Como vencer o cansaço? - Melhor com Saúde

Como vencer o cansaço?

Um bom descanso é fundamental, bem como um café da manhã completo, com frutas frescas, cereais e proteínas, para obter energia para o resto do dia.

Em algumas épocas do ano, podemos nos sentir mais cansados e a rotina diária nos deixa mais sobrecarregados. Às vezes existe algum motivo concreto para isso, mas outras vezes é difícil encontrar a causa.

Nesse artigo, falaremos sobre alguns remédios naturais e suplementos excelentes para nos ajudar a recuperar nossa vitalidade.

Descansamos bem?

Um dos possíveis motivos do cansaço pode ser uma noite mal dormida. Por isso o mais importante é dormir de acordo com o horário solar, e não ao contrário. Os biorritmos são fundamentais para que o corpo se recupere, já que segundo a Medicina Tradicional Chinesa, alguns de nossos órgãos mais importantes, como o fígado, a vesícula ou o intestino, se regeneram de madrugada.

Por isso, se estivermos acordados nesse horário, trabalhando, por exemplo, isso fará com que não tenhamos um sono reparador.

Em segundo lugar, devemos considerar que para descansar bem o jantar deve ser leve e devemos jantar mais cedo. O ideal é que por volta das 23:00 já tenhamos feito a digestão. E se antes de irmos deitar a fome bater, podemos comer algo ainda mais leve.

Finalmente, devemos observar se nosso quarto contribui para um bom descanso, se a temperatura é agradável, se temos escuridão o suficiente, se desligamos todos os equipamentos eletrônicos, etc.

Começar com um bom café da manhã

Muitas pessoas começam o dia sem comer nada. Porém, se nosso corpo nos dá sinais de cansaço não devemos privá-lo de uma boa porção de alimentos desde a primeira hora. Em jejum, ao levantarmos, o ideal é tomarmos primeiro um copo de água morna com o suco de meio limão, para limpar bem o corpo depois do jejum noturno.

Meia hora depois podemos fazer um café da manhã que contenha:

  • Fruta fresca ou seca
  • Cereal integral: aveia, milho, trigo, cereais, pão, etc.
  • Proteína: frutos secos, queijo, iogurte, ovo.

Nesse artigo, explicamos diferentes tipos de café da manhã que nos oferecerá energia e, além disso, nos ajudará a perder peso.

Bom café da manhã para vencer o cansaço

Alimentação a base de comidas cruas

Se quisermos ganhar vitalidade, devemos adicionar diariamente alimentos crus a nossa alimentação, que são os que nos oferecem principalmente vitaminas e minerais. Tomaremos sucos de frutas naturais, vitaminas e saladas variadas.

Também podemos recorrer aos germinados de sementes e legumes, os quais são altamente nutritivos. Podemos comprá-los ou prepará-los, umedecendo as sementes e deixando-as com um pouco de umidade durante alguns dias, até que saia a raiz. Então, já poderemos comer em saladas, tortas, etc.

Comidas cruas ajudam a combater o cansaço

Suplementos energéticos

Na hora de escolher suplementos que nos oferecem energia, devemos considerar que muitos deles são estimulantes e que momentaneamente podem nos fazer sentir menos cansados, mas que na realidade não estarão tratando a causa do problema.

Em contrapartida, existem outros suplementos que nos ajudarão a ter mais vitalidade, graças aos seus valores nutritivos, sem alterar nosso sistema nervoso. São os seguintes:

  • Pólen: o pólen é muito nutritivo, aumenta levemente a tensão e é ideal em casos de falta de apetite ou pouco apetite. É importante que seja moído, para que a absorção se dê da forma correta.
  • Mel: o mel também é um excelente alimento energético, e ainda mais quando associado à canela. Essa combinação, além de ser deliciosa, aumenta o sistema imunológico e a vitalidade.
  • Espirulina: essa alga é cada vez mais reconhecida por suas múltiplas propriedades terapêuticas. A consumiremos diariamente com as refeições.
  • Aveia: esse cereal é muito energético e adequado para pessoas que se sentem desanimadas ou estejam em estados depressivos, já que atua como reguladora do sistema nervoso.
  • Maca peruana: a maca é um tubérculo muito energético, que também tem propriedades como regulador hormonal e para aumentar a libido. Começaremos por pequenas doses, já que algumas pessoas após seu consumo, ficam um pouco nervosas.
  • Gérmen de trigo: esse suplemento é rico em vitaminas e minerais. O ideal é consumir uma colher de sopa por dia, pela manhã.
  • Noni: apesar de ter propriedades relaxantes, essa fruta também ajuda a combater o cansaço.
  • Levedura de cerveja: excelente suplemento para remineralizar nosso organismo e também melhorar o estado de nossa pele, cabelo e unhas.

Imagens oferecidas por Chinkerfly, Blue moon in her eyes.