Como construir uma horta orgânica em casa? - Melhor com saúde

Como construir uma horta orgânica em casa?

Podemos plantar os vegetais em forma de muda ou de semente, ainda que o primeiro seja muito menos trabalhoso. É importante conhecer as associações das plantas para favorecer a reprodução e o crescimento.

Uma horta orgânica pode nos oferecer uma grande variedade de frutas e hortaliças para inserir em nossa alimentação cotidiana e melhorar nossa qualidade de vida. Algumas pessoas consideram essa opção uma verdadeira terapia, outros, uma forma de se conectar com a terra e há também aqueles que simplesmente desejam consumir alimentos mais saudáveis.

Aprenda algumas dicas de como construir uma horta orgânica, mesmo que você viva em meio ao ”caos” de uma cidade.

A horta orgânica: primeiros aspectos

Para projetar uma horta urbana de maneira correta, que nos ofereça alimentos para consumo nosso e da família, devemos contar com um espaço pequeno em um terraço, varanda ou pátio. Algumas dicas:

  • O espaço deve ter pelo menos 6 horas de luz solar direta, para que as plantas se desenvolvam da melhor maneira possível;
  • Os vasos devem ser posicionados em direção ao norte, para receberem maior luminosidade;
  • Se o espaço é amplo, e você possui animais de estimação, o melhor é cerca-lo para evitar que os mesmos destruam o trabalho;

horta-organica1

  • É necessário que haja uma fonte de água o mais próxima possível, para facilitar o regadio;
  • A quantidade de vasos de plantas dependerá do número de integrantes que sua família tenha;
  • A escolha das espécies para plantio deve ser feita de acordo com o que mais se consome em sua casa.

Os recipientes apropriados para a horta

Os vasos devem cumprir com os seguintes requisitos:

  • Ser leves, para que possam ser transportados com facilidade e para que não forneçam um peso excessivo para o lugar onde construiremos a horta;
  • Possuir boa drenagem para eliminar a água excessiva e desnecessária, seja da chuva ou do regadio;
  • Quando mais volume ofereça o recipiente, melhor, pois as plantas se desenvolverão de maneira mais semelhante ao desenvolvimento do plantio direto na terra. O aconselhável é que os vasos não contenham menos de 20 cm de diâmetro;

horta-organica2

  • Diferenciar os tamanhos dos vasos para verduras de folha e de raiz, já que seus próprios tamanhos variam;
  • Materiais: de madeira ou de barro, que protejam melhor as raízes.

Delimitando a horta orgânica

É necessário saber onde colocaremos a horta. Logo, conhecer as espécies que plantaremos. Depois, dispor dos vasos e recipientes adequados. O espaço deve ser cômodo, que nos permita trabalhar abaixados e alcançar todos os recipientes.

Além disso, é necessário adicionar substratos à terra (todo esse material é comercializado em casas de jardinagem e de venda de adubos), para que as plantas cresçam mais saudáveis.

horta-organica3

As verduras podem ser plantadas de duas maneiras: como semente ou como muda, segundo a espécie. Da mesma maneira, conhecer as associações possíveis de plantas será muito bom para facilitar a reprodução. Por exemplo, se cultivamos tomates, no mesmo recipiente deve haver manjericão.

Imagens oferecidas por Wicker Paradise, Cali4beach e kateMonkey