Depurar o organismo naturalmente em 3 dias - Melhor Com Saúde

Depurar o organismo naturalmente em 3 dias

Assim como tomamos um banho todos os dias, lavamos nossa roupa e escovamos os dentes, o interior de nosso corpo também precisa de uma limpeza periódica. Aconselha-se beber um copo de água gelada ao levantar-se e outro ao deitar-se.
depure seu organismo

As dietas e planos para desintoxicar o organismo vêm ganhando cada vez mais popularidade conforme as pessoas se tornam mais conscientes da quantidade de toxinas e resíduos prejudiciais à saúde que temos em nosso corpo, e que precisam ser eliminados.

Neste artigo, iremos mostrar uma dieta de 3 dias para depurar o organismo de forma saudável. Não se trata de um plano muito radical, onde são ingeridos somente sucos, por exemplo. São basicamente recomendações do que devemos evitar e incluir na alimentação, para adotar hábitos mais saudáveis que irão proporcionar mais saúde e bem estar.

Ela ajudará a aumentar os níveis de energia, fortalecer a imunidade, combater os radicais livres através da presença de antioxidantes, melhorar a capacidade de concentração e ajudar a iniciar um programa de perda de peso. Lembrando que emagrecer não é o objetivo principal nestes 3 dias, já que o período é muito curto para notar qualquer diferença significativa; o principal motivo para seguir este plano é melhorar a saúde.

O que evitar durante esses 3 dias

depurar

A premissa básica desta dieta é eliminar os alimentos “tóxicos” que podem ser prejudiciais à saúde, aumentando o consumo de orgânicos e integrais, evitando comidas processadas e muito industrializadas. Estes são alguns itens a evitar durante o período de depuração do organismo:

  • Reduza ou corte o consumo de cafeína, presente em cafés e também em bebidas como o chá verde. Evite também o consumo de álcool. Estas recomendações são feitas, pois tanto a cafeína quanto o álcool podem sobrecarregar o fígado e os rins, que têm que trabalhar duro para lidar com estas substâncias.
  • Evite o consumo de açúcar, principalmente o açúcar refinado. Recomendamos também evitar o açúcar mascavo e o mel, somente durante estes três dias.
  • Fique longe dos grãos refinados e da farinha branca. Se for consumir arroz, macarrão e pão, opte sempre pelas versões integrais.
  • Corte o consumo de alimentos processados, congelados e industrializados, que são ricos em sódio e inúmeros componentes químicos que são prejudiciais à saúde.
  • Evite também a ingestão de gorduras saturadas e hidrogenadas.
  • Em relação às carnes, durante esses 3 dias recomendamos somente o consumo de carnes magras como o peixe e o frango. Evite carne bovina e suína.

Dieta de 3 dias para depurar o organismo

salada

Café da manhã

O café da manhã é a refeição mais importante do dia, e deve ser rico em proteínas e carboidratos, para nos oferecer a energia necessária para enfrentar a jornada com mais disposição. Sugerimos comer uma tigela com iogurte desnatado sem açúcar, cereal integral ou aveia em flocos, e uma fruta de sua preferência, como o morango ou kiwi. Outra opção é uma tapioca com recheio leve, como peito de peru e queijo cottage, acompanhado de um suco de fruta natural. Tanto no iogurte quanto no suco, você pode acrescentar uma colher de linhaça para obter ainda mais benefícios para a saúde.

Almoço

Para o almoço, comece com um prato de salada bem colorido, contendo diferentes vegetais. Além das folhas verdes, aposte no tomate, cenoura, pimentão, beterraba, rabanete, ou outros de sua preferência. Para o prato principal, sugerimos uma porção pequena de arroz ou macarrão integral, acompanhada de um filé grelhado de frango ou peixe.

Jantar

salmao

O jantar deve ser a refeição mais leve do dia, para que possamos dormir sem o estômago pesado. Sugerimos uma sopa ou creme de legumes acompanhado novamente de um filé de peixe ou frango grelhado. Um salmão, por exemplo, pode ser uma excelente escolha.

Lanches que ajudam a depurar o organismo

frutas-secas

Para os lanches, recomendamos uma porção pequena de oleaginosas, como amêndoas, nozes, pistaches e castanhas, acompanhadas por uma fruta de sua preferência.

Recomendações extras

  • Beba bastante água: esta dica é fundamental para completar o processo de depuração do organismo. Tente beber pelo menos 8 copos de água pura, divididos ao longo do dia.
  • Comece o dia com um copo de água morna misturado ao suco de meio limão cerca de 30 minutos antes do café da manhã, para iniciar o processo de depuração.
  • Opte por alimentos orgânicos sempre que possível
  • Cuidado com o molho das saladas. Recomendamos somente azeite de oliva, óleo de coco ou vinagre balsâmico.
  • Abuse de temperos e especiarias ricas em antioxidantes, que também possuem propriedades anti-inflamatórias, como o açafrão, alho, canela, salsinha, coentro, manjericão e gengibre.
  • Não recomendamos a prática muito intensa de atividade física durante esses três dias, pois o cardápio pode não oferecer toda a energia necessária para isso. No entanto, sugerimos uma caminhada ou um passeio de bicicleta de cerca de 30 minutos por dia, já que o suor também ajuda a eliminar toxinas.
  • Durma bem nestes 3 dias, pelo menos 8 horas em cada um deles. O sono é fundamental para que o organismo possa funcionar de forma adequada.