Conselhos para que o cabelo de seus filhos cresça forte e bonito

Conselhos para que o cabelo de seus filhos cresça forte e bonito

A alimentação das crianças é muito importante. Além fazer com que cresçam saudáveis e fortes, ela também influencia o crescimento de seus cabelos.

O cabelo das crianças costuma mudar muito com o tempo. Na fase da amamentação é normal que tenham pouca quantidade, mas quando você se der conta, ele passará a ser muito volumoso. É necessário cuidar do cabelo de nossos filhos para que ele cresça o mais forte e saudável possível.

Outro aspecto que devemos levar em consideração é que desde a infância iremos oferecer a eles ensinamentos corretos para que eles mesmos aprendam a cuidar dos cabelos, especialmente se forem meninas.

O cabelo não é só esse aspecto que transmite beleza e é atraente, também exige higiene e cuidados que devem ser aprendidos o quanto antes.

Hoje, em nosso espaço, queremos oferecer algumas dicas simples. Não perca!

1. Características do crescimento do cabelo dos seus filhos

Não se preocupe se seu filho ou sua filha nasceu com pouco cabelo e se percebe que com o passar dos meses eles continuam sem crescer. É normal. Cada criança dispõe de seu próprio padrão de crescimento capilar e não há outra opção além de ter paciência.

O normal é que aos 3 anos o cabelo esteja cobrindo por completo a cabeça dos pequenos, que seja reluzente e, em ocasiões, até ondulado.

Porém, também é preciso saber que o cabelo com o qual os bebês vêm ao mundo não é o definitivo. Por exemplo, muitas crianças nascem com os fios muito claros que, com os anos, podem acabar escurecendo.

O mesmo ocorre com os olhos. É muito comum, por exemplo, que venham ao mundo com um tom azulado ou cinza escuro. Esta cor mudará chegando aos 8 ou 9 meses para adquirir a que será definitiva.

A razão dessas características? Nos bebês, as células que produzem melanina ainda são imaturas, então não podem produzir esses tons definitivos de cor de cabelos e olhos que sua herança genética determinou.

2. Alimentação para que o cabelo de seus filhos cresça forte

Boa alimentação para que o cabelo de seus filhos cresça forte

Como já se sabe, as crianças precisam de uma alimentação variada, equilibrada e muito rica em proteínas e vitaminas. Mas que tipo de nutrientes podem fazer com que os cabelos das crianças cresçam com mais força?

A vitamina B (biotina) é fundamental para proporcionar seu crescimento e tem grande importância no início da vida do ser humano.

Apesar de todos dispormos de um código genético que determinará a quantidade de cabelo que vamos ter, é vital recebermos uma alimentação correta para estimular o seu crescimento adequado. Assim, não se esqueça de incluir na alimentação de seus filhos os seguintes alimentos:

  • Ovos
  • Pão integral
  • Queijos ou iogurtes
  • Abacate
  • Framboesa
  • Sardinhas
  • Salmão
  • Truta
  • Nozes
  • Banana
  • Tomate

Recomendamos: Seis conselhos fáceis para exibir um cabelo perfeito clique aqui  

Cuidado com o cabelo de seus filhos

Cuidado com o cabelo de seus filhos

As crianças precisam do mesmo cuidado que nós damos aos nossos cabelos? Como devemos cuidar deles? Existem diferentes dicas que podem nos ajudar no dia a dia. Conheça-as a seguir.

1. Com que frequência devo lavar o cabelo da criança?

Não é preciso lavarmos os cabelos das crianças todos os dias, visto que com isso só conseguiríamos ressecá-los. O ideal é lavar a cada dois dias. Porém, tudo dependerá das atividades da criança. Se é muito agitado e sua bastante, será necessário então lavar os cabelos com mais frequência.

Lembre-se sempre de utilizar produtos hipoalergênicos que respeitem o seu pH natural.

2. Cabelo difícil de desembaraçar

É normal que o cabelo longo das meninas fique cheio de pequenos nós e seja difícil de desembaraçar. Deve-se saber que é necessário fazer isso entre duas ou três vezes ao dia, visto que assim estimulamos o seu crescimento e favorecemos a circulação do couro cabeludo, oxigenando-o. Assim, leve em consideração estes conselhos.

  • Óleo de coco: Muitos já conhecem os grandes benefícios do óleo de coco para a saúde e nossa beleza, mas também é interessante saber que ele atua como um excelente condicionador. Neste caso, basta aplicar umas gotas do óleo de coco na palma de suas mãos para, depois, aplicá-lo no cabelo de seu filho desde a raiz até as pontas. Em seguida, desembarace utilizando um pente de pontas largas.
  • Água morna destilada e condicionador: outro bom conselho. Neste caso utilizaremos uma garrafa com spray, onde colocaremos um pouco de água destilada (que não resseca o cabelo). Iremos aquecê-la até que esteja morna e misturar com um pouco de condicionador habitual. Agite o conteúdo e borrife sobre o cabelo de seu filho. Verá agora que o desembaraçará perfeitamente com a escova.
  • Remédio com vinagre de maçã uma vez por semana: Basta acrescentar em uma garrafa com spray 100 ml de água com 25 ml de vinagre de maçã. Iremos aplicá-lo sobre o cabelo úmido da criança e deixaremos agir por 15 minutos, para depois lavar o cabelo com seu xampu normal.

3. Diga não às pranchas e aos secadores com altas temperaturas

Não use pranchas no cabelo de sua filha para que fique mais liso para um evento como uma festa ou reunião. Para respeitar a saúde natural dos cabelos de nossos filhos é necessário não aplicar sobre eles agentes agressivos como alisadores, tintas, laquês…

Quanto mais tarde começar estas práticas prejudiciais, mais protegerá seu cabelo. Lembre-se também de que para dormir é necessário pentear bem o cabelo e retirar qualquer elástico, tiara ou fivela no caso das meninas.