Como curar o esporão de calcâneo de forma natural

Para aliviar a dor causada pelo esporão de calcâneo podemos recorrer a diferentes remédios. Eles devem ser combinados com o uso de um sapato confortável, pelo menos até que a circulação melhore.
Como curar o esporão de calcâneo de forma natural
Carlos Fabián Avila

Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila.

Escrito por Yamila Papa Pintor

Última atualização: 07 outubro, 2022

Essa protuberância no osso, que aparece quando o calcanhar se satura de tanta pressão, é conhecida como esporão de calcâneo.

Pode causar muita dor e impossibilidade de usar certos tipos de calçado (sobretudo os de salto alto). No seguinte artigo, contaremos como reduzir esse problema de forma natural.

O que é o esporão de calcâneo?

esporao-de-calcaneo

Quando surge uma inflamação no lugar onde os tendões se ligam aos ossos do pé, produz-se o problema sobre o qual falaremos hoje: o esporão de calcâneo.

Ele aparece sob a forma de uma protuberância com uma espécie de ponta e pode provocar muita dor, sobretudo quando realizamos um esforço ou passamos muitas horas parados.

Também conhecida como deformidade de Haglund, afeta principalmente as mulheres, por causa do uso de saltos altos.

Os sintomas podem aparecer pela manhã, ou ao caminhar depois de dormir à noite.

As principais causas do esporão de calcâneo são:

  • Estresse
  • Sapato inadequado
  • Atividade física intensa
  • Sobrepeso
  • Postura incorreta ao caminhar
  • Passar muitas horas de pé

Os sintomas são muito fáceis de detectar porque, além da protuberância, experimenta-se uma dor opressiva ao apalpar a região do tendão de Aquiles ou ao realizar um esforço sobre o tendão.

Existe outro tipo de esporão de calcâneo, o plantar, diagnosticado através de uma radiografia, e que provoca um bulbo orientado até os dedos.

Exercícios para tratar o esporão de calcâneo

calcanhar

Ainda que possa parecer contraditório realizar exercícios sem sofrer com este problema, a verdade é que o tendão deve ser fortalecido e, ao mesmo tempo, descansar o suficiente para evitar dores mais agudas.

Os alongamentos são muito importantes e devem ser realizados não só quando os sintomas aparecem, mas também como método de prevenção.

Exercício 1

  • Sentado numa cadeira ou na cama, alongue o pé para a frente (para que fique alinhado com a perna).
  • Os dedos devem estar o mais flexionados para baixo possível.
  • Em seguida, leve os dedos para cima, voltados para o teto.
  • Repita 10 vezes cada movimento.

Exercício 2

  • Outra opção é realizar círculos de 360° com o tornozelo.
  • Realize o giro no sentido horário e vice-versa.
  • Faça pelo menos 10 repetições para cada lado.

Exercício 3

  • Um exercício que pode ser útil consiste em ficar parado na frente de uma parede e apoiar-se na ponta dos pés.
  • A ideia é pressionar levemente com o corpo para que o tornozelo se fortaleça.

Exercício 4

Algumas pessoas utilizam pequenas bolas (por exemplo, de tênis) para fazer exercícios e tratar o esporão de calcâneo.

  • Descalça, apoie a bola na planta do pé e exerça certa pressão enquanto realiza vários movimentos circulares ou laterais.

Durante a noite, vários pacientes com esse problema utilizam um elemento conhecido como tala noturna, que permite deixar o pé estendido e descansar melhor a fáscia plantar.

Durante o dia, podem ser usadas algumas palmilhas ortopédicas especiais que diminuem a dor e corrigem a calcificação óssea.

Essas palmilhas contam com uma área mais mole, onde está o esporão, para amortecer a pisada. São feitas sob medida, portanto, é preciso consultar um médico.

No caso de realizar esportes, é fundamental aquecer antes do exercício, já que isso evitará lesões ou a piora do quadro.

Também é muito importante usar o calçado adequado para a atividade que será realizada (esse conselho se aplica também a pessoas que não fazem exercícios).

Remédios caseiros para o esporão de calcâneo

tratar-esporao-de-calcaneo

Os exercícios, os alongamentos e o uso de artigos ortopédicos podem andar de mãos dadas com receitas naturais cuja função é diminuir a dor e facilitar a vida cotidiana de quem sofre com o esporão de calcâneo.

Vinagre de maçã

Este ingrediente, usado em muitos pratos, pode se tornar um aliado para a saúde dos pés.

  • Basta embeber um chumaço de algodão em vinagre e passar suavemente na área afetada.
  • Outra opção é encher um balde água morna e colocar um pouco de vinagre. Deixe o pé de molho por vários minutos (até que a água esfrie).
  • Uma terceira opção é colocar num borrifador e umidificar um papel, que será colocado sobre a planta, para que entre em contato com o pé (no caso de não usar meias).

Gelo

gelo-derretendo

Quando as dores aparecem, é preciso agir para reduzir a inflamação. Uma excelente maneira de fazer isso é a aplicação de frio ou de gelo.

  • Ponha vários cubos numa bolsa plástica e aplique sobre a região afetada.
  • Também pode-se colocar o pé num recipiente com água fria e cubos de gelo.

Cúrcuma

Este condimento de cor alaranjada que dá muito sabor aos alimentos é excelente para diminuir a dor e a inflamação em geral e, sobretudo, a causada pelo esporão de calcâneo.

Esses efeitos são provocados por um composto chamado curcumina.

Além de usá-la em vários pratos, podemos fazer misturas com cúrcuma e um pouco de água (formando uma pasta).

Sal

Os banhos de água com sal têm a capacidade de desinflamar e relaxar os pés. Por isso, são recomendados quando passamos muitas horas de pé ou com um sapato desconfortável.

Realize essa imersão todas as noites, ao voltar para casa.

Linhaça

As sementes de linhaça podem ser aplicadas de diferentes formas. Por exemplo, como compressas.

Para isso, aqueça um punhado de sementes e envolva-as em um tecido. Coloque sobre a área afetada e, ao finalizar, combine com um banho que alterne água fria e quente.

NOTA: Estes remédios e tratamentos naturais são apenas complementares, caso tenha o problema, consulte o médico ortopedista. 


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Ortiz Repáraz, A. (2012). Talalgia: Espolón calcáneo y fascitis plantar. DOLOR.
  • Sarmiento Sánchez, E., Suárez Monzón, A., Delgado Figueredo, R., & Cabrera Suárez, J. (2007). Tratamiento quirúrgico del espolón calcáneo. Medisur: Revista Electrónica de Las Ciencias Médicas En Cienfuegos.
  • Orellana Molina, A., Hernández Díaz, A., Larrea Cox, P. J., Fernández Yanes, S., & González Méndez, B. M. (2010). Láser infrarrojo frente a acupuntura en el tratamiento del espolón calcáneo TT – Infrared laser vs. acupuncture in the treatment of heel spurs. Revista de La Sociedad Española Del Dolor.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.