Conselhos para aliviar os pés cansados - Melhor Com Saúde

Conselhos para aliviar os pés cansados

Os pés são uma parte muito importante de nosso corpo, pois devem suportar o peso deste durante todo o dia. Assim, devemos ser consciente e saber que é um motivo mais que suficiente para brindá-los com os cuidados necessários para que estejam relaxados e descansem de maneira adequada, permitindo a realização das atividades cotidianas no dia seguinte.

Conseguir o descanso ideal e o que nossos pés necessitam não se consegue somente com a retirada dos sapatos. Para isso, temos que proporcioná-los a devida atenção e cuidado. Nesta oportunidade vamos aprender juntos alguns métodos para aliviar os pés cansados.

O que pode causar a sensação de peso e o cansaço nos pés?

O cansaço e a sensação de peso que em repetidas ocasiões sentimos nos pés, podem ser provocados por uma grande quantidade de transtornos. Para esclarecermos este tema, vamos analisar algumas das razões mais frequentes que existem para que o cansaço nos pés aconteça.

  • Realizar esforços. Em muitas oportunidades submetemos nosso corpo a esforços físicos muito extenuantes, mas muitas vezes não percebemos isso. Quando ficamos durante muito tempo em pé, fazendo trabalhos de casa que não permitem realizar um descanso adequado ou ao realizar exercício físico. A sensação de cansaço nos pés é a maneira que o organismo busca para nos fazer entender que estamos maltratando nosso corpo e que devemos por um limite.
  • Utilizar o calçado inadequado. Para evitar a dor nos pés causado pelo cansaço, é indispensável utilizar sapatos cômodos, cuja altura não seja exagerada e que não tenham a ponta estreita.
  • Má circulação. Quando as pessoas sofrem com a má circulação, é muito possível que sofram frequentes mostras de cansaço nos pés.
  • Obesidade. É normal que, quando as pessoas apresentam excesso de peso, sintam cansaço nos pés, devido ao peso extra que tem que sustentar.

Tratamentos naturais para o cansaço nos pés

Banho nos pés com água quente

Logo depois de passar por um extenuante dia de trabalho, é muito normal chegar em casa com os pés a ponto de arrebentar de cansaço. Por isso, é uma ótima ideia submergí-los em um recipiente com água quente e sais de Epsom. Se você desejar pode adicionar algumas pétalas de rosa ou algumas gotas de óleo de hortelã, que é muito efetivo para melhorar a circulação. Quando a água estiver fria, retire os pés e seque-os bem. Logo depois faça uma massagem com o mesmo óleo que foi utilizado para o banho ou com um creme para suavizar a pele.

Massagens

Cuidados-pies

Para relaxar os pés cansados é muito efetiva uma boa massagem com um creme à base de mel, alecrim e óleo de hortelã. Misture estes três ingredientes muito bem e aplique sobre os pés e nas pernas fazendo movimentos circulares. Em seguida, coloque umas meias e eleve as pernas alguns centímetros sobre uma almofada, desta maneira os pés vão se sentir muito descansados.

Banhos com água de arroz

Simplesmente ponha para ferver um pouco de arroz com duas xícaras de água e deixe cozinhar até que a água se reduza a uma xícara, coe e passe o conteúdo para uma bacia. Deixe repousar e adicione três colheres de pó para assar. Submerja os pés e deixe alíp até que a água esfrie, depois seque bem os pés e termine dando uma boa massagem com um creme à base de menta ou com óleo de hortelã.

Um conselho muito útil que se pode por em prática todos os dias é: ao chegar em casa logo depois de um longo dia de trabalho, trate de colocar os pés no alto contra a parede ou com a ajuda de uma cadeira, por pelo menos dez minutos, em seguida você pode massagear com um creme hidratante. Esta massagem deve ser feita com movimentos circulares desde a ponta dos pés até a parte alta das pernas.

Você também pode submergir os pés durante vinte minutos todas as noites em uma infusão quente à base de camomila e erva-cidreira, isto irá relaxar os pés e fazer com que você se sinta muito bem.

Conselhos para prevenir o cansaço dos pés

pies-en-cesped

  • Para evitar o cansaço dos pés recomenda-se caminhar descalço por pelo menos meia hora todos os dias. Você pode fazê-lo no meio da natureza, na grama ou sobre a areia será muito melhor.
  • Usar sapatos que não fiquem muito apertados, pois assim evitaremos possíveis problema de circulação. Além disso, não devem ter um salto muito alto. Evite ainda aqueles que possuem a ponta muito fina.
  • A alimentação deve ser saudável, evite os alimentos muito salgados, já que isto pode provocar problemas de retenção de líquidos nos pés, fazendo com que estes inchem.
  • Para acabar com os calos e cascas nos pés, recomenda-se aplicar vaselina durante as noites fazendo uma suave massagem na planta dos pés e, principalmente, no calcanhar, pois é a parte que resseca com mais facilidade. Cubra os pés com meias quando possível.
  • Exercitar os pés fazendo rotações de tornozelos e movendo objetos pequenos com os dedos.
  • Fazer rodar uma garrafa de vidro com a planta dos pés sobre uma toalha durante vários minutos.

Lembre-se

Como você pode perceber, a dor e o cansaço nos pés são bastante comuns, já que são eles que têm que suportar todo o peso do corpo, e, além disso, nos ajudam a movernos de um lado para o outro. Mas se nos dermos conta e realizarmos estes simples exercícios, o problema aparecerá com menos frequência. É muito fácil seguir estes conselhos para manter a saúde de nossos pés, mas principalmente procure todos os cuidados necessários para que estes importantes membros não se afetem com o trabalho de todos os dias.