Conselhos para eliminar a distensão abdominal

Conselhos para eliminar a distensão abdominal

O consumo habitual de refrigerantes é uma das principais causas de distensão abdominal. Para evitá-la substitua os refrigerantes por água ou sucos.
Conselhos para eliminar a distensão abdominal

Para muitas pessoas é muito frequente a sensação de “barriga pesada” depois de ingerir algum alimento, esse sintoma é chamado de distensão abdominal que pode ser causado por diversas doenças ou simplesmente por maus hábitos alimentares. Além de causar muito incômodo, pode interferir na qualidade de vida do indivíduo.

Devemos ficar atentos às causas que desencadeiam esta sensação com mais frequência. Abaixo aprenderemos algumas maneiras simples de prevenir e de melhorar esta condição.

Confira alguns conselhos para eliminar a distensão abdominal.

Descartar algum tipo de alergia alimentar

A primeira coisa é observar os sinais do corpo ao ingerir um determinado alimento, se sentir o abdômen inchado e pesado logo após de comer, pode se tratar de uma alergia alimentar. O ideal é deixar de comer o alimento e procurar um médico especializado para que ele possa confirmar a suspeita e orientar o paciente.

Comer devagar

Comer devagar para evitar a distensão abdominal

Quando as pessoas comem muito rápido, podem engolir pedaços maiores de alimentos e assim o organismo leva mais tempo para digeri-los, além de contribuir para a formação de gases dolorosos e difíceis de serem expelidos.

É importante comer devagar e mastigar várias vezes para facilitar o processo da digestão, desta maneira o organismo não terá que trabalhar em excesso para processar os alimentos, diminuindo o agravamento dos problemas digestivos.

Aumentar o consumo de fibra

Não consumir quantidades suficientes de fibra pode ser outra causa da presença de gases e flatulências, já que a falta de fibra pode provocar constipação e todas as complicações que esta condição pode gerar. Portanto, é recomendado consumir maior quantidade de alimentos que ofereçam um bom aporte de fibras ao organismo.

Outra forma de obter a quantidade adequada de fibras é através de suplementos, mas a melhor maneira de obtê-las é consumindo alimentos naturais, como frutas e verduras ricas em fibras.

Evitar refrigerantes e o excesso de açúcar

Evite Refrigerante para não sofrer com a distensão abdominal

Esta pode ser a causa principal da distensão abdominal em algumas pessoas que costumam usar o refrigerante como acompanhamento em duas ou mais refeições, diariamente. Quando o consumo é excessivo, os gases contidos nestes produtos podem provocar inchaço e flatulências. Recomenda-se substituir o refrigerante por água ou sucos naturais.

Diminuir o consumo de sal

O excesso de sódio nos alimentos é um dos principais fatores que provocam a distensão abdominal.

Os alimentos com maior teor de sódio são os enlatados, industrializados e embutidos.

Deixar o hábito de colocar quantidades exageradas de sal em todos os alimentos também é uma boa medida e a saúde agradecerá.

Fazer caminhadas curtas

Caminhar diariamente pode ajudar a não desenvolver distensão abdominal

Outra boa recomendação é realizar caminhadas curtas depois de comer, isso facilita e muito a digestão.