Conselhos para manter os vegetais frescos - Melhor com saúde

Conselhos para manter os vegetais frescos

Os refrigeradores contam com uma caixa para as verduras, pensada para manter a temperatura e umidade adequadas. Lembre-se de guardá-las em sacolas separadas para que as bactérias que possam ter não afetem o resto.

Consumir grandes quantidades de vegetais é necessário para manter uma dieta saudável e obter todos os nutrientes que nossa saúde requer, mas estes vegetais devem se manter frescos e em bom estado para garantir que sigam sendo úteis para nosso corpo. Como manter os vegetais frescos? Leia os seguintes conselhos e descubra.

Evite comprar em excesso

Mercado-vegetais

Além de otimizar os gastos na compra de frutas e verduras, você irá garantir ter sempre o ideal e evitará que os alimentos se percam.
(Foto: NguyenDT / Flickr.com)

 

O erro mais comum que cometemos com os vegetais é comprar em excesso. Isto se deve ao fato de não querermos ficar sem comida no caso de sentirmos fome pela noite ou se chegam visitas.

No entanto, esta tentativa de ser precavido pode custar grandes sumas de dinheiro ao mês. Para evitar, recomendamos que faça uma lista dos vegetais que vá utilizar na semana e somente compra-los baseados nessa lista.

Desta maneira, se um dia chegam visitas e nossa quantidade de vegetais diminui muito, bastará substituí-los. Isto permite manter os vegetais frescos sem desperdiça-los e podemos aumentar a variedade dos mesmos.

Compre vegetais frescos

A segunda recomendação para manter os vegetais frescos é compra-los frescos e em alguns casos verdes. Isto é recomendado quando compramos vegetais para a semana toda e sabemos que alguns usaremos somente no final. Desta forma não temos que fazer várias compras durante a semana, e ainda teremos vegetais prontos para quando sejam necessários. Também é importante evitar aqueles vegetais que já dão mostras de envelhecimento ou murchamento.

Vigie a temperatura da geladeira

400160562_3ed3ab3a6c

Mantenha sempre tudo à temperatura recomendada, pois o aumento ou redução da mesma pode afetar diretamente os alimentos.
(Foto: chrisscott / Flickr.com)

Um dos principais inimigos quando queremos manter frescos os vegetais é a aparição de bactérias que aceleram seu deterioramento. Para atrasar este problema é importante que os vegetais se mantenham a 1º – 4º Celsius, no qual evitará que apareçam bactérias, e no caso de surgirem, diminuirá sua proliferação.

Use a gaveta para verduras da geladeira

Todas as geladeiras contam com uma gaveta projetada para manter frescos os vegetais. Esta gaveta foi desenhada pensando em manter a temperatura e a umidade adequadas para cada necessidade. É importante agrupar os vegetais de acordo com a umidade que requerem, suas características e tipo.

Para que as condições da gaveta se mantenham em estado ótimo, é recomendado manter livre 1/3 de sua capacidade, deixando o ar circular livremente.

Separe as verduras em pequenas sacolas

Bolsas-verduras

Além de preservar melhor suas frutas e verduras, também as manterá mais ordenadas.
(Foto: suavehouse113/ Flickr.com)

Algumas verduras vêm em sua própria sacola ou pacote quando as compramos e outras são embolsadas no momento da compra.

É importante mantê-las separadas, pois algumas têm uma maior quantidade de bactérias que aceleram a sua decomposição e podem afetar o resto. Além disso, alguns pacotes foram desenhados para manter frescos os vegetais permitindo uma ventilação correta.

Mudanças leves para manter os vegetais frescos

Cada ano, milhões de toneladas de vegetais são desperdiçados por estarem em mal estado. Isto afeta tanto nosso bolso quanto o meio ambiente, mas seguindo estes simples conselhos, nós podemos manter frescos os vegetais e poupar tempo e dinheiro.