Descanse melhor pela noite com estes exercícios - Melhor com Saúde

Descanse melhor pela noite com estes exercícios

Segundo a reflexoterapia, todos os órgãos do corpo estão representados em nossos pés, por isso, ao massageá-los conseguimos um bem-estar geral que favorece o sono
Descanse-melhor-a-noite-com-estes-exercícios

Muitas pessoas não conseguem conciliar o sono e acordam durante a noite, enquanto que outras dormem porém não conseguem ter um descanso reparador.

Descansar melhor é uma meta para começar o ano com mais energia e vitalidade.

Neste artigo ofereceremos aos nossos queridos leitores informações sobre alguns exercícios que podem ser feitos bem rápido, antes de nos deitarmos, para combater a insônia e descansar melhor.

Descansar melhor é prevenir doenças

Mulher de bom humor porque descansaou bem

Um sono reparador não é um luxo. É algo imprescindível para ter uma boa saúde, já que é nesse momento em que nosso corpo descansar que o organismo também relaxa para se regenerar e equilibrar de forma natural.

Por isso, devemos dar a devida importância ao sono. Não é preciso, se não for grave, recorrer a medicamentos ou suplementos para dormir. Podemos começar com esses simples exercícios relaxantes que favorecerão o descanso noturno.

Massagem no couro cabeludo

Massagem no couro cabeludo para descansar melhor

A cabeça acumula toda a tensão menta, o que pode repercutir inclusive em dores de cabeça e enxaqueca. Essa tensão chega até o couro cabeludo e nos causa uma pressão que pode causar insônia ou fazer com que não descansemos bem, sonhando com todas as preocupações que nos atormentam.

Propomos realizar uma massagem com os dedos sobre o couro cabeludo:

  • Comece pela área da testa e têmporas e vá pressionando, fazendo pequenos círculos com as pontas dos dedos.
  • Faça pressão o suficiente para movimentar o couro cabeludo sem que seja doloroso, ainda que às vezes as raízes do cabelo possam estar sensíveis.
  • Vá avançando até chegar na nuca.
  • Podemos fazer essa massagem por cinco minutos.

Este exercício, além de nos relaxar, também melhora a circulação sanguínea, estimula o crescimento do cabelo e previne sua queda.

Relaxamento para as costas

A musculatura das costas é outra parte do corpo que também carrega todas as responsabilidades que nos excedem e pelas quais nos sentimentos sobrecarregados e estressados.

Por isso, para descansar melhor temos que devolver à coluna vertebral sua flexibilidade já que, caso o contrário, podemos adotar posturas incômodas ou sofrer inclusive dores durante a noite ou ao nos levantarmos pela manhã.

Para relaxar as costas faremos os seguintes exercícios:

  • Deitaremos no chão de barriga para cima, abraçaremos nossos joelhos e pressionaremos contra o peito cada vez que soltamos o ar. Ao inspirar, soltaremos um pouco os joelhos. Repetiremos o exercício 15 vezes.
  • Ficaremos de quatro para fazer a postura do gato. Arquearemos completamente as costas enquanto expulsamos o ar e tomaremos a postura contrária, levantando a cabeça e aproximando o umbigo do chão, enquanto puxamos o ar.

Devemos sentir como cada vértebra se movimenta. Repetiremos o exercício 10 vezes.

  • Nesta mesma postura nos sentaremos sobre os calcanhares e deixaremos os braços estendidos para frente, sobre o chão, para esticar bem as costas. Descansaremos assim durante 2 minutos.

Quer saber mais? Leia: 4 causas da dor na parte baixa das costas que você deve conhecer

 

Distensão dos pés

Alongar os pés para descansar melhor

Os pés aguentam nosso peso e o de nossos problemas de um dia inteiro e, frequentemente, terminam doloridos ou inflamados.

Sempre podemos realizar uma massagem os pés ou deixar que alguém nos dê uma, mas também podemos alongá-los com uma bola de tênis ou dessas que damos para nossos animais de estimação brincarem.

Basta ficarmos de pé e pisarmos na bolinha de tênis para ir fazendo pressão em cada ponto do pé, exceto nos dedos, insistindo nas partes que doam mais. Faremos isso durante um minuto com cada pé.

Este exercício imita a pressão que fazem em nosso pé quando vamos a uma sessão de reflexologia podal.

Massagem circular do abdômen

O sistema digestivo também é uma das vítimas dos nervos e dos problemas de trabalho, familiares ou sociais que temos de enfrentar todos os dias, e além disso também sofrem as consequências da má alimentação.

Além disso, ainda que pareça surpreendente, a saúde digestiva pode estar muito relacionada com a insônia ou os pesadelos.

Para relaxar o abdômen aplicaremos um creme hidratante ou um óleo vegetal e com a mão faremos uma massagem com movimentos circulares no sentido do intestino.

Começaremos pelo lado esquerdo da barriga, continuaremos para cima e desceremos pelo lado direito. Deve ser uma massagem suave e relaxante que podemos realizar justamente antes de irmos dormir e um bom tempo depois de termos jantado.