Decálogo para manter um cérebro jovem e em forma

Decálogo para manter um cérebro jovem e em forma

Podem aparecer rugas no seu rosto, surgir cabelos brancos ou mesmo sofrer a incômoda dor da artrose em suas mãos ao chegar a uma certa idade. Entretanto, apesar disso, você ainda pode manter um cérebro jovem e em forma a vida toda.


Você acha que isso é impossível? Absolutamente. Pense no seu cérebro como em um músculo, se ele for exercitado todos os dias, for alimentado e estimulado, irá adquirir mais e mais força. No final, não vai importar a idade que você tiver, ele vai continuar sendo jovem.

Quer saber como conseguir isso?

1. Andar uma hora por dia

Caminhar-para-relaxar

Recomendamos isso em nosso espaço quase diariamente: ande, caminhe, passeie, mexa as suas pernas por um cenário que permita você se relaxar e que, ao mesmo tempo, obrigue seu coração a trabalhar. Poucas coisas são tão saudáveis como praticar um pouco de exercício diário.

A atividade física combate a deterioração cognitiva, reduz o estresse e estimula o crescimento de células nervosas novas no nosso hipocampo. Reforçamos a memória e nos sentimos melhor emocionalmente.  O que você está esperando para sair agora mesmo e  dar um bom passeio?

2. Ter seus hobbies próprios

Você sabe como pode ser saudável ter um hobby? O simples fato de se dedicar algumas horas por dia para fazer alguma coisa que nós gostamos ou que nos apaixona é como “pôr combustível” no nosso cérebro. Não importa a tarefa que seja, desde colecionar figurinhas, fazer crochê, desenhar, escrever, cultivar um jardim ou cuidar dos seus animais de estimação.

Um dos maiores inimigos que nos impede de manter um cérebro jovem é a rotina. Fazer todos os dias a mesma coisa  deteriora gravemente nossas funções cognitivas, então não duvide… Desfrute daquilo que você tanto gosta!

3. Uma alimentação adequada

Alimentacao-cerebro

A glicose no sangue somada a um nível elevado de mau colesterol  são dois antagonistas diretos para a nossa saúde cerebral.

Você vai se surpreender quando souber, por exemplo, que os médicos chamam, em ocasiões, as demências  de “diabetes tipo III”, porque na maioria dessas patologias são observados problemas neurodegenerativos associados à arteriosclerose, doenças originadas por uma alimentação inadequada.

Mantenha sempre uma dieta variada, equilibrada e livre de gorduras!

4. Ar puro

São muitos os estudos que nos advertem de um ponto que chama muito a atenção: a atmosfera que respiramos nas grandes urbes nos adoece, eleva nossos níveis de ansiedade e, além disso, pode atuar como detonante do icto cerebral.

Fuja para o campo sempre que poder, respire ar puro, ar fresco e saudável.

5. Durma entre 6 e 8 horas diárias

dormir-Rigmarole1-500x375

A insônia crônica é um “feroz” inimigo do nosso cérebro. Ela faz com que percamos nossa agilidade mental, que tenhamos falhas de memória e que soframos de estresse e ansiedade. É um problema muito grave que devemos tratar, já que é tão importante nos mantermos  ativos física e intelectualmente, quanto permitir que nosso cérebro desfrute, como mínimo, de 6 horas de sono contínuo.

6. Você é fumante?

Não faz falta que digamos que fumar é ruim, que fumar não só leva milhões de vidas com o passar dos anos, mas que também, além disso, deixa muitos familiares sem seus entes queridos. Assim, se for o seu caso, se você for fumante, comece hoje mesmo a deixar esse hábito tão perigoso.

7. A importância das relações sociais

Amizade-500x375

Dispor de um círculo social sincero e estável na nossa vida contribui com grandes benefícios. São eles quem nos escutam quando temos um problema, quem nos anima a sair de casa e a escapar da rotina… Alguns bons amigos são imprescindíveis para manter um cérebro jovem.

8. E se aprendermos alguma coisa nova a cada dia?

Você se interessa pela vida, pelo conhecimento, por aprender coisas novas cada dia. Que tal se abrir sua própria página na internet e falar do seu dia a dia? Ou dessas receitas culinárias que você tanto gosta de preparar? A vida está cheia de coisas para experimentar e das que nos enriquecer mentalmente, e asseguramos que vale a pena, e que vão ajudar a manter um cérebro jovem.

9. Mantenha o otimismo

felicidade-500x333

Ser otimista é como tomar uma vitamina diária, é o melhor remédio para manter o ânimo e encarar essa vida complexa. Com certeza, você, em mais de uma ocasião, conheceu esse tipo de pessoa negativa, daquele que da vontade de fugir porque contagia você com o seu desânimo, no seu túnel de escuridão.

Não vale a pena. Aprenda a acordar com um sorriso, a cultivar uma simples ilusão cotidiana e a ser otimista.

10. Ame, desfrute a vida

Se você tiver vivenciado um desengano emocional, não feche pra sempre as portas do seu coração. O amor é uma aventura que sempre vale a pena.  Mas, também não fique obcecado para estar acompanhado: o importante é você nunca perder a capacidade de amar os seus e a você mesmo.

Desfrute dos seus filhos se você os tiver, dos seus amigos, dos seus familiares, dos seus bichinhos de estimação, ame quem o rodeia e deseje a eles sempre o melhor. E não se esqueça nunca de querer a você mesmo pelo que você é e como é. Uma boa autoestima é essencial também para manter um cérebro jovem.