Descubra 5 erros que cometemos ao nos levantarmos pela manhã - Melhor Com Saúde

Descubra 5 erros que cometemos ao nos levantarmos pela manhã

Para ativar o organismo pela manhã, nada melhor do que tomar uma ducha morna e, na medida do possível, terminar sempre com um jato de água fria.

Toca o despertador e é hora de levantar. Como você faz isso normalmente? Sai rapidamente da cama, toma um banho, come alguma coisa, se veste e sai? São muitos os erros que cometemos ao nos levantarmos pela manhã, detalhes que, ainda que você não acredite, afetam muito a sua saúde.

A seguir, iremos falar sobre esses erros, com informações interessantes para o seu dia a dia.

1. Não levante rápido da cama! Sempre com calma…

despertar-feliz

É comum termos alguns maus costumes. O primeiro deles é programar um som estridente em nosso despertador para que ele nos acorde, e o segundo é nos levantarmos da cama de imediato.Você deve ter em mente que passamos entre 6 e 8 horas em uma posição horizontal e que, portanto, nosso eixo postural deve assumir pouco a pouco a nova posição.

Fazer isso muito rápido pode causar um pouco de náusea, por isso, a partir de hoje, siga estes conselhos simples ao acordar pela manhã:

  • Iremos acordar com calma, como se fosse um ritual de relaxamento
  • Coloque o despertador 10 minutos antes do habitual, e escolha uma música relaxante. Nunca coloque o som clássico e estridente que nos assusta
  • A primeira coisa a fazer é sentar na cama, para depois respirar fundo durante dois minutos
  • Faça alguns pequenos alongamentos com os braços. Una as suas mãos, estique os braços sobre a sua cabeça e depois repita o mesmo movimento para a esquerda e a direita
  • Agora gire o pescoço pouco a pouco fazendo movimentos circulares com calma
  • Volte a puxar o ar e levante. Agora você já está pronta!

2. Sair de casa sem tomar café da manhã: grande erro!

cafe-da-manha

Você tem que arrumar as crianças, levá-las à escola e chegar a tempo no trabalho. Preparar o almoço, tomar banho, se vestir, levar seu animal de estimação para passear… São muitas coisas! Em algumas ocasiões, costumamos nos preocupar para garantir que os outros saiam de casa bem alimentados e nos esquecemos de nós mesmas. Este é um erro!

  • Acorde um pouco mais cedo para ter tempo. É importante nos levantarmos pela manhã com calma e ter tempo suficiente para tomar café da manhã de forma relaxada.
  • Muitas pessoas costumam tomar uma xícara de café e nada mais. Outro erro. O ideal é começar com um copo de água morna com limão, para depois aguardar entre 15 e 20 minutos antes de seguir com o café da manhã. Você pode aproveitar, por exemplo, para tomar um banho. Depois disso, você pode tomar café acompanhando com alimentos ricos em fibra, proteínas e alguma fruta. Deste modo, sairemos de casa com os nutrientes necessários para termos muita energia.

3. Logo depois de abrir os olhos, olhar o celular

Dormir-com-celulares

Nos falta tempo para ver como estão nossas redes sociais, para saber quais notícias ocorreram durante a noite, ou consultar se recebemos alguma nova mensagem. Tenha calma! Você tem o dia inteiro para fazer isso. O ideal é acordar com calma, longe de todas estas tecnologias.

Levante, tome um banho e tome o café da manhã próxima a uma janela, procurando obter um pouco de ar puro. É melhor que, nesses primeiros momentos do dia, estejamos longe das ondas eletromagnéticas emitidas por estes dispositivos eletrônicos.

4. Tomar banho de água quente

agua-quente

Adoramos a água quente, mas nem sempre ela é a mais adequada, especialmente pelas manhãs. Neste primeiro momento do dia precisamos nos ativar e, para fazer isso, sempre será melhor que a água não esteja em uma temperatura muito alta. O ideal será, por exemplo, começar com água morna e terminar com uma ducha fria, principalmente nas pernas.

Deixar a água fria cair nas panturrilhas irá evitar que elas fiquem inchadas ou pesadas, ativando também os pés, fazendo com que eles fiquem prontos para uma jornada de trabalho. Que tal experimentar amanhã mesmo? Você vai ver como este simples ritual fará com que você se sinta melhor.

5. Sair de casa de mau humor

bom-humor

Uma longa jornada de trabalho nos espera. Saímos rápido de casa e temos um monte de coisas para fazer. “Que cansaço, não sei como vou chegar ao final do dia!”. Esta é uma frase muito comum que costumamos dizer a nós mesmas, ou ouvimos de outras pessoas.

Os pensamentos negativos prejudicam o nosso bem estar e reduzem a nossa qualidade de vida, sem que nos demos conta. Fazemos as coisas a contragosto e com mau humor, deixando de valorizar as coisas importantes da vida. Faça o teste amanhã mesmo. Saia de casa com outra atitude, tente “instalar” no seu cérebro as seguintes ideias:

  • Hoje as coisas vão se sair bem, certamente será um bom dia.
  • Vou tentar desfrutar de tudo que fizer hoje, e de tudo o que ocorrer no meu dia. Vou sair de casa relaxada, vou dar um passeio até o trabalho olhando tudo que existe ao meu redor: as pessoas, as vitrines, os parques…
  • Vou ver o lado bom dos meus companheiros de trabalho e do meu chefe
  • Vou me superar no trabalho. O mais importante é que eu me sinta orgulhosa de mim mesma
  • Quando acabar a minha jornada, vou me dar um pequeno capricho. Algo simples, como tomar um café nesta cafeteria tão bonita ou dar um passeio por este parque. Ou pode ser que eu ligue para uma pessoa que não vejo faz muito tempo.

Como você pode ver, são muitos os erros que costumamos cometer quando nos levantamos pela manhã. Aspectos importantes que, de alguma maneira, nos tiram um pouco de saúde a cada dia. Por isso, lembre-se: nossa qualidade de vida é construída tendo como base coisas muito simples e um comportamento otimista. Que tal colocarmos isso em prática?