Conselhos para tratar a celulite naturalmente

Conselhos para tratar a celulite naturalmente

Existem ervas com propriedades diuréticas que podem nos ajudar a combater a retenção de líquidos. Também é fundamental manter uma dieta saudável e equilibrada, além de fazer exercícios.

Esta afecção é a que mais afeta – especialmente – a população feminina, já que provoca fortes mudanças na pele, modificando sua textura e dando uma aparência pouco agradável, isso traz graves problemas de autoestima, pois afeta emocionalmente as mulheres que sofrem com esta moléstia, já que é um problema muito difícil de eliminar por completo.

No entanto, para prevenir e tratar a celulite existem algumas terapias naturais que podem ser muito efetivas se forem realizadas com o cuidado e a constância que o problema requer. Conheça um pouco mais a seguir.

Quais são as causas do desenvolvimento da celulite?

A celulite aparece quando o tecido subcutâneo, ou seja, aquele que se encontra imediatamente debaixo da pele, se enche de água, gorduras e diferentes toxinas. As causas destas acumulações podem ser de origem genética, hormonal, por falta de exercício físico, má alimentação, problemas de estresse, má circulação do sangue, entre muitas outras.

Tipos de celulite

A celulite generalizada

Esta classe de celulite pode aparecer em qualquer idade, geralmente se apresenta nas pessoas com excesso de peso e com péssimos hábitos alimentares.

A celulite localizada

Esta classe de celulite pode se apresentar em pessoas jovens entre os dezesseis ou vinte anos de idade aproximadamente. Tende a aparecer nas pernas, nas nádegas, nos braços, nos ombros e nas costas. Em geral se trata de uma celulite dolorosa.

A celulite dura

Tende a aparecer entre atletas e bailarinas, que possuem tecidos tonificados e bem firmes, em geral são acompanhadas por estrias. Não é uma celulite dolorosa. Pode ser observada ao se fazer pressão na pele e se desenvolve por maus hábitos alimentares, além de pouca oxigenação.

A celulite flácida

Esta classe de celulite é muito comum entre pessoas sedentárias, que não realizam nenhum tipo de atividade física ou naquelas pessoas que tendem a ganhar e perder peso com frequência. Também é notada sem a necessidade de apalpar a pele, quando a pessoa se mova a parte afetada pela celulite se move.

A celulite edematosa

Pode aparecer em qualquer idade, apresentando-se com mais frequência em adolescentes, ainda que nas mulheres idosas se possa ver com facilidade nas pernas, já que essas se tornam muito grossas, e com um único olhar, se nota a pele com aspecto de casca de laranja.

O que evitar quando sofremos de celulite?

O que evitar quando sofremos celulite

  • Chocolates
  • Cigarro
  • Todo tipo de farinhas
  • Café instantâneo
  • Bebidas alcoólicas

Alimentos recomendados

  • As frutas: abacaxi, laranja e pera. Consumi-las todos os dias.
  • Verduras e hortaliças.
  • Iogurte desnatado.
  • Água abundante e pouco sal.
  • Alimentos ricos em Omega-3.

Ervas para o tratamento da celulite

Existe uma grande variedade de plantas medicinais que podem ser muito efetivas para evitar a formação da celulite, trata-se de ervas que possuem propriedades para ajudar a eliminar aquela celulite que já apareceu.

As folhas de hera

Seu nome científico é Hedera Helix, esta é uma erva que possui a capacidade de exercer uma drenagem vascular e linfática. Um de seus componentes é um elemento chamado L-hederina, que atua nos vasos sanguíneos melhorando a circulação do sangue.

O procedimento para fazer este tratamento à base desta planta é bastante simples, primeiramente, dilua uma colher de folhas secas em uma xícara de azeite de oliva, deixando repousar por pelo menos 12 horas, depois deste tempo você aplicar nas partes afetadas.

A Ulmária

Esta planta possui propriedades anti-inflamatórias, além de possuir flavonoides, o que a converte em um tratamento bastante útil para este problema.

A centelha asiática

A centelha é outra das plantas que são recomendadas para tratar este problema, pois conta com propriedades anti-inflamatórias.

O dente-de-leão

O dente de leão é uma erva eficaz no tratamento da celulite

Esta é uma planta com grandes propriedades diuréticas, ela possui componentes como a inulina e potássio que são muito efetivos para evitar a retenção de líquidos, ajudando na eliminação de toxinas. Com esta planta você prepara uma infusão adicionando 100 g de suas folhas em um litro de água e deixa ferver de dez e quinze minutos. Quando estiver fria beba duas ou três xícaras durante o dia.

A urtiga

A urtiga é rica em magnésio, um mineral que possui um grande poder para ajudar a drenar o sistema linfático. Para obter seus benefícios é necessário preparar uma infusão. Deixe repousar e beba uma só vez por dia.

A cavalinha

Planta com grandes propriedades diuréticas, sendo de grande ajuda para melhorar e evitar a retenção de líquidos. Para preparar esta infusão siga os passos anteriores, colocando uma colher destas folhas em uma xícara de água fervendo e deixando repousar antes de beber.

Não se esqueça!

Procure evitar usar saltos altos demais durante tempos muito prolongados, roupa muito ajustada e, principalmente, permanecer muito tempo debaixo dos raios de sol. Lembre-se que para prevenir a celulite é necessário manter uma correta hidratação, assim como praticar atividade física regularmente, basta somente caminhar meia hora todos os dias, já é o suficiente para manter ativa a circulação do sangue e evitar problemas tão incômodos e antiestéticos como, neste caso, a celulite.