Conheça tratamentos caseiros para dor ciática - Melhor com saúde

Conheça tratamentos caseiros para dor ciática

A dor ciática é caracterizada por uma espécie de queimação, que pode ir desde o fundo das costas, afetando o bumbum, parte de trás ou da frente da coxa até o pé.

Ela é causada pela compressão do nervo ciático devido a uma alteração na coluna lombar ou devido a uma predisposição à doença devido a forma do músculo piriforme.

SINTOMAS

Os sintomas característicos da dor ciática são:

Sensação de ardência, queimação ou dormência que começa no fundo das costas e pode afetar também todo o trajeto do nervo ciático, que vai do final da coluna até o pé.

Alguns pacientes queixam-se por que a dor vai e vem, e algumas vezes pode ser incapacitante fazendo com que o indivíduo não consiga levantar, sentar ou caminhar. Em caso de dor ciática um ortopedista deve ser procurado.

CAUSAS

As causas da dor ciática estão relacionadas a compressão do nervo ciático, que pode ocorre através de:

  • Traumatismo como pancadas ou acidentes automobilísticos;
  • Sedentarismo;
  • Excesso de peso ou obesidade;
  • Envelhecimento;
  • Má postura;

Ao realizar trabalhos que exigem levantamento de cargas pesadas, ou permanecer muito tempo sentado ou de pé. A dor ciática geralmente surge de forma repentina e geralmente desaparece espontaneamente. Manifesta-se na região do fundo das costa ou na parte posterior de uma ou de ambas as pernas, descendo em direção à batata da perna (panturrilha).

TRATAMENTO CASEIRO

Eucalipto

Um bom remédio caseiro para aliviar a dor ciática é aplicar uma compressa morna de folhas de eucalipto.

Cozinhe de 5 a 10 folhas de eucalipto (ao vapor de preferência) e assim que amolecerem utilize-as como cataplasma sobre a área afetada pela dor (onde tem início a dor). Para manter o calor das folhas por mais tempo coloque uma toalha morna por cima das folhas e por cima da toalha, um saco plástico.

Esse cataplasma também pode ser feito com alfazema ou artemísia. Repita o mesmo processo durante as crises dolorosas diariamente com duração de no mínimo 20 minutos.

Alho e raiz-forte

O alho rico em antioxidantes, ao ser ingerido cru, estimula a circulação sanguínea, alivia dores e ajuda a manter o corpo aquecido. Isso ajudará a relaxar durante surtos de dor ciática.

Esmague pelo menos dois dentes em meia xícara de leite de búfala morno e consuma duas vezes ao dia por sete dias.

Outra cura natural eficaz contra a dor ciática é a raiz-forte; esmague metade de um rábano de forma a produzir uma colher de sopa de pasta. Aplique-a uniformemente na região dolorida e cubra-a com um tecido como cataplasma. Remova após pelo menos uma hora para aliviar as dores.

Sucos e água

Beba diariamente pelo menos 300 ml de suco feito com folhas de aipo e batata. É possível também acrescentar os sucos de cenoura e raiz de beterraba para aumentar a força e a energia; o chá de folha de aipo também é útil para aliviar a dor ciática.

Para um tratamento caseiro eficaz, tome suco ou chá de folhas de sabugueiro, que auxiliam no relaxamento muscular e reduzem a dor.

Além disso, você pode tomar banhos alternados de água quente e fria ou aplicar alternadamente compressas quentes e frias para melhorar a circulação sanguínea e aliviar as dores.