Aftas e feridas na boca: confira tratamentos naturais

Como curar aftas e feridas na boca?

As feridas na boca podem surgir por diferentes causas, mas as soluções são similares. Contaremos como aliviá-las e como você pode evitar o seu surgimento no futuro.

Podem ser muito pequenas, porém muito incômodas. Doem, incomodam e estão em um lugar bastante úmido e não se curam de um dia para o outro. É por isso que necessitamos de um bom remédio caseiro para eliminar as aftas e feridas o mais rápido possível.

Causas das aftas e feridas

As aftas são feridas que aparecem com muita frequência, porém a verdade é que não se sabe com precisão a causa. Os especialistas ainda não puderam determinar com exatidão porque estas pequenas úlceras aparecem na boca, o que se sabe é que afetam 20% da população. Causam dor e incômodo tanto para falar quanto para comer.

Podem ser de dois tipos: simples ou complexas. As primeiras aparecem algumas vezes por ano e duram uma semana aproximadamente, em pessoas entre 10 e 20 anos de idade. As complexas são menos frequentes e somente as sofrem quem já teve algum tipo de úlcera bucal antes.

tratamento para aftas e feridas

As feridas na boca saem por causas diversas. Alguns fatores desencadeantes são: estresse, ingestão de alimentos ácidos ou cítricos, lesões por algum alimentos ou utensílio, sistema imunológico debilitado, problema nutricional ou uma doença gastrointestinal. Os objetos afiados e a ortodontia também podem causar feridas.

Temos que prestar atenção nas aftas e na herpes, que podem ser iguais em relação à aparência, mas não em relação à doença. O herpes labial é causado por um vírus simples e é contagioso, as aftas não. O primeiro pode aparecer em outros lugares do rosto, como os lábios, nariz, debaixo do queixo.

Para saber se você apresenta uma úlcera bucal os sintomas são: ardor, sensação de formigamento doloroso, feridas redondas brancas ou cinzas com avermelhamento nas bordas. Também febre, inflamação de gânglios linfáticos etc.

Prevenção das aftas e feridas na boca

O bom das aftas bucais é que desaparecem, quase sempre, sozinhas. A dor pode ser incômoda, mas o importante é não colocar a língua nem os dentes no lugar, por mais que seja uma “tentação”. Entre sete e dez dias elas serão apenas uma má lembrança.

Remédios naturais para aftas e feridas

  • Sal: é um dos antissépticos mais baratos e efetivos que existem. É um grande aliado para curar as feridas naturalmente. Misture uma colher de sal em um copo de água morna e enxágue a boca com a mistura, dando ênfase na zona onde a ferida está localizada. Cuspa a água e repita o processo ao menos três vezes ao dia. Pouco a pouco a dor e o incômodo vão diminuindo. Outras pessoas optam por pegar um grão de sal grosso e esfregá-lo na ferida. O problema deste processo é que gera mais dor e irritação, por isso não é recomendado.
  • Bicarbonato de sódio: funciona da mesma maneira que o sal, como um antiséptico eficaz nestes casos. Misture o bicarbonato em meio copo de água e enxágue a boca, fazendo “bochechos” sem engolir o líquido. Você também pode fazer uma pasta com um pouco de água e aplicar na ferida, deixando alguns instantes para que faça efeito. Depois enxágue com água fria sem esfregar.

Remédios naturais para o tratamento de aftas e feridas

  • Água oxigenada: outro remédio infalível para as feridas na boca. Pegue um algodão e submerja-o em água oxigenada. Aplique diretamente sobre a lesão três vezes ao dia. O processo acalmará as dores e ajudará a prevenir as possíveis infecções.
  • Enxaguante bucal: é um remédio não tão “natural”, mas pode servir bastante para reduzir os incômodos na boca, um alívio imediato que controlará a formação de bactérias. Mas não coloque muito enxaguante, principalmente se ele for muito forte, pois é provável que sentirá arder a ferida.
  • Gelo: a propriedade de um cubo de gelo é curar as feridas pouco a pouco e também reduzir a inflamação e a dor. Atua como um sedativo. Coloque um cubinho de gelo quantas vezes considerar necessário durante o dia.

Evite o aparecimento de aftas e feridas na boca

  • Iogurte: graças ao ácido do leite e as bactérias que contém, o iogurte ajudará a mudar a composição do pH da boca e controlará a formação de novas bactérias. Coma um iogurte diariamente especialmente se você sofre com feridas ou aftas frequentemente. Você pode também aplicar o iogurte diretamente na ferida.
  • Leite de magnésia: apresenta um efeito similar ao do iogurte. Use três vezes ao dia para que mude o pH da boca e fará “frente” às bactérias que possam causar as úlceras. 

Conselhos para evitar a formação das aftas e feridas

A deficiência de minerais ou vitaminas causam úlceras bucais. Por isso é melhor inclui-los em sua dieta. Outras condições que também podem produzir feridas incluem a anemia por deficiência de ferro, ácido fólico, doença de Crohn etc. Assim que, não tenha dúvida em adicionar no seu plano alimentar alimentos que o contenham, como as verduras de folha verde, os cereais integrais, o leite, entre outros.

Tenha cuidado quando for escovar os dentes, pois pode causar feridas similares as aftas, ou irritações. O mesmo pode acontecer quando comemos algum alimento com “ponta” como biscoitos, pães, torradas etc. Evite os alimentos ácidos ou picantes, a goma de mascar e não se esqueça de usar o fio dental depois de cada refeição para manter a boca sempre limpa e saudável.

Imagens cortesia de Toshiyuki IMAI, the italian voice, Joshua Yoon Her Nandez, Emilian Robert Vicol, gaelx.