Conselhos para desintoxicar seu corpo - Melhor Com Saúde

Conselhos para desintoxicar seu corpo

O fígado é o órgão mais importante na hora de desintoxicar o organismo. Saiba como você pode ajudá-lo no processo de depuração consumindo os alimentos adequados.

Quando o nosso corpo absorve substâncias prejudiciais dos alimentos ou também do ambiente onde vivemos, instalam-se afecções como cansaço, palidez, irritabilidade, prisão de ventre, dores na cabeça, entre outras.

Se a situação persiste, pode desembocar no aparecimento de doenças que devem ser consideradas. Se falamos em desintoxicar o corpo não podemos deixar de mencionar qual é o órgão mais importante com relação a esta função: este órgão é o fígado.

A eliminação de impurezas ou a limpeza do organismo se realiza primordialmente por meio desta parte do corpo. Imagine que em seu interior existem milhões de trabalhadores encarregados em separar as substâncias tóxicas e desnecessárias dos alimentos, assim como dos medicamentos, do álcool etc. para que o corpo possa absorver apenas o que é importante e saudável.

desintoxicar o fígado

Sendo assim, é de vital importância o correto funcionamento desta parte do corpo. O fígado é responsável também por outras funções, o que faz dele um órgão de extrema importância para cada pessoa. Para ajudá-lo em sua valiosa função e manter o nosso corpo livre de substâncias negativas, podemos incluir em nossa dieta determinados alimentos muito benéficos.

Quais seriam os alimentos para se desintoxicar?

Alho

Alho para desintoxicar o organismo

O alho contém entre seus ingredientes dois produtos principais que se encarregam em atuar a favor da saúde, trata-se da alicina e do sulfeto de alilo.

Este alimento milenar é utilizado desde os tempos mais remotos devido às suas qualidades medicinais. Ajuda na desintoxicação uma vez que estimula as enzinas hepáticas, melhorando sua função. Além de combater de maneira natural contra vírus e bactérias que podem ser os causadores de doenças.

Maça

As maças contêm uma substância denominada pectina, a qual é útil na hora de eliminar substâncias prejudiciais ao nosso corpo. Isto pode ocorrer por meio da urina ou das fezes.

Brócolis

Brócolis para desintoxicar o organismo

O brócolis ajuda as enzimas hepáticas fazendo com que elas funcionem corretamente durante o período de desintoxicação.

Beterraba

Possui uma grande quantidade de antioxidantes, ajuda no bom funcionamento do fígado e da vesícula.

Abacaxi

desintoxicar o organismo com abacaxi

Poderoso desintoxicante e diurético do organismo. Além de ajudar a normalizar as funções do aparelho digestivo.

Berinjela

A berinjela ajudará o seu corpo a se desfazer das toxinas e do excesso de líquidos. Além disso, possui uma grande quantidade de fibra que beneficiará o seu trânsito intestinal. É importante destacar que a correta ingestão de fibra deve ser acompanhada de um bom consumo de água para que a função intestinal funcione de maneira correta.

Chá verde

Chá verde para desintoxicar o corpo

Estimula também o correto funcionamento do fígado, tornando o processo de desintoxicação mais efetivo.

Folhas verdes

Contêm uma grande quantidade de antioxidantes, prevenindo o envelhecimento prematuro do organismo em geral. Ajuda também a depurá-lo de toda substância desnecessária.

Água

Beber bastante água para desintoxicar o corpo

Desintoxicante por excelência. A água em estado puro, sem nenhuma mistura, nem infusão, adição de sabor etc. é importantíssima para a depuração do nosso organismo. Se você conserva o hábito de consumir a quantidade diária necessária de água, que são dois litros, terá sempre ótimos benefícios.

Não apenas por nutrir as células em geral, mas por eliminar substâncias que nada de bom podem oferecer à nossa saúde. A água ao entrar em nosso corpo busca as substâncias prejudiciais e se une a elas para fazer sua eliminação posterior por meio da urina.

O exercício físico também deve fazer parte destas recomendações para desintoxicar o corpo, pois através do suor também são eliminadas impurezas.

Lembre-se sempre que nada melhor que uma dieta equilibrada, apenas dessa maneira o nosso organismo, esta máquina tão perfeita, poderá funcionar como deve. Somos nós quem com maus hábitos a vamos destruindo pouco a pouco.

Nunca é demais consultar um profissional, pois ele saberá te aconselhar na medida certa sobre como e em que quantidade consumir os alimentos acima mencionados.

Se você fizer uma avaliação sincera sobre os seus hábitos, será que fornece ao seu corpo as ferramentas que necessita para se manter forte e saudável? Ou se deixa levar pelo o que é artificial, rápido e, por consequência, prejudicial? Pense nisso.