Cuidados com os cabelos: 3 receitas infáliveis

Cuidados com os cabelos: 3 receitas caseiras infalíveis

Não é só de cabeleireiro que vivem as belas madeixas femininas: muitos cuidados tomados em casa podem ajudar a ter o cabelo dos seus sonhos. E os cuidados começam na cozinha – bastam alguns ingredientes que iriam muito bem na mesa, um pouco de cuidado e paciência na hora da aplicação e pode esperar: a transformação é feita em casa!

Separamos aqui algumas dicas úteis para fazer em casa. Muitas retiradas dos livros de sabedoria popular, outras com dicas da vovó, que já sabia das coisas. Escolha a sua receita de acordo com o seu objetivo e mãos à obra – ou, aos fios!

Em casa, pequenas receitas ajudam a ter o cabelo dos seus sonhos

Para hidratar os cabelos secos: Abuse do poder do abacate e da clara de ovo, dois ingredientes que, já sabemos, fazem maravilhas no corpo. O abacate é rico em óleos e vitaminas, e a clara é rica em albumina, um tipo de proteína muito usado por praticantes de ginástica por ser capaz de regenerar fibras. E como com os cabelos não seria diferente, anote a receita: leve meio abacate e a clara de um ovo ao liquidificador. Bata tudo até ficar uma mistura homogênea e aplique nos cabelos úmidos. Deixe agir por meia hora – experimente, para isso, fazer uma touca com os cabelos, mas cuidado com as toucas térmicas para não queimar os fios; uma touca para “abafar” já é suficiente. Em seguida, enxágue bem.

Para fazer a cabeleira crescer: Já dizia a sabedoria popular que óleo de mamona – o famoso óleo de rícino – já contribuía para o crescimento dos fios e o combate à calvície. O cheiro não é dos mais agradáveis, mas o efeito é garantido: basta aplicar uma pequena quantidade no condicionador ou no creme de massagem, passar ao longo dos fios e deixar por alguns minutos. Não exagere, porque o produto é gorduroso. Quem deseja passar sobre as sobrancelhas pode perceber também o efeito. Há quem diga que uma massagem de óleo de rícino no couro cabeludo pode combater a queda capilar.

Receitas naturais para os cabelos

Para dar volume e maciez aos fios: já dizia a sabedoria popular que o mamão papaia é um excelente aliado para uma pele bonita. Bom, acontece que o mesmo acontece com os cabelos, já que a fruta é rica em minerais e vitaminas nutritivas. Então aproveite para fazer o tratamento completo: pegue metade de um mamão papaia (a outra metade você pode colocar na sua salada!), e coloque no liquidificador. Acrescente um pouco de água até formar um creme, e passe a mistura nos fios umedecidos. Utilize a mesma dica da touca – abafe os cabelos por meia hora, seja com uma touca ou com uma toalha morna, e enxágue. O resultado é visível no brilho e no tato.

Imagens oferecidas por LyndaSanchez y nemuneko.jc