Quando você descobrir suas forças internas, nada poderá detê-lo

Quando você descobrir suas forças internas, nada poderá detê-lo

Ainda que pensemos o contrário e acreditemos que somos frágeis e fracos, nossas forças internas estão aí, são elas que realmente nos definem e constituem nossa forma de ser.
Uma vez que você descobrir suas forças internas, nada poderá detê-lo

As verdadeiras forças não se medem com a resistência de um músculo e nem com nossa capacidade de aguentar as dores da vida ou os atos ruins das pessoas que nos cercam.

De fato, é o contrário. A pessoa forte é aquela que, longe de resistir, age; aquela que, ao invés de suportar, se atreve a mudar; aquela que diz “NÃO” para o fato de carregar mais penas e absorver mais silêncios, de esconder as frustrações.

Só quando tomamos plena consciência de nossa capacidade de mudar nossa realidade deixamos de lado os medos e inseguranças para sair da deriva de nossa felicidade, para lutar por nosso equilíbrio, paz interior e bem-estar psicológico.

Hoje, aqui em nosso espaço, queremos lembrar de todas essas forças internas que há em você e que você deve exercitar, que deve tornar 100% suas para viver em harmonia com o que deseja, o que tem e o que faz.

O trajeto para conseguir fazer isso não é fácil, mas vale a pena.

Todas as forças que há em você e que você precisa potencializar

Jovem que descobriu suas forças internas

Pode ser que, quando se olhe no espelho, você não veja nada além de uma aparência frágil, alguém que se enxerga mais cansado do que com energia, alguém que deixou para trás a alegria de antes para entrar em um mundo muito rotineiro, muito apagado.

Abra os olhos e olhe-se de novo, só que de outra forma.

Para além da pele, para além da testa franzida, dos dias cinzas e da boca que já não dá tantas gargalhadas, há um maravilhoso mundo interior que você deve descobrir, cuidar, atender.

Seu universo interior precisa de cuidados para florescer de novo. Se você está bem por dentro, estará bem por fora, sua vitalidade retornará, assim como a vontade, os sonhos e a beleza incrível das criaturas que se sentem fortes de novo.

Para conseguir, reflita agora sobre as seguintes dimensões que você precisa potencializar uma por uma.

Leia também: Aceite as mudanças. Sempre há algo maravilhoso a aprender

A força do seu caráter

As forças de caráter definem nosso modo particular de pensar, sentir, desejar e nos comportar.

  • Refletem, por sua vez, aquilo que é melhor, e demonstram sua identidade positiva.
  • A psicologia nos lembra que essas forças de caráter são, sem dúvidas, o que nos confere identidade, decisão, e que todos adquirimos com o tempo.

Seriam as seguintes: a bondade, a honra, a criatividade, o juízo, a humildade, a prudência, o humor, a espiritualidade, a equidade, a esperança, o respeito, a liderança…

Seus talentos

A mulher e suas forças internas

Você é bom em mais de uma coisa, se distingue por elas e, ao mesmo tempo, elas o definem, o tornam único dentre muitos.

  • Os talentos são inatos e têm, em geral, um componente biológico.
  • Há pessoas que desde bem cedo sentem atração pela música, por desenhar, por algum esporte, pela natureza, pela matemática…
  • Lembre-se de quais são seus talentos e potencialize-os: eles fazem com que você se sobressaia frente aos demais.

Suas habilidades

  • Diferentemente do talento, as habilidades são os pontos fortes que desenvolvemos através da prática, da formação, ou por meio de tarefas autodidatas com as quais desenvolvemos certas competências.
  • Algo que costuma acontecer com muita frequência é que ao longo de uma etapa de nossa vida assumimos certas habilidades que, mais tarde, pelas razões que seja, deixamos de praticar.
  • Talvez porque iniciamos novos projetos, porque mudamos de vida ou porque aparecem outras coisas e outras pessoas… É comum estagnar essas áreas que antes nos davam tanta felicidade.

Pode ser que seja o momento de voltar a elas, de colocá-las em prática para desfrutá-las ou para viver dessas habilidades através de um trabalho, de um modo de vida. Reflita sobre esse assunto.

Leia também: Vazio emocional: o espaço que não consigo preencher

Seus valores

Como encontrar suas forças internas?

Os valores são nossas crenças mais duradouras, princípios ou ideais que nada e nem ninguém pode nos arrancar.

Os valores, por sua vez, moram em nossos pensamentos e sentimentos, assim como no modo como nos comportamos e nos relacionamos com os outros.

Se em algum momento nos afastamos, ou nos afastam deles, deixamos de ser nós mesmos. Surgem o mal-estar, a perda da autoestima e a infelicidade.

A resiliência

A resiliência é, com total segurança, sua maior força interior.

É ela que te ajudou a emergir dos momentos mais difíceis para aprender com eles, para se transformar em alguém diferente: em uma pessoa mais forte, corajosa, digna…

Portanto, não se esqueça nunca de que essa chama, a da resiliência, continua viva em você em conjunção com as forças antes assinaladas: seus valores, habilidades, talentos e caráter.

Todas elas formam o que você é, um ser excepcional que deve lutar diariamente por seu bem-estar.

Descubra 3 segredos da sabedoria antiga para sermos mais felizes

Todos somos muito mais fortes do que pensamos. Só que, às vezes, nos esquecemos disso, nos deixamos levar pela aspereza da rotina e pelas marcas que os outros indicam, até que lembramos que somos feitos de um material especial, único e impossível de repetir.