coloque logo em um recipiente com água quente, com uma proporção de 5 partes de água para 1 de cinzas. Deixe coberto com um pano 1 ou 2 dias, mexa de vez em quando. Decante filtrando com um pano ou com meia-calça.

cinzas

Você obterá um líquido escorregadio ao tato, por isso é que possui um grande poder como detergente. Se você coloca uma batata ou um ovo e flutua, quer dizer que está pronto. Se afunda, adicione mais cinzas. Você pode usá-lo como detergente líquido e em qualquer caso dilua com água para utilizá-lo. Guarde em garrafas bem fechadas.

Este alvejante de cinzas serve para lavar roupas e qualquer utensílio que necessite estar higienizado como panos de pratos ou peneiras, por exemplo. Muitas pessoas usam este alvejante para desinfetar verduras, raízes, legumes ou também para desinfetar a bancada da cozinha ou do banheiro.

Aromatizante caseiro e natural

Para eliminar os maus cheiros da casa, e deixar de usar spray ou outros produtos químicos que possam danificar nossa saúde, não deixe de preparar este aromatizador. Para isso, você necessitará um frasco de vidro com tampa de metal. Encha a quarta parte com bicarbonato de sódio e adicione 8 gotas de óleo essencial de sua preferência. Feche com a tampa e misture bem os ingredientes. Com um prego faça um buraco na tampa. Coloque o produto onde você desejar e quando acabar a fragrância repita o procedimento.

Aromatizantes naturais