Como cuidar do couro cabeludo todos os dias?

Como cuidar do couro cabeludo todos os dias?

A maioria das pessoas (sobretudo as mulheres) quer ter um cabelo bonito, como os das modelos de revistas e acabam utilizando centenas de cremes e tratamentos. Entretanto, descuidam de algo muito importante, da parte onde nascem os fios do cabelo. Aprenda nesse artigo como cuidar do couro cabeludo todos os dias, evitando assim a caspa e desfrutando de um cabelo mais bonito.

Couro cabeludo saudável = cabelo bonito

Para ter um cabelo como os das pessoas que acabam de sair do cabeleireiro, você não precisa gastar muito dinheiro em produtos e tratamentos. Antes de tudo, você precisa cuidar do couro cabeludo, pois você pode usar o melhor tratamento para ter um cabelo perfeito, mas se o “lugar de partida” dos fios esta maltratado, você só terá gasto dinheiro.

O ressecamento, o excesso de oleosidade, a sujeira, a exposição ao sol e a falta de cuidados são as causas mais diretas dos problemas capilares, tais como: calvície ou alopecia, caspa, os fios vão ficando cada vez mais finos e quebradiços, dermatite seborreica, etc. Agora, se você quiser ter um cabelo lindo então primeiro tem que cuidar do seu couro cabeludo, e assim “atacar” o mal pela raiz.

Dicas para cuidar do couro cabeludo

As seguintes dicas para ter um couro cabeludo saudável vão ajudar bastante. Preste atenção e siga-as ao pé da letra.

Limpeza

Por mais que você não perceba, lembre-se que essa região acumula uma grande quantidade de impurezas (pó, pele morta, restos de xampu, etc.). Os poros vão se entupindo e não permitem que os folículos capilares se nutram, e desta forma o cabelo se “asfixia”, ficando mais debilitado e quebradiço.

É importante encontrar um equilíbrio entre lavá-lo todos os dias e uma vez por semana. Se você lavar o cabelo todos os dias, isso pode gerar efeitos indesejados, pois pode fazer com que o cabelo não absorva todos os nutrientes essenciais e, além disso, pode fazer com que a raiz do cabelo se resseque por completo. O melhor é lavar o cabelo de três em três dias e, se possível, com xampu e condicionador natural (como aqueles à base de aveia, abacate ou mel), para que o couro cabeludo possa regenerar seus próprios óleos naturais.

Massagens

Além fazer algo relaxante e perfeito depois de um dia ocupado, realize uma boa massagem no couro cabeludo para melhorar a saúde e a beleza do cabelo. Cada dia, realize movimentos circulares com a ponta dos dedos (nunca com as unhas) para melhorar a circulação de sangue, a oxigenação e a absorção dos nutrientes, assim como também para remover a poeira que se acumula. A pressão dos dedos deve ser leve e você pode usar algum óleo essencial ou azeite de oliva se você tiver caspa, por exemplo.

Máscaras

óleo de cabelo

Busque opções caseiras para que seu couro cabeludo fique mais bonito. As máscaras podem ajudar, basta seguir uma rotina de beleza. Cada semana aplique na região uma mistura com:

  • 1 iogurte natural
  • 2 colheres de mel de abelha (60 g)

Ficará uma espécie de pasta que você deve espalhar por todo o couro cabeludo e deixar atuar por uns 15 minutos. Em seguida, enxágue com água abundante. Esta é uma máscara antisséptica, revitalizante e regeneradora. Se a pele estiver muito ressecada, você pode substituir o mel pela polpa da aloe vera.

Alimentação

A beleza começa por dentro, nunca se esqueça disso. De nada vai adiantar usar as máscaras, cremes ou xampus naturais se você se alimentar de forma inadequada. Sua dieta deve estar repleta de frutas e vegetais, de sementes, de legumes, de frutas secas e farinhas integrais. Se faltarem nutrientes em seu corpo, isso repercutirá no lado de fora. Não se esqueça de acrescentar em sua rotina de alimentação os seguintes ingredientes:

  • Aipo
  • Alfafa
  • Cenoura
  • Algas marinhas
  • Pescados, como o salmão
  • Nozes
  • Amêndoas
  • Leites e óleos vegetais
  • Abacate
  • Azeite de oliva

Problemas mais habituais do couro cabeludo

remedios naturais para caspa

A psoríase, a caspa e a dermatite seborreica são as três alterações mais frequentes que ocorrem no couro cabeludo. Geralmente, acabam sendo mais visíveis atrás das orelhas, na testa, na nuca e perto da linha do cabelo. No caso da caspa, ela aparece devido a um excesso de células mortas que ficam na forma de escamas, nada estético. Ela pode ser tratada com um xampu de ervas medicinais, por exemplo.

As pessoas que possuem psoríase no couro cabeludo apresentam descamações mais importantes e, geralmente, apresentam inflamação na região. Se esse for o seu problema, não penteie o cabelo com muita frequência e, cada vez que o fizer, verifique que seja com uma escova de cerdas suaves. Não raspe nem arranque as escamas, lave o cabelo com suavidade, não utilize o secador de cabelo e nem aplique produtos fortes.

Evite as situações de estresse, já que, talvez, essa seja a razão do aumento das escamas brancas no couro cabeludo. Também podem ocorrer devido aos hábitos na hora de lavar o cabelo ou por causa de alguns produtos de beleza. É bom não amarrar o cabelo muito forte, ou quando estiver molhado, não utilizar tintura, tomar banho com água um pouco salgada (como a do mar), para regular os níveis dos óleos produzidos pelo couro cabeludo, e faça massagens com azeite de oliva ou óleo de arnica.

Caspa-piolhos

Preste muita atenção nos sinais que o seu couro cabeludo mostra e, sobre tudo, mude os costumes que danificam e causam inconvenientes. Desta forma, você terá um cabelo mais bonito, como você sempre quis.