Como cuidar das mãos para mantê-las jovens

Como cuidar das mãos para mantê-las jovens

Você já notou que a pele das mãos é mais fina e delicada que em outras partes do corpo? Pois é, por isso mesmo, precisam de proteção especial para que permaneçam viçosas, macias e livres de manchas ao longo da vida.

Assim como o rosto, as mãos estão sempre descobertas, diretamente expostas à luz solar, sem a proteção de roupas ou outras barreiras, pelo que tendem a receber muita luminosidade e a apresentar os sintomas típicos do foto envelhecimento (danos provocados pelo excesso de sol), como rugas, manchas e escurecimento e um afinamento da pele.

Todos nós estamos expostos ao sol, mesmo quem não vai muito à praia. O Brasil é um país de clima tropical com altas temperaturas durante o ano inteiro e em boa parte do território. Seja dirigindo ou apenas andando na rua em um dia de semana normal, você está expondo suas mãos ao sol, assim como o rosto, pescoço e colo, áreas que também merecem atenção.

SOL

Filtro solar, desde sempre

Diante da ameaça constante do sol, a recomendação número um de dermatologistas é o uso de filtro solar com fator de proteção de pelo menos 30, para quem tem a pele mais morena, ou de pelo menos 60 para pessoas de pele muito clara.

Use o filtro solar diariamente, não apenas na praia. Além do rosto, passe no pescoço, colo, mãos e braços, reaplicando depois de suar em excesso ou de tomar banhos. Prefira produtos com uma consistência não oleosa, que não manchem roupas nem tenham perfume.

Uso de luvas

As tarefas domésticas necessitam do uso de produtos de limpeza cheios de substâncias químicas corrosivas para a pele das mãos. Sabão em pó, detergente de pratos, sabões variados e outros produtos higiênicos, como o simples álcool, ressecam a pele e não devem ser mantidos em contato com as mãos por um longo tempo. Assim, procure trabalhar sempre usando luvas, para prevenir o envelhecimento precoce das mãos.

Sempre que possível, procure também limpar a casa com produtos naturais, como os que usam bicarbonato de sódio, sal, vinagre e limão, e que agridem muito menos a pele.

Mãos-suaves

Hidratação diária

Um dos testes mais simples realizados para saber se a pele está hidratada é puxar a pele das mãos e observar se a pele volta rapidamente ao normal ou se demora um tempo. Se voltar rapidamente, ela está hidratada e elástica, mas, se demorar um pouco, é um sinal de que a pessoa precisa ingerir mais água e cuidar mais da sua pele. Também pode indicar deficiências nutricionais.

Beba ao menos dois litros de água por dia, e hidrate a pele das mãos com produtos à base de ingredientes como:

– Azeite de rosa mosqueta
– Azeite de amêndoas
– Azeite de oliva
Aloe vera (babosa)
– Manteiga de karité

Se você encontrar esses azeites e manteigas “ao natural” também pode passá-los diretamente sobre a pele das mãos. Será até melhor, pois contêm menos produtos químicos nocivos.

Esfoliação semanal

Esfoliante

Ao menos duas vezes por semana, elimine células mortas esfoliando as mãos. Uma receita simples e eficaz é misturar mel com açúcar cristal, ou usar aveia e iogurte natural, se a pele for muito delicada. Azeite de oliva e sal grosso também é uma boa receita de esfoliante caseiro para as mãos.

Massageie as mãos suavemente com os esfoliantes que escolher.

Mãos frias

Mãos e pés muito frios podem ser um sintoma de algo mais grave, como problemas circulatórios. Algumas pessoas, entretanto, não possuem nenhuma doença relacionada ao frio nas mãos, e podem se beneficiar de massagens com substâncias estimulantes, como o gengibre e a pimenta.

As unhas também merecem atenção. Examine-as para saber se estão fortes ou quebradiças, se apresentam manchas brancas  (um possível sinal de deficiências nutricionais) e se estão se desenvolvendo com saúde. Para isso, não se esqueça de investir em uma dieta balanceada.

Manchas-nas-mãos

As mãos revelam nossa idade

Lembre-se de que as mãos revelam a nossa idade, como o rosto faz. É importante cuidar de todo o corpo, não apenas do rosto e cabelos. Mãos manchadas, enrugadas e desidratadas podem dar a impressão que uma pessoa é muito mais velha do que realmente é.

Por isso, os cuidados com as mãos devem entrar na lista de cuidados de beleza de todas as pessoas, sempre tentando prevenir o envelhecimento, ao invés de remediá-lo.