As cores influenciam nossos sentimentos: qual é a sua favorita?

As cores influenciam nossos sentimentos: qual é a sua favorita?

Embora os efeitos das cores sejam inatos, cada pessoa tem uma ou várias favoritas, e não deveríamos deixar de usá-las no dia a dia para que nos ofereçam bem-estar.
As cores influenciam nossos sentimentos

Há cores capazes de influenciar nosso humor de diferentes maneiras. Por isso, sempre é adequado saber um pouco mais sobre como a psicologia da cor atua para, deste modo, poder criar entornos de trabalho e cenários privados onde viver e trabalhar melhor.

Também sabemos que cada um possui a sua cor preferida. Não se sabe muito bem o porquê, mas há determinadas tonalidades com as quais harmonizamos melhor e que, por sua vez, nos definem.

Hoje, aqui em nosso espaço, queremos trazer resumidamente um artigo sobre um trabalho realizado pela psicóloga e socióloga Eva Heller em seu livro intitulado “A psicologia da cor“.

Este livro é uma referência neste campo tão interessante, onde se aborda a relação íntima entre as cores e os sentimentos que nos causam.

Por isso, convidamos você a descobrir esses dados com os quais talvez entenda melhor determinados aspectos sobre sua personalidade.

A psicologia das cores

É possível que seja difícil para algumas pessoas acreditar que as cores podem ser características de padrões de personalidade ou mudar nosso humor.

Por isso, a psicóloga Eva Heller, da Universidade Livre de Berlim, realizou um profundo estudo onde analisou as respostas e os comportamentos de 2000 pessoas em relação a determinadas cores e os sentimentos que elas provocavam.

Graças a isso foi possível demonstrar que determinadas associações não aparecem aleatoriamente, mas são, ao invés disso, experiências universais que têm muito a ver com nossos antepassados, nossa infância, nossa linguagem e nosso pensamento.

Com isso, quase seria possível dizer que os efeitos das cores são inatos. Coloquemos um exemplo: ninguém trabalhará e nem poderia relaxar em uma sala com as paredes pintadas de preto e vermelho.

Agora, se estivessem pintadas de verde, branco ou azul, o efeito seria muito mais positivo.

paisagem-de-cores-amarelas

Conheça a seguir mais dados sobre cada cor.

A cor azul

A partir da pesquisa realizada pela doutora Heller ao longo de vários anos, ficou claro que a cor favorita das pessoas em geral é azul, seguida de verde.

Acreditemos ou não, existem até 111 tonalidades de azul. As características gerais que a cor azul transmite são as seguintes:

  • É a cor da simpatia, da harmonia e das virtudes espirituais e divinas.
  • Nos oferece certa sensação de distância, mas também de sonho.
  • Também simboliza a inteligência e tem um componente tanto masculino quanto feminino.

A cor verde

  • É, sem dúvidas, uma das cores mais queridas e também das mais interessantes. A cor verde está relacionada com a esperança, a fertilidade, a vida e a saúde. É, portanto, uma cor de alto poder.
  • Também está relacionada com as etapas mais juvenis da vida, porque tem um tom muito energizante onde discorrem a liberdade e a força mais intensa.

bosque-de-cores

A cor vermelha

Sem dúvidas você tem uma leve ideia do que o vermelho simboliza para a população em geral. Em efeito, é a cor da paixão, mas também do ódio.

  • Há 105 tons da cor vermelha e desde a antiguidade ela está muito relacionada com as classes mais altas. Por isso, costuma vir sempre associada à riqueza.
  • É uma cor dinâmica, que nos convida a atividades mais intensas.
  • Como dado curioso é interessante saber que, segundo as pesquisas da doutora Heller, esta é uma das cores que os animais menos gostam.

A cor amarela

As análises realizadas ao longo de vários anos nos indicam que estamos diante de uma das cores mais contraditórias.

  • As pessoas a enxergam como uma cor divertida, mas a relacionam também com a traição.
  • Simboliza também a maturidade e o amor mais sensual.
  • Diz-se também que é uma cor muito otimista que convida ao trabalho, à leitura, à escrita e à criação em geral.

Recomendamos o seguinte artigo: Caminhar: o melhor exercício para a mente e o corpo

A cor violeta

Essa é uma das cores, sem dúvidas, mais interessantes. É relacionada com a magia e o feminismo. É uma cor de poder e que representa, ao mesmo tempo, a solidariedade e o respeito.

borboleta-de-cores

A cor laranja

Ainda que seja um tom muito relacionado à cultura budista, os entendidos em psicologia da cor assinalam que ele é um pouco subestimado.

O laranja é ideal para cenários nos quais favorecer o contato e o entendimento social, atrai a luz e é divertido, amável, energético.

A cor rosa

Podemos imaginar mais ou menos ao que essa cor costuma se relacionar: coisas delicadas, o encanto, a cortesia e a ternura erótica.

É preciso considerar que o rosa é uma cor muito adequada para a casa, já que é relaxante, exala entusiasmo e criatividade. e combinada com outras cores nos oferece, sem dúvidas, uma alta originalidade.

A cor branca

É a cor do bem, do espírito, do começo, do puro e do inocente.

A cor preta

  • A cor preta é a cor favorita dos estilistas. Portanto, na hora de vestir ela é, sem dúvidas, a cor que usamos para mostrar um toque de elegância.
  • Apesar do fato de que atualmente ainda há dúvidas se devemos considerá-la uma cor (não há presença de luz), nosso instinto continua enxergando-a como um componente marcadamente negativo.
  • Mais além da moda, a cor preta se relaciona com o fim, com a morte e a brutalidade.

Como você pôde ver, este tema é, sem dúvidas, muito interessante.

Apesar de todos nós termos uma “cor favorita”, o mais comum é que tenhamos entre duas ou três prediletas. Não deixe de usá-las se elas oferecem bem-estar ao seu dia a dia.