Cura de três dias para a hiperacidez gástrica

Cura de três dias para a hiperacidez gástrica

hiperacidez gástrica

A hiperacidez gástrica é uma condição na qual o estômago secreta ácidos em excesso, o que pode ocorrer devido a uma variedade de fatores. Ela pode chegar a ser dolorosa, e por isso é necessário ficar atento à alimentação para controlá-la.

Nesse artigo, falaremos um pouco sobre a hiperacidez gástrica e iremos sugerir uma cura muito simples de três dias, usando apenas alimentos saudáveis.

Causas da hiperacidez gástrica

Alguns fatores podem causar esta condição, por isso vale a pena ficar atento e evitá-los sempre que possível:

  • Medicamentos: alguns medicamentos anti-inflamatórios, se forem ingeridos com frequência, podem desencadear a hiperacidez.
  • Álcool: além de danificar o fígado, a ingestão de álcool também pode provocar esta afecção.
  • Cigarro: uma das principais causas da hiperacidez.
  • Alimentação: alguns alimentos, se forem consumidos com regularidade, também podem causar esta condição, como frituras, comidas oleosas ou muito apimentadas.
  • Estresse: um fator importante, que pode ser evitado através de exercícios de respiração e meditação.

Outras causas menos frequentes incluem a gravidez, obesidade, o ato de ficar muito tempo em jejum e abusar de fast food e comidas industrializadas em geral.

Sintomas da hiperacidez gástrica

estomago

Entre os principais sintomas, podemos citar dores no estômago, vômito, perda de apetite, gases e azia frequente. É importante ficar atento ao surgimento destes sintomas, e consultar um médico caso esteja sofrendo com eles. A hiperacidez gástrica pode evoluir para outras condições mais graves, como indigestão crônica e úlceras estomacais, por isso vale a pena ficar de olho.

Sintomas menos comuns incluem problemas respiratórios, tosse, inchaço abdominal e refluxo. Nas crianças, o peso inadequado para a idade e o ato de recusar comida podem ser indicadores da doença.

Alimentos para combater a hiperacidez gástrica

Muitas pessoas recorrem a determinados medicamentos e ao bicarbonato de sódio na tentativa de reduzir a acidez no estômago. Embora eles possam ser eficazes, não devemos ingeri-los em excesso, já que com o tempo poderíamos inclusive piorar a digestão e tornar o estômago mais suscetível a desenvolver outras doenças. Por isso, recomendamos aqui um tratamento totalmente natural, focado em uma alimentação saudável.

A hiperacidez está intimamente relacionada à alimentação, por isso precisamos ficar atentos ao que estamos ingerindo no dia a dia para curá-la. Alguns alimentos são excelentes para combatê-la, e é deles que falaremos a seguir. Seu consumo vai ajudar a regular o pH estomacal, a reduzir a acidez e a melhorar a digestão em geral. Além disso, eles ajudam a desintoxicar o organismo.

  • Batata: a batata é um dos melhores antiácidos naturais, pois combate a inflamação e a acidez do estômago.
  • Repolho: ajuda a cicatrizar as úlceras. Algumas pessoas têm dificuldade em digeri-lo cru; nesse caso, é possível consumi-lo cozido.
  • Cenoura: alivia a acidez e ajuda a normalizar o pH, além de prevenir úlceras estomacais.
  • Maçã: considerada uma das melhores frutas para tratar transtornos digestivos em geral.

frutas

Além destes alimentos, recomendamos também um antigo remédio que ajudará a combater a hiperacidez gástrica. Basta ingerir todos os dias, em jejum, o suco de meia batata crua (cerca de 50ml), misturado a uma colher de sopa de azeite de oliva extra virgem.

Este remédio natural conta com propriedades alcalinizantes e anti-inflamatórias. Recomenda-se tomá-lo durante nove dias seguidos. Depois deste período, faça uma pausa de vários dias antes de começar novamente (se for necessário).

Cura de três dias para a hiperacidez gástrica

Esta cura deve durar apenas três dias seguidos, já que restringe muitos alimentos. A ideia é desintoxicar o organismo e reduzir a acidez do estômago. Durante os dias escolhidos, evite fazer muito esforço e não pratique atividade física.

Nesses três dias, iremos ingerir o suco de batata crua e azeite de oliva pela manhã, em jejum. Ao longo do dia, iremos basear nossa alimentação nos quatro alimentos que mencionamos anteriormente: batata, repolho, cenoura e maçã.

Os quatro alimentos são muito versáteis, e por isso podemos cozinhá-los de diferentes maneiras. Dessa forma, fica mais fácil seguir este processo de cura, já que não poderemos ingerir nenhum outro tipo de alimento. Eles podem ser cozidos no vapor, feitos no forno, ralados crus e consumidos como salada, ou até batidos e ingeridos em forma de suco.

suco

A partir do quarto dia, recomendamos manter a ingestão destes alimentos, mas incorporar também os alimentos saudáveis que fazem parte de nossa dieta habitual. Continue evitando o consumo de laticínios, frituras, farinhas refinadas, açúcares, álcool, café, carne vermelha e embutidos.

Mantendo uma alimentação saudável, será possível curar a hiperacidez gástrica com o tempo.