Controle o colesterol mau com suco de limão e gengibre

Controle o colesterol mau com suco de limão e gengibre

Se quisermos reduzir o colesterol, além de tomar este remédio, é fundamental que o complementemos com uma dieta saudável equilibrada e pratiquemos exercícios para obter melhores resultados.

O colesterol é uma substância química gerada por nosso organismo através da função do fígado. Trata-se de um composto essencial para o bom funcionamento do corpo, de certos hormônios, dos ácidos digestivos e das estruturas corporais.

Dependendo da estrutura de sua composição, colesterol pode ser bom (ou HDL), mau (ou LDL), ou a combinação de ambos (total).

Sobre isto, é importante dizer que o chamado mau colesterol é uma das lipoproteínas de baixa densidade, o qual é a causa principal dos riscos coronários; por sua parte, o colesterol bom é o que se compõe de lipoproteínas de alta densidade e sua função é a de facilitar a limpeza arterial.

O que significa ter o colesterol alto?Colesterol-na-arteria

Uma pessoa recebe o diagnóstico de colesterol alto ou hipercolesterolemia quando seus níveis de colesterol total superam os 200 mg/dl, ou também quando os níveis de LDL são superiores a 130 mg/dl, ou os de HDL são inferiores a 35 mg/dl, em homens, e a 40 mg/dl, em mulheres.

Sofrer deste transtorno indica ao paciente que está em alto risco de sofrer problemas de saúde graves, especialmente em relação a tudo o que tem a ver com o sistema cardiovascular.

Os níveis de colesterol alto sobre o qual não se tem o controle, podem desenvolver um acidente cerebrovascular, uma cardiopatia e outros problemas associados.

Além disto, aquelas pessoas que fumam, que sofrem de pressão arterial alta, diabetes ou obesidade, potenciam os efeitos negativos deste lipídio no sangue.

Veja também: Remédio com alho e limão para limpar as artérias e baixar o colesterol

Como podemos reduzir o colesterol?

Baixar os níveis de colesterol envolve modificar por completo os hábitos de vida, sobretudo quando a dieta é rica em gorduras e se vive de maneira sedentária.

Após receber o diagnóstico, e dependendo de quão altos que estejam seus níveis, o médico pode receitar um tratamento farmacológico que deve ser complementado com dieta e exercício.

Mas, além disto, também existem remédios naturais podemos levar em conta, pois proporcionam ao organismo os nutrientes necessários para eliminar o excesso desta substância.

O suco de limão e gengibre é um bom tratamento alternativo que aparece nos livros de medicina natural para controlar este problema. Você conhece seus benefícios?

Suco de limão e gengibre

Os sucos de origem natural são uma das formas mais comuns e eficazes de aproveitar os nutrientes que podem combater o colesterol.

O remédio com limão e gengibre é um dos mais efetivos, já que ambos os ingredientes possuem compostos antioxidantes que agem sobre o colesterol elevado e o eliminam das artérias.

Quais são os benefícios do limão?Suco-de-limao

O limão é famoso por seu alto conteúdo de vitamina C e outros compostos antioxidantes que podem melhorar a saúde em muitos aspectos.

Contém quantidades importantes de fibra, vitaminas e minerais que apoiam a limpeza dos vasos sanguíneos, impedindo que o colesterol grude nas paredes das artérias.

Também são valorizadas suas qualidades alcalinas, que reduzem a acidez do corpo para que os órgãos vitais trabalhem em boas condições e o metabolismo funcione sem dificuldades.

Recomendamos ler: Descubra o poder curativo do limão para depurar e melhorar a sua saúde

Quais são os benefícios do gengibre?Gengibre

O gengibre possui mais de 21 antioxidantes que podem ajudar a impedir a peroxidação lipídica. Este mecanismo reduz de forma significativa os níveis de colesterol bom.

Por outro lado, ao ingerirmos gengibre de forma regular, impedimos que o fígado sintetize o colesterol mau presente nos alimentos.

Receita de suco de limão e gengibre

Este suco natural concentra as propriedades destes dois ingredientes (limão e gengibre) para reduzir o colesterol. Sua elaboração é muito simples e tanto o limão como o gengibre são muito fáceis de adquirir no mercado. Não perca!

Ingredientes

  • 1 limão
  • 2 colheres de sopa de gengibre ralado (12 g)
  • 1 copo de água (200 ml)

Preparo

  • Passo 1. Descasque o gengibre e rale-o.
  • Passo 2. Esprema o limão.
  • Passo 3. Leve tudo ao liquidificador e adicione um copo de água.
  • Passo 4. Processe tudo.

Depois de obter uma mistura homogênea, sirva e tome logo em seguida para aproveitar 100% de todas suas propriedades.

Lembre-se que seu consumo deve ser frequente e deve ser complementado com uma boa alimentação para poder obter bons resultados.