Conselhos de pessoas com mais de 60 anos para uma vida mais plena

10 conselhos de pessoas com mais de 60 anos para ter uma vida mais plena

Ainda que possa ser difícil colocar em prática, é importante ter em conta a experiência dos mais velhos para entender a vida e aprender a desfrutá-la ainda mais.

Ao chegar à idade adulta, muitas pessoas se dão conta de que os sonhos e ideias que tinham sobre a vida eram muito diferentes da realidade e dependiam muito de suas decisões.

Justamente ao iniciar a velhice, começamos a ter um pensamento mais reflexivo e analisamos vários aspectos da vida. Damo-nos conta de que, se soubéssemos de certas coisas quando mais jovens, poderíamos ter desfrutado a vida com mais plenitude.

Por esta razão, é muito comum que os avôs e avós nos brindem com conselhos e tenham a intenção de nos ajudar a tomar decisões mais adequadas, segundo suas experiências.

Assim, caso não tenhamos notado, a vida vai passando muito rápido e pouco a pouco vamos nos dando conta de que tudo é muito efêmero e ocorre conforme escolhemos nossos caminhos.

Mas… O que fazer para desfrutar ao máximo a vida? Dar uma resposta concreta é complexo e quase impossível.

No entanto, pessoas maiores de 60 anos nos brindam com recomendações para não chegar ao fim da vida carregando culpas ou insatisfações.

1. Ter um trabalho que cubra seus gastos

conselhos_mulher_no_trabalho

Milhares de vezes ouvimos dizer que o melhor trabalho é aquele que se ama e que se desfruta o tempo todo. Entretanto, isso não é necessariamente o correto.

Ainda que seja muito satisfatório trabalhar com paixão, o mais conveniente sempre é escolher um tipo de trabalho que possa cobrir os gastos.

A maioria das pessoas passa por dificuldades em sua área profissional, mas aprende a se adaptar com facilidade.

2. Viajar ao invés de adquirir bens materiais

O tempo não deixa de passar, e num abrir e fechar de olhos muitos anos terão se passado. No lugar de comprar objetos que nem sequer são de primeira necessidade é preciso se atrever a viajar, conhecer o mundo, mesmo contando com pouco dinheiro.

3. Não levar as coisas tão a sério

Na vida, sempre existirão momentos em que parecerá que não existe saída nem soluções. Entretanto, não é preciso se levar tão a sério: em algum momento, tudo passa e você terminara rindo dos problemas.

Leia também: As 10 chaves da longevidade: vamos praticar?

4. Passar mais tempo com os filhos

conselhos_passar_mais_tempo_com_os_filhos

O trabalho, as diversas tarefas domésticas e muitos outros fatores fazem com que os pais não dediquem muito tempo aos filhos quando estão na bela etapa da infância.

Esta época passa tão rápido que, de repente, eles cresceram e passou a oportunidade de compartilhar mais tempo com eles. Se você é pai ou mãe, passe um tempo de qualidade com seus filhos.

5. Ter hábitos de vida saudáveis

Ninguém sabe se viverá uma vida curta ou longa. Mas nem por isso se deve descuidar da saúde durante a juventude.

Ainda que a maioria das pessoas ignore este fato, os maus hábitos em idades jovens têm grave consequências, que pioram a qualidade de vida durante a velhice. É importante comer e divertir-se sem abusos, para evitar problemas crônicos como a diabetes e as cardiopatias.

6. Um dos melhores conselhos: Lutar pelos sonhos

Temos apenas uma vida! Cada dia é uma oportunidade para lutar pelos sonhos e alcançar esses objetivos que dão sentido à existência.

Cuidado para não acordar um dia tendo 60 anos ou mais sem alcançar o que queria ter alcançado e cheio de frustrações.

7. Não se apegar ao material

conselhos_nao_se_apegar_ao_material

Ambicionar ter várias coisas materiais é uma perda de tempo. O que verdadeiramente é importante são as experiências, as pessoas e o tempo que podemos ter na vida.

Recomendamos ler: Já não vou mais perder tempo com o que me faz mal

8. Tomar suas próprias decisões

O bom conselho de um amigo ou de um ser querido pode ser útil para tomar uma decisão adequada. No entanto, não deve ser considerado um mandamento nem tampouco pode ser determinante.

É sempre necessário ter consciência do que se faz e decidir segundo o que se quer de verdade, ou de acordo com seus próprios valores.

9. Evitar o estresse

Todos, em algum momento, atravessamos situações que nos fazem sentir cansados da vida, estressados e cheios de pensamentos negativos.

Diante disso, é bom se dar um tempo para pensar e buscar as formas de desfrutar o que torna a vida bela e emocionante. A chave está em respirar fundo, relaxar e buscar soluções, sem que isso cause estresse.

10. Saber quem são seus verdadeiros amigos

conselhos_verdadeiros_amigos

Os amigos são aqueles que sempre atendem uma chamada sem se importar com a hora, o lugar ou o tipo de situação. As demais pessoas são apenas conhecidas.

Como jovens, é bom considerar a experiência das pessoas mais velhas para entender um pouco melhor o sentido da vida. Ainda que, às vezes, seja complexo pôr em prática, sempre haverá uma maneira de fazê-lo.

Estes conselhos estão baseados numa pesquisa realizada por Bobby Popovic com pessoas com mais de 60 anos.