Remédios naturais para parar a queda de cabelo

Conselhos e remédios naturais para parar a queda de cabelo

Além de nutrirmos o cabelo com tratamentos tópicos é muito importante que o alimentemos de dentro para fora, e graças aos sucos de frutas, podemos fornecer-lhe vitaminas e minerais.
Remédios naturais para parar a queda de cabelo

A alopecia ou calvície é uma doença capilar causada por fatores hereditários, mas também por deficiência nutricional, problemas de saúde ou estresse, entre outros.

Os homens são os que mais tendem a desenvolver este problema, mas isso não significa que não afete também as mulheres.

Na antiguidade pensavam que se tratava de  um problema incurável e que não restava outro remédio além da resignação ou o uso de peruca para dissimulá-lo.

Contudo, com o passar dos anos e, graças à realização de investigações, em sua maioria pela indústria estética, foi determinado que existem vários tratamentos e hábitos que podem prevenir e combater este problema, dando lugar ao crescimento saudável do cabelo.

Atualmente, muito se pode fazer  para tratar esta condição e conseguir manter um cabelo abundante e bonito.

Embora você possa usar tratamentos comerciais, também é bom que conheça conselhos e remédios naturais para parar a queda de cabelo que podem ser bastante interessantes. Quer saber mais?

Conselhos para parar a queda do cabelo

Antes de aplicar qualquer remédio para tratar a queda do cabelo, é importante colocar em prática algumas recomendações para obter melhores resultados.

Identificar a causa

Muitos fatores podem estar influenciando essa situação e é importante fazer algumas considerações para poder aplicar um tratamento completo.

Entre suas possíveis causas se podem encontrar, entre outras:

  • Fungos
  • Anemia
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Estresse
  • Falta de nutrientes

Leia também:  11 alimentos que o ajudarão a combater a ansiedade e o estresse

Beber águaAgua-para-tratar-queda-de-cabelo

A hidratação geral do corpo está muito relacionada com a saúde capilar, já que influencia a boa circulação  e a absorção de nutrientes.

Por essa razão, recomenda-se tomar, no mínimo, 2 litros de água por dia e reduzir o consumo de bebidas açucaradas ou com alto teor de cafeína.

Melhorar a alimentação

Os nutrientes que fornecem os alimentos são essenciais para a formação e fortalecimento do cabelo. Assegure-se de incluir em sua dieta aqueles alimentos ricos em vitamina A, C e E, minerais como o cálcio, zinco, ferro e potássio, proteínas e ácidos graxos como o ômega 3.

Evitar o uso de elementos de aquecimentoChapinha-para-queda-de-cabelo

O uso frequente de elementos de aquecimento como a chapinha, o secador, ou outros,  acaba com os óleos naturais do cabelo e gera o problema da queda.

Cortar as pontas regularmente

Quando as pontas estão duplas, ressecadas e sem vida, o melhor é cortá-las regularmente para deixar que o processo de oxigenação capilar ocorra com normalidade.

Remédios naturais para parar a queda

Para complementar os conselhos anteriores vale a pena considerar alguns dos seguintes remédios naturais para colocar um fim neste problema.

Água de coco

Este líquido doce e refrescante que vem do interior dos cocos é uma fonte de proteínas e compostos antioxidantes  que podem atuar de forma positiva no couro cabeludo.

  • Consiga água de coco 100% natural e utilize-a como um enxaguante ou tônico capilar.

CebolaCebola-para-tratar-queda-de-cabelo

O suco de cebola contém compostos ativos que melhoram a circulação no couro cabeludo e estimulam a produção de colágeno para um cabelo mais forte e saudável.

  • Corte em rodelas duas ou três cebolas, processe até obter um suco e aplique por todo o couro cabeludo, deixando atuar por 30 minutos.

Alecrim

Tanto a infusão como o óleo de alecrim funcionam como um bom tratamento para melhorar o estado do cabelo, em geral.

Graças às suas propriedades, o alecrim combate a queda, previne o aparecimento prematuro de cabelos brancos e estimula o seu crescimento.

 Preparação

  • Coloque para ferver algumas folhas de alecrim em um litro de água, deixe repousar e utilize o líquido como o último enxaguante do cabelo, todos os dias.

Visite este artigo:  Cabelo suave e escuro com óleo de alecrim

Suco de uva vermelha com mel contra a queda do cabelo

sucoterapia é uma excelente forma de complementar os tratamentos tópicos contra a queda, pois reforça as funções do organismo e proporciona ao corpo os nutrientes que necessita para trabalhar.

Este suco de uva vermelha com mel foi pensado para tratar a queda do cabelo, pois seus compostos antioxidantes melhoram a circulação e suas vitaminas nutrem o cabelo.

Ingredientes

  • 1 cacho de uvas vermelhas
  • Mel

Preparação

  • Separe as uvas do cacho e corte-as em metades, sem extrair  as sementes.
  • Coloque as uvas no liquidificador e processe, sem adicionar mais nada.
  • Despeje o suco resultante em  um copo e, uma vez servido, adicione um pouco de mel.

Receita: https://www.youtube.com/watch?v=SB4OQtCtlbE