Como cuidar das unhas para fortalecê-las

Como cuidar das unhas para fortalecê-las

Além de nutri-las de dentro para fora através de uma alimentação saudável, é muito importante cuidar das unhas também por fora, não maltratá-las e hidratá-las regularmente.
Como cuidar das unhas

É impossível esconder as mãos e sabemos que elas dizem muito sobre a nossa personalidade.

Se pararmos para pensar, quase sempre reparamos no estado das mãos e das unhas para termos certa impressão das outras pessoas, e os outros certamente também prestam atenção nas nossas.

O cuidado com as unhas é algo que vai muito além do aspecto estético. Ao fazerem parte das mãos e estar todo o tempo em contato com diversas superfícies e elementos, as unhas acumulam sujeira e bactérias que podem acabar causando diversas doenças se não forem eliminadas.

Sofrer com as unhas quebradiças ou que demoram muito tempo para crescer pode ser um indício de um problema de saúde ou algum tipo de deficiência nutricional.

Felizmente, hoje em dia existem centenas de tratamentos para melhorar o aspecto das unhas e reduzir todos estes danos que elas sofrem por muitos fatores.

Hoje, em nosso espaço, queremos compartilhar alguns truques naturais que, por um baixo custo, podem ser úteis para melhorar e fortalecer as suas unhas. Você se anima a conhecê-los?

Azeite de oliva para nutrir as unhas

Azeite-de-oliva

O azeite de oliva tem ácidos graxos essenciais e vitaminas que nutrem e fortalecem as unhas. O seu uso regular pode diminuir a quebra e acelerar o crescimento.

Como fazer?

  • Coloque um pouco de azeite de oliva extra virgem em um copo ou recipiente e submerja as unhas nele durante 15 ou 20 minutos.
  • Lembre-se de que o mesmo azeite pode ser utilizado durante alguns dias para o tratamento, por isso não o jogue fora após o primeiro uso.

Vitamina E para as cutículas

A nutrição das cutículas impede que elas se debilitem e permitam que as bactérias afetem sua saúde. Uma umectação adequada pode proporcionar elasticidade e beleza.

Como fazer?

  • Você pode utilizar vitamina E em cápsulas ou algum produto que a contenha. Aplique várias vezes ao dia para obter melhores resultados.

Vinagre para dar brilho às unhas

Vinagre

As suas unhas ficam opacas e desgastadas? É a hora de proporcionar a elas um pouco de brilho para que possam se recuperar e ficar com uma aparência incrível.

Como fazer?

  • Embeba um algodão em vinagre branco e passe-o sobre a superfície das unhas várias vezes ao dia.

Alho para endurecer as unhas

Você está cansada de ter unhas frágeis e quebradiças? Um ingrediente natural pode endurecê-las para estimular o seu crescimento saudável em pouco tempo.

Como fazer?

  • Amasse vários dentes de alho e incorpore-os a um esmalte transparente.
  • O uso regular deste tratamento ajudará a obter unhas muito fortes que nunca quebram.

Suco de cebola para desinfetar as unhas

Suco-de-cebola

As bactérias que se acumulam no interior das unhas podem causar doenças e o surgimento de fungos.

As propriedades antibióticas e antivirais da cebola ajudam a combater as doenças de forma natural, para que as unhas não se enfraqueçam.

Como fazer?

  • Extraia o suco de uma cebola e submerja suas unhas nele durante 15 ou 20 minutos.
  • Você também pode triturar a cebola e aplicá-la nas unhas fazendo um curativo.

Biotina para fortalecer as unhas de dentro para fora

A biotina, também conhecida como vitamina H ou vitamina B7, é um nutriente essencial do qual as unhas precisam para conservar o seu esmalte e a sua estrutura.

Um aumento do consumo deste nutriente na dieta é a melhor maneira de complementar os tratamentos para conseguir o seu crescimento saudável.

Como fazer?

Escolha alimentos que proporcionam biotina, cálcio e proteínas.

  • O fígado
  • Os ovos
  • Os cereais integrais
  • O tomate
  • Os frutos secos
  • A couve-flor

Consumir mais água para hidratar as unhas

Beber-agua

A fórmula perfeita de hidratação corporal é a água. Este líquido tão apreciado desempenha um papel muito importante em muitas funções do corpo, e também tem muito a ver com o estado das nossas unhas.

Como fazer?

  • Se você for uma daquelas pessoas que não toma a quantidade recomendada de água no dia a dia, considere aumentar o consumo até conseguir beber oito copos por dia.

Massagem para estimular o crescimento das unhas

Uma massagem nas unhas pode melhorar o fluxo sanguíneo na região para estimular o seu crescimento e fortalecimento natural.

Como fazer?

  • Pegue um pouco de óleo essencial ou creme hidratante e faça massagens suaves nas unhas com as pontas dos dedos da outra mão.

Proteção para evitar o enfraquecimento das unhas

Usar-luva

O uso de produtos químicos agressivos para a limpeza do lar é uma das principais causas do enfraquecimento e quebra das unhas.

Estes componentes causam irritação, provocam o ressecamento e causam danos na estrutura natural da unha.

Como fazer?

  • Para manipular químicos e elementos de limpeza, proteja-se sempre usando luvas.
  • Em nenhuma hipótese tente abrir frascos ou latas utilizando as suas unhas.