Como fazer uma depuração dos pulmões e brônquios?

Como fazer uma depuração dos pulmões e brônquios?

Além de ter contato com a natureza e, sempre que possível, fugir de ambientes contaminados, também é muito importante aprender a respirar conscientemente utilizando toda a nossa capacidade pulmonar.
Como depurar os pulmões

Ao longo do ano nós ouvimos sobre a necessidade de fazer, de vez em quando, uma cura depurativa do fígado, rins, pele e inclusive do intestino.

No entanto, por que não fazer uma depuração dos pulmões e brônquios? Esses órgãos sofrem diariamente as consequências externas da poluição e, internamente, das toxinas acumuladas.

Neste artigo vamos explicar como você pode limpar seus pulmões e seu brônquios para melhorar o seu sistema respiratório e saúde em geral.

O que é uma depuração dos pulmões e brônquios?

Uma depuração de pulmões e brônquios é diferente daquelas que se concentram em outros órgãos, pois exige grandes mudanças e seus efeitos são um pouco mais lentos.

Por esta razão, ao invés de fazê-la por 15 dias ou um mês, nós propomos a incorporação dessas mudanças em nossas vidas de forma gradual e de acordo com as nossas possibilidades.

De acordo com a medicina tradicional chinesa, a condição dos pulmões é refletida na pele. Este órgão realiza o seu trabalho máximo de regeneração das 3 às 5 da madrugada, e o sentimento de tristeza o afeta muito negativamente.

Aqui nós repassamos estas dicas que irão nos ajudar a fazer uma adequada depuração dos brônquios e pulmões naturalmente.

Visite este artigo: Como combater a tristeza de maneira natural

 Movimente-se e transpire

depuracao-dos-pulmoes-bronquios1-500x334

esporte não pode faltar em qualquer depuração. No entanto, neste caso, é essencial que o exercício de intensidade média seja realizado duas ou três vezes por semana.

Não há necessidade de ser de longa duração, 20 ou 30 minutos são suficientes se pudemos ativar a sudorese nesse tempo.

Pessoas que normalmente não suam facilmente podem tentar se acostumar a comer gengibre todos os dias para facilitar isso. Podemos consumi-lo em chás, sucos e batidas, como condimento, etc…

Contato com a natureza

As pessoas que vivem em ambientes naturais têm uma grande vantagem sobre aquelas que vivem em cidades, pois a poluição do ar urbano prejudica muito a saúde de nossos pulmões.

De qualquer forma, temos de tentar  fugir para lugares afastados nas montanhas ou praias, que permitem respirar um ar mais limpo sempre que possível.

Nestes locais também podemos fazer exercícios para aperfeiçoar o trabalho dos pulmões.

Pimenta caiena contra o catarro

depuracao-dos-pulmoes-bronquios2-500x334

A pimenta caiena é um tempero picante com muitas propriedades para a saúde, inclusive a de melhoria da circulação ou para fornecer calor e ajudar a eliminar o muco ou catarro.

Por esta razão, é um bom complemento para a depuração de nossos pulmões e brônquios.

Começaremos a consumi-la em quantidade muito pequena: somente adicionamos uma pitadinha em nossos pratos diários. Com o passar do tempo iremos aumentar um pouco a dose.

Muitas pessoas inclusive notarão que o corpo pedirá por ela, especialmente em locais de temperaturas extremas, tanto quentes como frias.

 Cultive jiboia em casa

Planta-Jiboia-en-casa-500x387

Mesmo morando na cidade, também podemos fazer pequenas mudanças  para respirar um ar mais limpo.

Uma dica muito simples de fazer é colocar em nossa casa plantas de interiores que possuam a virtude de purificar o ar de substâncias tóxicas, como é o caso da jiboia.

Podemos colocar esta planta até mesmo nos quartos sem qualquer risco. Em contrapartida, esta planta irá remover as partículas de formaldeído, xileno e benzeno que se acumulam em casa e que, se respiradas, podem causar muitos desconfortos.

A jiboia não requer muito cuidado. Basta ter em mente que é tóxica para os animais de estimação.

Aprenda a respirar

Pode parecer óbvio, mas temos de aprender a respirar. Se vivemos em ambientes contaminados e respiramos usando apenas uma parte de nossa capacidade, nossos pulmões têm um papel muito limitado e podem acabar se atrofiando.

Por esta razão, uma solução para depurar todo o sistema respiratório consiste em aprender a respirar. Ou melhor, a tomar consciência deste ato vital que a maioria de nós se esquece de fazer.

Apenas em alguns  momentos nós sentimos a necessidade de respirar profundamente. Em geral, fazemos isso com muita discrição.

Além disso, há muitas situações que nos causam ansiedade, medo ou angústia que limitam ainda mais nossa respiração. Por esta razão, de vez em quando, temos de dar um grande suspiro.

Dedique alguns minutos cada dia antes de ir dormir para respirar calma e profundamente e você perceberá a diferença.