Terçol: aprenda receitas para cura rápida e natural? 

Como curar um terçol rapidamente?

Para evitar os terçóis, é importante manter as mãos limpas e evitar a manipulação dos olhos, bem como não utilizar substâncias que possam irritá-los.

Qual é a causa deste incômodo? Muitas vezes nos levantamos pela manhã com um incômodo estranho em um dos olhos (ou em ambos) e ao olharmos no espelho lá está a surpresa! E pior, quando isso costuma ocorrer justamente naquele dia em que temos uma reunião tão importante, ou um compromisso que não podemos perder. Mas, temos uma boa notícia, você não precisa mais se preocupar, pois nesse artigo ensinaremos como curar um terçol rapidamente.

O que causa o terçol?

Este incômodo costuma surgir devido a uma inflamação em determinadas glândulas sebáceas localizadas na base dos cílios ou nas pálpebras (conhecida como glândula de Zeis, glândula de Moll ou glândula de Meibomian).

A causa mais comum de sua aparição é a proliferação de bactérias da espécie Staphylococcus aureus (estafilococos), mesmo que outros patógenos possam estar envolvidos. Outras causas podem ser a blefarite (inflamação crônica do olho), mudanças hormonais e o estresse.

O processo de pode durar até 20 dias e mesmo que geralmente não seja um problema grave, acaba sendo doloroso e antiestético. Se o incidente persiste por tempo superior a 20 dias, é preciso procurar um médico rapidamente.

A seguir, listamos os principais sintomas do terçol para que seja fácil reconhecer imediatamente:

1. Sensibilidade à luz;

2. Incômodo ao piscar;

3. Vermelhidão na região afetada;

4. Sensação de formigamento, coceira, ardor ou dor na região afetada;

5. Olhos remelentos (a “remela” aparece depois de curtos períodos de tempo)

6. Sensação arenosa no olho;

6. Inflamação das pálpebras;

7. Lacrimejamento constante;

8. Secreções mucosas do olho afetado;

9. Visão borrada;

10. Surgimento de um pequeno ponto amarelo ou avermelhado semelhante a um grão, entre a pálpebra e os cílios.

O passo seguinte é identificar o tipo de terçol apresentado, o que é muito fácil, pois se relaciona com a região da pálpebra onde ele está localizado.

Terçol externo

Inflamação avermelhada na borda da pálpebra, que costuma ter um ponto amarelado semelhante a um grão. A tendência é que se drene espontaneamente e sare em pouco tempo.

Terçol interno

Abcesso localizado longe da borda da pálpebra e que costuma apresentar um ponto vermelho semelhante a um grão. Leva mais tempo para drenar (secar) e curar do que o externo. Se não acontecerem mudanças positivas nos primeiros 10 dias, é recomendável procurar um médico.

Em casos muito raros o terçol não seca o suficiente, deixando uma espécie de bolinha de gordura endurecida como sequela. Essa deve ser extraída cirurgicamente ou drenada por meio de incisão com bisturi.

Para que o caso não evolua para esta situação mais séria, conheça 10 tratamentos que ajudam a amenizar a dor e a inflamação e curar rapidamente o terçol. 

Advertência inicial

Lembre-se que o terçol costuma surgir como consequência de nossa exposição a bactérias, logo:

  • Não toque, aperte, esfregue, perfure e nem tente extrair seu terçol, isso pode disseminar a infecção, danificar as glândulas lacrimais ou o próprio globo ocular;
  • Aumente seus hábitos higiênicos para manter a limpeza da região, prevenindo infecções;
  • Não use maquiagem até que o olho tenha sido completamente curado do terçol;
  • Evite o uso de lentes de contato, elas podem ser contaminadas e transferir as bactérias causadoras do terçol ao olho saudável;
  • Visto que os olhos estão relacionados diretamente com o sistema linfático e sanguíneo, é recomendável consultar um médico antes de aplicar qualquer medicamento, pois alguns podem afetar a estrutura ocular e a visão. 

Como curar terçol rapidamente?

