Conselhos e remédios para enfrentar a dor nos ossos

Conselhos e remédios para enfrentar a dor nos ossos

A dor nos ossos é uma sensibilidade ou um incômodo que se apresenta especialmente na idade adulta, já seja como consequência da deficiência de nutrientes, pelo desgaste, por lesões ou fraturas. Essa doença, que pode se tornar em algo comum para muitas pessoas, pode comprometer um ou mais ossos do corpo, em geral nas extremidades, mãos e pés ou tornozelos, entre outros.

A dor nos ossos é independente da dor articular ou muscular. De fato, é menos comum que as pessoas sofram de dores nos ossos que nas articulações. São muitas as causas, mas felizmente, podemos tratá-las.

Quais são as causas da dor nos ossos?

Osteoporose_-500x350

  • Na etapa de crescimento das crianças e jovens é normal que em algum momento os ossos doam.
  • Muitas pessoas sentem esta dor quando sofrem de gripes e resfriados.
  • A osteoporose é uma causa mais grave, que deve ser tratada por um especialista. Nesse caso, os ossos estão mal nutridos, desmineralizados e frágeis.
  • Osteoplastia ou infecção nos ossos.
  • As doenças renais.
  • Desnutrição.
  • Problemas de hemorroidas e do útero.
  • A etapa da menopausa, já que há debilidade óssea e maior risco de osteoporose.
  • Câncer nos ossos ou outro tipo de câncer que chegue a comprometê-los.
  • Lesão ou fratura nos ossos.
  • Artrose e artrite.
  • Leucemia.
  • Anemia.

Conselhos para tratar a dor dos ossos

Independentemente da causa da dor, existem algumas recomendações que podem ajudar a diminuir o problema e a melhorar a qualidade de vida.

Melhorar a dieta

O primeiro que se deve fazer é verificar se a pessoa está tendo uma dieta saudável, rica em nutrientes essenciais. No possível, você deve eliminar a gordura animal e deve aumentar o consumo de vegetais frescos ou ao vapor. Evite o consumo de açúcar e de farinhas refinadas, que  desmineralizam o corpo e tiram o cálcio dos ossos.

Combater a constipação

COnstipaçao-500x331

Os problemas de constipação também podem causar essa incômoda dor nos ossos. Se esse for seu caso, é importante que faça alguma coisa para combatê-lo e para filtrar os intestinos. Por exemplo, pode consumir uma vitamina de frutas ou comer muito mamão.

Descansar

Ter um descanso adequado é essencial para prevenir e tratar a dor nos ossos. Se possível, tente dormir 8 horas diárias, além de evitar esforços excessivos se sentir dor nos ossos.

Suplementos

Se você sofrer de dor nos ossos ou de algum problema relacionado, aumente o consumo de cálcio e vitaminas D, A e C, já seja em forma de suplemento ou através dos alimentos. Os cítricos, a cenoura, o aipo, as amêndoas, as nozes, a chia ou o peixe, entre outros, são alimentos que deveriam estar incluídos com mais frequência na sua dieta.

Praticar uma técnica de relaxamento

exercicio-yoga-relaxingmusic-500x333

O estresse está altamente relacionado com a dor nos ossos. É  importante tomar um tempo para se relaxar e praticar uma técnica de relaxação para afastar as emoções negativas.

Remédios naturais para tratar a dor nos ossos

Além de ter em conta os conselhos anteriores, existem alguns remédios naturais que podem ajudar a diminuir a dor.

Dieta especial

Em caso de que a dor nos ossos seja por infecção óssea, artrite, gripe muito forte, sobrepeso ou outra causa, você pode fazer uma dieta de dois dias para combater o problema. Ela consiste em comer somente abacaxi ou uvas com sua semente, começando o dia com duas colheres de azeite de oliva extra-virgem. Você deve tomar abundante água e, uma vez finalizada a dieta, deve adotar um plano de alimentação que inclua vegetais frescos, arroz integral, peixe, chia, levedura de cerveja e leites vegetais.

Infusão de gengibre

Beneficios-do-gengibre-500x306

O gengibre tem uma ação analgésica e anti-inflamatória que pode reduzir a dor nos ossos. Essa raiz melhora a saúde das articulações e estimula a eliminação de toxinas para que elas não afetem a sua saúde. A única coisa a ser feita é colocar para ferver uma xícara de água e adicionar uma colherzinha de gengibre ralado. Deixe-a descansar por 5 minutos e beba três xícaras por dia.

Urtiga

Tem propriedades diuréticas que estimulam a eliminação dos líquidos retidos nas articulações e que podem provocar dor nos ossos. Prepare uma decocção da raiz seca durante 10 minutos e beba três xícaras por dia.

Suco para diminuir a dor nos ossos

Esse suco pode ajudar a reduzir a dor nos ossos, já que ele contém cálcio, vitamina A, B, C e E, magnésio e potássio.

Ingredientes

  • 8 morangos.
  • 2 colheres de suco de laranja.
  • 2/3 de xícara de leite de soja enriquecida.

Como prepará-lo?

Lave bem os morangos e depois coloque-os no liquidificador com o resto dos ingredientes. Bata tudo muito bem e beba o suco sem peneirar.