Cortar o cabelo segundo as fases da lua

Cortar o cabelo segundo as fases da lua

Caso tenha o cabelo danificado, sem brilho e seco, aproveite a fase da lua cheia para cortá-lo. Assim, você conseguirá um cabelo mais saudável, brilhante e forte.
Cortar o cabelo segundo as fases da lua

Sem dúvidas você já escutou alguma vez alguém dizer (principalmente as mulheres) que vai cortar o cabelo porque é lua crescente; ou que não aceita ir ao salão de beleza porque essa noite fará lua cheia. Isso acontece porque os ciclos lunares, segundo crenças e algumas pesquisas da ciência, têm uma influência importante no crescimento não só do cabelo, como também das plantas, no movimento das marés, etc.

Misticismo ou realidade?

Sem dúvidas há muitas histórias em torno da lua e suas fases. As crenças indicam que para cada ciclo existem atividades que serão mais propícias e indicadas do que outras. O fato é que se não tivéssemos a lua, muitas das coisas que vemos diariamente não existiriam. Mas como? É exatamente como você está lendo, já que o satélite natural de nosso planeta e seu magnetismo sob a Terra influenciam o humor, a gravidade das doenças, o crescimento das unhas ou do cabelo, o comportamento dos animais, etc.

Os movimentos que nos guiam diariamente são majoritariamente regidos pelo que a lua “faz”. Apesar de não haver muita confirmação científica a respeito de alguns aspectos em particular, existe, por exemplo, um calendário de plantio para a horta que especifica em que dia devemos plantar cada espécie considerando as fases da lua e suas características (se são consumidos os frutos, as folhas ou os bulbos).

horta-organica

O que está comprovado é que em um ano a lua percorre 13 vezes a circunferência da terra, produzindo 13 lunações. Elas podem modificar a vitalidade, energia, capacidade intelectual, sensibilidade, humor, dores, etc. Cada ciclo afeta o planeta com vibrações diferentes.

Onde é possível ver isso melhor é nas marés, já que o satélite de nosso plante “atrai” a água até ele dependendo de sua fase. Quando está minguante ou crescente, as marés são baixas, e quando está nova ou cheia, as marés são altas. As mais intensas ocorrem na lua nova, porque o sol também entra em ação e exerce uma influência.

A relação entre a beleza, a saúde e as fases da lua está sendo estudada há muito tempo. Algo que é possível saber a respeito é que, por exemplo, se uma mulher se depila na fase minguante, o crescimento posterior será muito mais lento e fraco, algo que não ocorre na fase crescente.

Justamente nesta etapa é quando há mais possibilidades de sofrer hemorragias, por isso o período menstrual costuma ser mais intenso e doloroso e não se aconselha fazer cirurgias ou extrações de dentes nesta fase, mas sim esperar que ela esteja minguante.

dentes

Cortar o cabelo e a relação com as fases da lua

  • Lua nova: É quando a lua não está visível para nós porque se localiza entre o sol e a terra. Só é observada quando há um eclipse total do sol. Nesta etapa não é aconselhável realizar nenhum tipo de corte no cabelo, já que é uma etapa prejudicial para os fios em que há enfraquecimento das fibras capilares e mais queda.
  • Lua crescente: É quando a parte iluminada da lua tem forma de um semi-círculo. Se você deseja que seu cabelo cresça mais rápido e forte, corte-o nesta fase lunar. Também é um bom momento para cortar as unhas que estão ressecadas, o que ajudará a melhorar a estrutura geral dos capilares. É preferível cortar o cabelo entre meio dia e seis da tarde, quando há um aumento progressivo da atração da lua.

Fases da lua

  • Lua cheia (ou plenilúnio): É quando a concavidade da parte lumínica da lua é vista em sua totalidade, ou seja, um círculo completo. A saída no horizonte ocorre por volta das 18 horas, o zenit é alcançado à meia noite e se oculta às 6 da manhã. Marca justamente a metade do mês lunar (composto por 14 dias, 18 horas, 21 minutos e 36 segundos). Este é o momento ideal para fazer um grande corte de cabelo. Se seu cabelo está muito danificado, maltratado, seco e sem brilho ou vida, não hesite em aproveitar a lua cheia para cortá-lo. Isso favorece que ele pareça mais abundante, saudável, brilhante e forte. O corte deve ser feito entre as seis da manhã e meio dia, de preferência um dia antes da lua cheia ou no mesmo dia em que a fase começar.
  • Lua minguante: É igual à lua crescente, mas no sentido contrário. As mulheres que têm muito cabelo e volume devem cortá-lo nessa fase. Dessa maneira conseguirão fazer com que ele não cresça de forma tão acelerada e poderão manter o look por mais tempo. Faça o corte entre as seis da manhã e o meio dia, quando descende a atração lunar.

Fases da lua

Para saber mais sobre as fases da lua com exatidão, observe um calendário.

Imagens oferecidas por NASA Goddard Space Flicht, Janet Ramsden.