Depuração hepática e renal com limão, toranja e gengibre

Depuração hepática e renal com limão, toranja e gengibre

O fígado e os rins são fundamentais para eliminar toxinas, mas às vezes ficam sobrecarregados. Fazer uma depuração com ingredientes naturais ajudará a manter estes órgãos em perfeitas condições.
Depuração hepática e renal

Propomos a você realizar uma desintoxicação hepática e renal para limpar as toxinas que se acumulam no fígado e nos rins e que prejudicam a sua qualidade de vida, causando cansaço, problemas de pele, intestinais, dores locais, enxaquecas, etc.

Descubra neste artigo como desintoxicar o corpo utilizando apenas três alimentos milagrosos: limão, toranja e gengibre.

Benefícios da depuração hepática e renal

mulher_praticando_ioga

Tanto o fígado quanto os rins são órgãos imprescindíveis no processo natural de depuração de toxinas do organismo, que entram em nosso corpo através da alimentação, poluição, maus hábitos, estresse, produtos sintéticos etc.

Se nosso corpo estiver funcionando de maneira correta, a eliminação de toxinas é contínua e nos ajuda a estar sempre saudáveis. No entanto, o mais comum é que esses órgãos estejam saturados e sobrecarregados, sendo necessária uma depuração hepática e renal ao menos uma vez por ano.

Uma depuração é a melhor maneira de prevenir doenças crônicas e degenerativas, que podem ser causadas por um acúmulo progressivo de toxinas, além da predisposição genética.

Além disso, uma limpeza profunda sempre nos oferece grande bem-estar e podemos notar seus efeitos benéficos em nosso nível de energia, em nossa aparência e nos pequenos incômodos que sofremos de maneira constante (dores, alergias, acne, má digestão etc.).

Veja também: 5 sucos para cuidar bem do fígado e do pâncreas

O limão, a toranja e o gengibre

Para realizar esta depuração usaremos três ingredientes medicinais:

Limão

suco-de-limão-500x334

Quando pensamos numa depuração hepática e renal, a primeira fruta que devemos escolher é o limão, já que ele tem inúmeras propriedades benéficas para a saúde, em especial para o fígado e os rins.

O limão melhora a digestão dos nutrientes, sobretudo das gorduras, o que facilita muito a função hepática. Além disso, previne a formação de cálculos renais e de infecções urinárias.

Toranja

A toranja é outro cítrico excelente para o fígado, devido aos antioxidantes e à vitamina C que contém. Também é ótima para os rins por ser um excelente diurético. Esta fruta também é uma aliada de quem deseja emagrecer.

Gengibre

Gengibre-500x303 (1)

O gengibre combate o acúmulo de gordura no fígado e os cálculos na vesícula biliar, além de melhorar o processo digestivo em geral. Por outro lado, tem a virtude de aumentar a produção de suor, o que facilita o trabalho dos rins. O gengibre é anti-inflamatório, analgésico e muito bom para a saúde feminina.

As pessoas com hiperacidez gástrica deveriam evitar este remédio, ou tomar como alternativa o chá verde com limão três vezes ao dia.

Como preparar o remédio?

limonada_suco_de_limao

O remédio consiste em preparar uma bebida fresca com estes três ingredientes. Precisaremos das seguintes quantidades diárias:

  • Um limão orgânico
  • Meia toranja orgânica
  • Três rodelas grossas de gengibre fresco
  • Stevia para adoçar, a gosto.
  • Um litro e meio de água

Basta bater todos os ingredientes durante alguns minutos na potência máxima, incluindo as cascas do cítricos (caso sejam orgânicos). A seguir, coe e adoce a gosto com stevia.

Como consumir?

Devemos tomar esta bebida durante 21 dias, da seguinte forma:

  • Dois copos em jejum pela manhã.
  • Dois copos ao longo da manhã, em pequenos goles, e 30 minutos antes das refeições.
  • Dois copos ao longo da tarde.
  • Meio copo logo antes de se deitar.

Durante a depuração, é muito importante facilitar o trânsito intestinal no caso de sofrer com prisão de ventre, para não bloquear essa via de eliminação de toxinas. Podemos consumir sementes de linhaça, ameixas ou psyllium, ou até recorrer a laxantes naturais e caseiros.

Recomendamos ler: 8 melhores remédios para a prisão de ventre

Durante a depuração

Durante esta depuração hepática e renal de três semanas, deveríamos eliminar ou reduzir ao máximo o consumo de alguns alimentos:

  • Carnes vermelhas, processadas e embutidos
  • Óleos refinados, frituras e gorduras hidrogenadas
  • Comida pré-cozida
  • Creme de leite, queijos gordurosos e margarina
  • Bolos, biscoitos, pão branco e outros alimentos elaborados com farinhas refinadas
  • Açúcar e doces
  • Refrigerantes, bebidas açucaradas e alcoólicas
  • Cigarro

As pessoas que tomam alguma medicação ou sofrem de alguma doença devem consultar seu médico antes de realizar qualquer depuração, ainda que seja natural, já que poderia interferir no seu tratamento.