Como preparar deliciosos caldos de legumes para perder peso

Como preparar deliciosos caldos de legumes para perder peso

Se sua intenção é perder peso de forma saudável, os caldos de legumes caseiros são a melhor maneira de conseguir fazer isso sem sofrer carências nutricionais.
Como preparar deliciosos caldos de legumes para perder peso

Se quisermos perder peso sem sacrifícios, sem passar forme e de maneira equilibrada e saudável, devemos adicionar bons hábitos em nossa alimentação de maneira progressiva. Um deles é o consumo de caldos de legumes caseiros.

Assim, podemos conseguir fazer com que nossa dieta seja emagrecedora de forma natural, graças às propriedades de alguns alimentos.

Neste artigo compartilharemos alguns conselhos para transformar os saudáveis caldos de legumes em alimentos medicinais e emagrecedores que nos ajudem a queimar calorias, eliminar gorduras e reduzir volume corporal.

Caldos de legumes para perder peso

caldos-de-legumes

Os caldos de legumes caseiros são receitas excelentes para nos manter saudáveis, aumentar as defesas e perder peso sem passar fome e sem nos arriscarmos a sofrer carências nutricionais.

São ricos em vitaminas, minerais e fibras, e são reconfortantes e saciantes.

Podemos tomá-los quentes em épocas de frio e mudanças de estação, ou esfriá-los para os dias mais quentes.

Em todo caso, são o complemento perfeito para um acompanhamento saudável ou o primeiro prato mais adequado para o jantar.

Podemos comprovar pessoalmente como caem bem ao organismo. Não ficaremos decepcionados.

A seguir detalhamos alguns ingredientes que não devem faltar nestes caldos para potencializar seus efeitos emagrecedores e podermos perder peso com mais facilidade.

Veja também: Isso é o que acontece quando você bebe água com gengibre todos os dias em jejum

Salsão

O salsão é uma hortaliça imprescindível em todo bom caldo.

Não somente tem um sabor delicioso e delicado, mas também conta com excelentes propriedades depurativas, diuréticas e emagrecedoras, que melhoram o funcionamento do fígado e dos rins.

Além disso, também é muito benéfico para a pele.

Sementes de linhaça e de chia

As sementes de linhaça e chia, quando colocadas de molho ou cozidas com líquidos, desprendem mucilagem, que é uma substância muito benéfica para o trato digestivo, já que limpa o intestino e, além disso, nos faz sentir saciados.

Adicionar estas sementes aos caldos não mudará o sabor e, em contrapartida, nos ajudará a regular a função intestinal, o que nos ajudará a perder peso e a nos sentirmos desinchados e leves.

Gengibre

gengibre

O gengibre é uma especiaria exótica que oferece um toque suculento e picante a qualquer receita, ao mesmo tempo em que ativa o metabolismo, o que nos ajuda a queimar mais calorias.

Na hora de perder peso, o gengibre também tem propriedades diuréticas, as quais nos permitem eliminar o excesso de líquidos que retemos e que nos fazem ganhar volume.

Pimenta caiena

A pimenta caiena é uma especiaria picante que também acelera o metabolismo para que possamos perder peso com mais facilidade.

Porém, se não costumamos comer condimentos picantes, deveremos adicioná-la em nossa alimentação de forma muito gradual para evitar incômodos digestivos.

Algas

As algas são alimentos surpreendentes muito ricos em vitaminas A, B, C, D e E, assim como minerais (fósforo, cálcio, potássio, ferro, iodo e sódio).

Também nos oferecem pequenas quantidades de proteína vegetal e muita fibra. Convém destacar que o que lhes confere sabor salgado é o potássio, e não o sódio.

As algas nos ajudam a perder peso por diferentes razões:

  • Ativam o metabolismo para queimar mais calorias graças ao seu teor de iodo.
  • Melhoram o funcionamento do intestino.
  • Aumentam a sensação de saciedade.

Água do mar

A água do mar é um produto comestível que se vende em lojas de produtos naturais e em alguns supermercados, ou que também ser recolhida de lugares limpos, fora da temporada de banho.

Este alimento é rico em minerais e oligoelementos, não tem os efeitos negativos do sal sobre o nosso organismo e, em contrapartida, contribui para equilibrar a função dos rins e limpar o intestino.

Podemos usá-la como se fosse sal, em todo tipo de sopas e saladas.

Aveia

aveia

A aveia é um cereal muito nutritivo, rico em proteína e fibra, e que nos faz sentir saciados com facilidade.

Além disso, tem a propriedade de regular os níveis de açúcar no sangue, o que nos permite evitar a vontade de comer doces sem nenhum controle.

Podemos consumi-la crua ou, se não a digerimos bem, cozida em receitas doces e salgadas.

Recomendamos também o artigo: Razões para consumir aveia todas as manhãs

Óleo de coco

Uma colher de sopa de óleo de coco extra virgem por dia nos oferece uma boa quantidade de gorduras saudáveis parativar o metabolismo e reduzir gordura, especialmente na região da cintura.

Para que tenha estes efeitos em nosso corpo devemos ingeri-lo cru e escolher um produto de boa qualidade.