O que a cor dos seus olhos diz sobre sua saúde?

O que a cor dos seus olhos diz sobre sua saúde?

A cor de nossos olhos e suas possíveis variações podem ser fundamentais na hora de identificar possíveis doenças ou complicações de saúde numa fase precoce.
Cor dos seus olhos e seu significado

A cor dos seus olhos não apenas dá brilho, beleza e distinção à sua vida. Ela também reflete muitas coisas sobre você. Algo que não nos ensinaram na escola é que há mais do que genes implicados na cor do olhos.

É muito comum ver que a tonalidade dos olhos é herdada dentro dos membros da família. No entanto, nem sempre você verá duas pessoas com o mesmo tom exato, mesmo sendo gêmeos.

Isso se deve a todos os fatores genéticos que entram em jogo.

Sejam da cor marrom, castanho, verde, azul, cinza ou de algum ponto intermediário, seus olhos dirão mais do que você diz com os lábios.

A expressão “os olhos são as janelas da alma” define o que um simples olhar pode fazer. A cor dos seus olhos poderia ditar seu risco de certas doenças e até predizer como seu corpo lida com o álcool.

Não esperava por este último? Bem, não se preocupe, pois contaremos alguns dos segredos que a cor dos seus olhos diz sobre sua saúde.

O que a cor dos seus olhos pode lhe dizer?

1. As pessoas de olhos pretos têm mais tendência à catarata

mulher_bonita_olhos_negros

A catarata é uma opacidade da visão muito comum hoje em dia, que associamos ao envelhecimento. Trata-se de uma neblina que aparece sobre a pupila do olho e as pessoas com olhos escuros correm mais risco de desenvolvê-la.

Isso foi demonstrado através de um estudo publicado no American Journal of Ophthalmology. A pesquisa demonstrou que as pessoas de olhos escuros tinham um risco entre 1,8 e 2,8 vezes maior de apresentar catarata em algum momento da vida.

No entanto, é possível prevenir esta condição. O mais importante é proteger os olhos dos raios ultravioleta. No entanto, como tomar sol também é vital para a saúde, recomendamos:

  • Tome sol quando ele estiver nos pontos mais baixos. Evite o período entre o meio-dia até as 16h.
  • Use óculos de boa qualidade. Além de ser um acessório de moda que muitos gostamos de usar para complementar nosso visual, eles evitam que os raios do sol cheguem a seus olhos.
  • Você deve levar em conta que nem todos funcionam e é melhor escolher alguns de uma boa marca. Serão mais caros, mas também durarão mais e realmente o protegerão.
  • Os óculos baratos apenas servem como artigo de moda, mas deixam passar até 90% da radiação solar, enquanto os óculos de boa qualidade podem bloquear até 90% da radiação solar.

Veja também: Você é mulher e tem mais de 40 anos? Aprenda tudo sobre perder peso

2. O vitiligo é menos comum entre as pessoas de olhos azuis

O vitiligo é uma doença autoimune que provoca a perda da cor da pele, causando manchas. Alguns estudos comprovaram que ele é menos frequente nas pessoas com olhos azuis.

Este resultado foi obtido após estudarem três mil pacientes com vitiligo. Todos os pesquisados eram da raça caucasiana. Cerca de 27% tinham olhos azuis, 30% tinham olhos verdes ou castanhos e 43% tinham olhos pretos.

3. O melanoma é mais comum em pessoas com olhos azuis

mulher_olhos_azuis

Ainda que, geneticamente, o melanoma e o vitiligo pareçam opostos, aquilo que funciona como uma proteção para o vitiligo aumenta o risco de melanoma.

Uma teoria de por que isso ocorre é que o vitiligo é uma doença autoimune. Isso significa que nossa resposta imunológica ataca por engano nosso próprio corpo.

O excesso de atividade dessa resposta poderia ser o que faz as pessoas de olhos escuros serem mais suscetíveis ao vitiligo, e, por sua vez, o que combate o melanoma.

A relação exata é desconhecida, mas alguns cientistas concordam que há três fatores relacionados:

  • Os genes que protegem contra o vitiligo
  • Os genes que protegem contra o melanoma
  • Os genes que determinam a quantidade e tipo de pigmento da pele e dos olhos

4. As pessoas com olhos escuros podem ser mais sensíveis ao álcool

Pense bem no momento de aceitar um copo. Se seus olhos são de cor preta ou marrom, é possível que você suporte menos a bebida alcoólica que seus amigos de olhos azuis ou verdes.

Esta descoberta foi publicada na revista científica norte-americana Personality and Individual Differences.

Os investigadores encontraram um maior consumo de álcool nas mulheres com olhos de cor clara.

Sua hipótese é que as pessoas de olhos escuros podem ser mais sensíveis ao álcool e a outras drogas em geral, o que faz com que bebam menos.

Visite este artigo: Efeitos que o álcool causa no organismo

5. Uma mudança na cor dos olhos poderia ser um sinal de que algo está errado

Você tem notado um enrijecimento na parte branca dos olhos? É muito provável que tenha alergias não-diagnosticadas.

Se ficam amareladas, talvez trate-se de um problema de fígado. Se apenas um de seus olhos mudou de cor, poderia ser um sinal de doença hereditária, como a neurofibromatose.

Lembramos também que, se você notar uma mudança na cor de seus olhos, deve consultar um oftalmologista.

Ele é o médico adequado para essa área do seu corpo e lhe dirá se você deve consultar outro especialista, no caso da mudança da cor ser um sintoma de outro problema.

Qual a cor dos seus olhos? Agora, você poderá saber um pouco mais sobre si mesmo e sobre a sua saúde graças a este fator.

Tome as medidas adequadas para manter a saúde destes órgãos tão importantes.