Controle a hipertensão aumentando o consumo destes 7 alimentos - Melhor com Saúde

Controle a hipertensão aumentando o consumo destes 7 alimentos

Para melhorar a circulação e evitar problemas de hipertensão é fundamental incluir em nossa dieta alimentos que nos permitam regular os processos inflamatórios e controlar a retenção de líquidos.
Controle a hipertensão aumentando o consumo destes 7 alimentos

A hipertensão é uma das doenças crônicas que afeta o sistema cardiovascular, caracterizada por um aumento da pressão sanguínea das artérias.

Ter uma pressão alta, acima do estabelecido como “normal”, aumenta de forma considerável o risco de:

  • Dano arterial;
  • Acidente cerebrovascular;
  • Outras patologias cardíacas que podem levar à morte.

Costuma-se dizer que uma pessoa sofre deste transtorno quando, no momento de aferir a pressão, os níveis são de 140/90 mm Hg ou superiores.

E, ainda que atualmente se considere um problema comum, não deixa de ser perigoso para quem está em risco ou tem que controlá-la.

O problema é que costuma ser assintomática em suas primeiras etapas, ou seja, não se manifesta de forma contundente quando começa a se desenvolver.

Devido a isso é primordial consultar de forma recorrente ao médico, especialmente quando tiver antecedentes familiares ou outros fatores de risco.

Além disso, é bom aumentar o consumo de certos alimentos que, por suas propriedades, facilitam o controle da pressão de forma natural.

Nesta oportunidade queremos compartilhar em detalhe os 7 melhores para que não deixe de adicioná-los em sua dieta.

1. Sementes de linho

Sementes de linho para controlar a hipertensão

As sementes de linho são uma fonte natural de fibra e ácidos graxos essenciais ômega 3 que, depois de absorvidos no organismo, facilitam o controle do colesterol ruim (LDL) e a pressão arterial alta.

Seu consumo regular melhora a qualidade de vida dos pacientes com hipertensão, minimiza o risco de dano arterial e controla a inflamação dos tecidos.

São um bom complemento nutricional, ideal para controlar a ansiedade por comer e o sobrepeso.

Quer saber mais? Leia: Sementes de linho e chá verde, grandes aliadas contra o câncer

2. Bananas

Caracterizadas por seu delicioso sabor doce, as bananas são um bom complemento alimentar para controlar a hipertensão arterial.

Seu alto teor de potássio ajuda a regular os processos inflamatórios do corpo, diminuindo a retenção de líquidos que afeta a pressão sanguínea.

Consumidas em vitaminas, saldas e de forma natural reduzem de forma significativa o risco de acidentes cerebrovasculares e doenças cardíacas.

3. Peixe azul

Peixe azul para controlar a hipertensão

O peixe azul ou de água fria é uma das maiores fontes naturais de ácidos graxos ômega 3, um tipo de gordura saudável que ajuda a limpar as artérias para controlar os níveis altos de colesterol, triglicerídeos e pressão arterial.

Estas substâncias naturais atuam como anti-inflamatórios e depurativos naturais, ideal para regular a passagem do sangue através das artérias.

Além disso, oferecem proteínas de alta qualidade e outros nutrientes essenciais que ajudam a melhorar a saúde física e mental.

4. Salsão

O salsão contém uma alta concentração de fitoquímicos e compostos antioxidantes que oferecem maravilhosos benefícios aos pacientes com hipertensão.

Ingerido todos os dias em porções moderadas controla os processos inflamatórios e facilita a eliminação dos líquidos retidos no corpo.

Também contém minerais essenciais que ajudam a reduzir os níveis de cortisol, um hormônio relacionado com o estresse e o risco de pressão arterial alta.

5. Cebola

Cebola para controlar a hipertensão

Este vegetal, usado para condimentar muitos pratos, é rico em substâncias sulfurosas que diminuem a inflamação, a acumulação de colesterol e a pressão arterial.

Seus sucos naturais facilitam a limpeza das artérias, removendo o excesso de lipídios prejudiciais como o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos.

Também conta com potentes antioxidantes que freiam o dano oxidativo, associado ao envelhecimento precoce das artérias.

6. Pimenta caiena

O consumo moderado de pimenta caiena é ideal para reduzir a pressão arterial naqueles pacientes que têm descontroles regulares.

Seu composto ativo, a capsaicina, melhora a circulação do sangue, evitando que as plaquetas se acumulem e endureçam às artérias.

É um bom complemento para reverter os efeitos negativos dos radicais livres, relacionados com o desenvolvimento da hipertensão na idade adulta.

Visite o artigo: Como acelerar o metabolismo com o chá verde e a pimenta caiena

7. Água de coco

Água de coco para controlar a hipertensão

Muitos não conseguem imaginar quão benéfico é ingerir água de coco de forma regular.

Este alimento é rico em minerais e compostos antioxidantes que, além de reidratar o corpo, diminuem os problemas da circulação e a pressão arterial.

Atua como um diurético natural, ideal para estimular a eliminação dos líquidos que ficam retidos nos tecidos.

Também oferece fibra e pequenas porções de gorduras saudáveis que fortalecem e protegem a saúde cardíaca.

Controlar a pressão arterial através de um plano de alimentação saudável é a melhor forma de prevenir seus riscos e consequências.

Procure consumir os alimentos aqui mencionados, complementando-os com uma dieta completa e equilibrada.