Existem vários tratamentos naturais que permitirão aliviar os sintomas e curar o terçol, mas lembre-se sempre que se a inflamação e a vermelhidão se propagarem para outras regiões do rosto ou durarem muito tempo, é preciso consultar um médico com urgência.

A seguir, oferecemos 10 tratamentos naturais para curar rapidamente o terçol. Confira.

1º Água morna

Água morna para tratamento do Terçol

 

Este tratamento é o mais comum. Ferva um litro de água e deixo-a esfriar até que esteja morna. Umedeça um pano limpo com a água morna e coloque-o sobre a pálpebra afetada durante 10 minutos. Cada vez que o pano esfriar, umedeça-o novamente. Este processo ajudará a drenar o pus do terçol.

2º Acácia

Para aliviar a dor que costuma estar associada ao surgimento de terçol, uma ótima opção natural é a acácia. Adicione um pouco das folhas de acácia para duas xícaras de água fervente. Deixe a solução esfriar (até que esteja morna), de maneira que a essência da planta se solte na água. Depois molhe um pano na solução e faça uma compressa no olho afetado. Como no tratamento anterior, aplique de 10 em 10 minutos, umedecendo novamente o pano cada vez que fique frio.

3º Coentro

Acredita-se que seja um dos remédios naturais mais eficazes para curar o terçol. Ferva uma colher de chá das sementes de coentro em uma xícara de água. Deixe esfriar, coe e use a solução para limpar o olho com terçol pelo menos três vezes ao dia.

4º Bolsa de chá

O tanino presente nas folhas do chá também ajuda na cura do terçol. Umedeça uma bolsinha de chá com água morna e coloque-a sobre o terçol durante 10 minutos todos os dias, até que desapareça.

5º Salsa

Compressa com água de salsa para terçol

Algumas folhas de salsa fresca em uma xícara de água fervente serão muito efetivas para reduzir a inflamação e a sensibilidade de pálpebra. Deixe a solução repousar, depois umedeça um pano limpo na mesma e utilize-o como compressa até que esfrie. Faça-o pela manhã e antes de deitar a noite.

6º Camomila

Para eliminar o terçol, adicione algumas folhas de camomila para duas xícaras de água fervente. Coe a solução e deixe-a esfriar, quando estiver morna, umedeça um pano limpo com esta solução e coloque-o no olho afetado durante 10 minutos, duas vezes ao dia.

7º Cúrcuma

A cúrcuma é um antibacteriano natural. Ferva duas xícaras de água com uma colher de chá de cúrcuma em pó até que o líquido se reduza à metade. Coe a solução com uma gaze para que fique bem limpa. Utilize um conta gotas para pingar 3 gotas nos olhos, faça-o 2 ou 3 vezes ao dia.

8º Tomate

Útil especialmente para aliviar as dores. Corte um tomate fresco em fatias e coloque-o sobre a região afetada durante 5 minutos, três vezes ao dia. Além de diminuir a inflamação, deixará a pele suave e brilhante.

 9º Babosa

Mais uma vez a babosa nos presenteia com suas múltiplas propriedades medicinais. Corte uma folha de babosa em sentido longitudinal e abra-a ao meio. Molhe um algodão no líquido transparente que a planta segrega e passe-o suavemente sobre a pálpebra afetada. Realize o procedimento de manhã e a noite. Depois, enxágue com camomila ou água de rosas durante 3 ou 4 meses. Este tratamento também serve para vistas cansadas, catarata e todo tipo de inflamação.

10º Pepino

Rodelas de pepino nos olhos para terçol

O pepino é refrescante e adstringente, útil para preparar máscaras e curar terçol. Corte um pepino em rodelas e coloque-as sobre a região afetada para reduzir a inflamação e a dor.

Lembre-se

As crianças são mais propensas a sofrer com o surgimento frequente de terçol, quando esse for o caso o mais aconselhável é procurar um médico, mesmo que agora você já saiba como eliminar um terçol rapidamente utilizando os tratamentos propostos nesse artigo. Lembre-se sempre que o melhor é evitar que o problema aconteça, assim que, procure manter sempre as mãos bem limpas e evite tocar os olhos e utilizar substâncias que irritem os olhos. Esperamos que as receitas sejam úteis.