Descubra o significado das rugas - Melhor Com Saúde

Descubra o significado das rugas

Podemos utilizar tratamentos para prevenir e reduzir as rugas, mas antes devemos nos assegurar de que elas não estão nos alertando sobre problemas de saúde mais graves.

As rugas faciais são sinais da passagem do tempo, mas podem revelar certos problemas de saúde, dependendo de sua forma ou localização. Este artigo explica seu significado, para detectar e combater a tempo doenças, além de evitar as rugas.

Linhas horizontais na testa

Elas aparecem naturalmente quando gesticulamos, podendo ficar marcadas permanentemente ao longo do tempo. São típicas de pessoas com muitas preocupações que forçam o gesto, mas também denotam o consumo excessivo de gorduras e açúcares. Ao confirmar esta informação, é preciso cuidar da alimentação e monitorar todos os alimentos que contenham açúcar branco e gorduras (especialmente trans).

Pés-de-galinha

São um sinal claríssimo de mau funcionamento do fígado. A comprovação de histórico familiar de problemas de fígado ou vesícula biliar e alguma doença ocular (relacionada ao fígado) podem evidenciar um problema hepático. Neste caso, é também preciso controlar a dieta e sentimentos como raiva, que também danificam diretamente este órgão.

Linhas entre as sobrancelhas

Elas têm dois significados possíveis: uma tendência a alergias ou diminuição da libido. Outras linhas de expressão são as verticais, que aparecem nas extremidades internas da sobrancelha. Se aparecerem no lado direito, referem-se ao fígado, e, se no lado esquerdo, ao baço.

Rugas laterais na testa

Nas laterais da testa podem aparecer rugas diagonais que poderiam significar:

Rugas verticais acima do lábio

Elas aparecem facilmente em pessoas que foram fumantes por muito tempo e também naqueles com certo desequilíbrio na sua própria sexualidade. Neste caso, recomenda-se consultar um terapeuta profissional.

mujer-fumando-Tonino-Donato

Linhas verticais aos lados dos lábios

De acordo com o tipo, podem significar:

  • Linha grande que se acentua com o sorriso: pode indicar um desequilíbrio do pâncreas e, portanto, probabilidade de contrair diabetes.
  • Linha mais externa na direção da bochecha: Sistema reprodutivo débil.

SONY DSC

Outras marcas

  • Embora não seja ruga, a ponta do nariz avermelhada evidencia um coração sobrecarregado. Isso deve ser monitorado, especialmente se houver um histórico pessoal ou familiar de problemas cardíacos.
  • Por outro lado, pálpebras inchadas ou bolsas aquosas nas olheiras exigem certa atenção aos rins.

Remédios naturais

Além de tratar os órgãos que, segundo o rosto, podem estar em desequilíbrio, explicamos os remédios naturais disponíveis que previnem e suavizam as rugas:

  • Óleo de Rosa Mosqueta: é altamente nutritivo, regenerador e cicatrizante, imprescindível para a pele madura. A pele jovem deve evitá-lo, pois pode causar espinhas, a não ser que seja uma pele muito seca. Aplicar diretamente no rosto antes de dormir, como um creme nutriente noturno.
  • Óleo de mostarda de hedge: é incrível e terá um efeito imediato no rosto. Para aplicar, misturar 15 gotas deste óleo essencial com 50 ml de óleo de base (germe de trigo, girassol, gergelim, amêndoa etc.) ou gel de base (creme hidratante, aloe vera etc.)
  • Extrato de semente de uva: não aplicar, mas consumir entre 75 e 300 miligramas por dia durante três semanas, para depois reduzir à dose de manutenção (40 a 100 mg por dia).
  • Jatos de água fria: é o remédio mais simples para tonificar a pele do rosto: aumenta o fluxo sanguíneo e melhora a regeneração da pele.
  • O consumo excessivo de alimentos ricos em sal pode contribuir para a desidratação da pele, o que agrava as rugas. Recomenda-se uma dieta equilibrada, reduzindo o consumo de sal e alimentos salgados.

Imagens cortesia de Tonino Donato, patriziasoliani e zubrow.