Conselhos para depurar e revitalizar o seu pâncreas

Conselhos para depurar e revitalizar o seu pâncreas

Além de cuidar da nossa alimentação, para depurar nosso pâncreas é muito importante praticar atividade física e nos dedicarmos alguns minutos todos os dias à meditação e ao relaxamento.
Como depurar e revitalizar o pâncreas

Ouvimos bastante sobre o fígado, os rins e o estômago, mas o que nós realmente sabemos sobre o pâncreas? Este órgão extremamente importante para a nossa saúde desempenha funções fundamentais no organismo, e devemos tratá-lo com bastante cuidado.

O pâncreas fica localizado atrás do estômago, mais precisamente do lado esquerdo do abdômen. É ele o responsável pela produção de insulina no organismo, um hormônio importante, pois regula o armazenamento de nutrientes. Este órgão também possui funções relacionadas à digestão dos alimentos.

Se o funcionamento do pâncreas estiver alterado por algum motivo, pode se desenvolver uma pancreatite, diabetes e até o câncer de pâncreas, por isso é fundamental conhecer as melhores maneiras de mantê-lo sempre funcionando de forma adequada.

Este será o tema deste artigo, no qual compartilharemos alguns conselhos para depurar e revitalizar o pâncreas, mantendo-o sempre forte e saudável. Saiba como fazer isso a seguir.

Mantenha uma dieta saudável

Salada

A dieta que mantemos em nosso dia a dia está diretamente relacionada à saúde e ao bom funcionamento do pâncreas. Já falamos inúmeras vezes sobre as características de uma dieta saudável, e a importância que ela tem para a nossa saúde.

Priorize a ingestão de frutas, verduras, grãos integrais, peixes e carnes magras, e frutos secos e oleaginosas. Além disso, os sucos naturais e os chás de ervas podem ser de grande ajuda para a depuração do pâncreas e de outros órgãos do corpo humano. O azeite de oliva extra virgem também pode dar uma força extra a este processo.

Sempre que possível, aposte em alimentos naturais e orgânicos, sem a adição de substâncias químicas e tóxicas que podem ser prejudiciais.

Elimine as toxinas do organismo

Muitos dos alimentos que consumimos e hábitos que mantemos em nosso dia a dia contêm toxinas que prejudicam a saúde do pâncreas e do organismo em geral.

Corte, por exemplo, o consumo de álcool, pare de fumar e não use drogas de nenhum tipo se quiser favorecer a depuração deste órgão tão importante.

Além disso, evite sempre que possível o consumo de gorduras animais, principalmente as do leite e da carne vermelha, todo e qualquer tipo de fritura, alimentos refinados como farinhas e açúcares, que não contêm nenhum valor nutricional, e alimentos processados em geral, repletos de corantes, aditivos, conservantes e substâncias químicas.

Aposte em alimentos depurativos

Gengibre

Além da dieta equilibrada que deve ser mantida em nosso dia a dia, podemos investir no consumo de alguns alimentos que possuem propriedades depurativas, e podem dar aquela forcinha extra ao processo de depuração e revitalização do pâncreas e de outros órgãos do nosso corpo.

Estes são alguns exemplos de alimentos que devem ser consumidos:

  • Gengibre
  • Alcachofra
  • Chá de cavalinha
  • Levedura de cerveja
  • Aloe vera

O sedentarismo é inimigo de diversas funções do nosso corpo, por isso é importante se afastar dele. A prática regular de atividades físicas moderadas pode ajudar muito na revitalização do pâncreas, para que o mesmo possa se depurar e funcionar de forma adequada.

Os exercícios físicos contribuem para melhorar a circulação do sangue e do oxigênio em todo o corpo, revigorando as funções de diversos órgãos.

Aposte em atividades cardiovasculares como a caminhada, a corrida, a bicicleta ou a natação, por exemplo. Além disso, exercícios como a ioga e o tai chi chuan também podem ser ótimas opções.

Beba bastante água

Como-depurar-o-pancreas

Manter o corpo sempre hidratado é algo muito importante para a saúde. Beber pelo menos dois litros de água por dia ajuda a eliminar toxinas e depurar o organismo, contribuindo para potencializar a função de excreção e eliminar mais toxinas através do suor e da urina.

Se tiver dificuldade em ingerir esta quantidade de água, uma boa dica  é consumir as águas aromatizadas, cuja função é potencializada com a presença de frutas e ervas.

Reduza o estresse

O estresse é um inimigo do nosso organismo, e não poderia ser diferente no caso do pâncreas. Ele causa um aumento no nível de cortisol do corpo, algo que pode afetar diversas funções do mesmo.

Além disso, o estresse e as emoções negativas podem prejudicar a digestão e favorecem, inclusive, o surgimento da inflamação. Por estes motivos, reduzir o estresse também é algo necessário para conseguir depurar e revitalizar o pâncreas.

A forma utilizada para diminuir o efeito do estresse no dia a dia depende de você e das suas preferências. Você pode praticar exercícios de relaxamento e de respiração, fazer massagens relaxantes, definir um tempo para si mesmo, praticar um hobby, meditação, etc.