Descubra tudo o que podemos fazer com o abacate - Melhor com Saúde

Descubra tudo o que podemos fazer com o abacate

Você sabia que a semente do abacate é o complemento perfeito para massagear as suas pernas? Ela combate a celulite e, graças a seus óleos, hidrata a pele e previne as estrias.

O abacate é uma fruta deliciosa e muito nutritiva, que não deveria faltar em nossa alimentação, visto que seus valores nutricionais são muito completos e a fruta costuma agradar a muitas pessoas.

Nesse artigo, além de darmos ideias originais de como consumi-lo, daremos outras opções para tirar o máximo proveito. Ensinaremos como usar sua casca e inclusive sua semente, para fazer vários remédios naturais e cosméticos, capazes de esfoliar a cútis ou massagear a pele, e combater a celulite. Descubra-os!

O uso do abacate na cozinha

A textura cremosa do abacate, graças ao seu alto teor de gorduras saudáveis, nos oferece muitas opções na cozinha. Uma delas é o famoso guacamole. Se quisermos fazê-lo de maneira mais rápida bastará amassar bem o abacate e adicionar um pouco de alho picado bem fino, azeite de oliva e sal.

Essa “manteiga vegetal” será ideal para untar torradas, e nos dará a possibilidade de ter um café da manhã sempre muito saudável e nutritivo. Essa mesma textura untuosa é a que nos permite preparar patês, triturando ou batendo o abacate com outros ingredientes, tais como azeitonas, queijo, atum, ervas aromáticas, etc.

Além disso, o abacate é ideal para preparar vitaminas doces, já que oferece uma textura cremosa que em outros casos costuma ser adquirida com o uso do creme de leite. Por isso, podemos bater a fruta junto com banana e pera, por exemplo, e teremos uma deliciosa vitamina.

Finalmente, devemos saber que a semente do abacate esconde muitas propriedades. 70% dos aminoácidos que essa fruta contém estão na semente e, além disso, ela contém mais fibra solúvel do que qualquer outro alimento.

Para usar sua semente basta ralar e levar ao forno para “tostar” levemente, e depois preparar uma infusão do pó obtido ou usá-lo para condimentar nossos pratos. O consumo não é recomendado para pessoas que sofrem de prisão de ventre, pois contém efeitos adstringentes.

O abacate também é uma fruta muito rica em proteínas, por isso sua presença é imprescindível na alimentação de vegetarianos ou pessoas que consomem pouca proteína animal. Apenas pessoas acima do peso deverão evitar consumi-lo em grandes quantidades.

abacate-michellelynnegoodfellow

Exfoliante para purificar a pele

Uma vez a cada 10 ou 15 dias é conveniente exfoliar a pele para eliminar as células mortas e melhorar sua regeneração, prevenindo assim o surgimento de rugas e melhorando a textura e a firmeza da pele.

Com a parte interna da casca do abacate, que é levemente áspera, podemos exfoliar a pele de uma maneira simples e natural. Antes de fazer a exfoliação, devemos lavar bem o rosto com água morna e depois começar a exfoliá-la, fazendo movimentos circulares com a casca sobre o nosso rosto.

Como a cútis é uma região muito delicada, devemos fazer essa exfoliação com suavidade e em forma de círculos, evitando o contorno dos olhos e possíveis feridas ou cravos e espinhas muito inflamados.

Quando terminarmos, deixaremos que os restos do abacate atuem por alguns minutos na pele e lavaremos bem o rosto, apenas com água. Pessoas com a pele muito seca podem preparar uma máscara nutritiva de abacate para resolver o problema.

abacate-tompagenet

Máscara para dar brilho a cútis

O abacate é uma fruta rica em ácidos graxos, vitaminas e minerais que enriquecem a textura de nossa pele, e por isso além de consumi-lo podemos preparar uma boa máscara para a cútis, que será muito nutritiva e nos dará a hidratação e luminosidade que procuramos.

Para preparar essa máscara basta amassar meio abacate com um garfo até obter uma mistura bem homogênea, depois aplicá-la diretamente no rosto e deixar atuar até notar que essa pasta secou, para depois lavar com água.

Quem preferir também pode misturar o abacate com outros ingredientes igualmente nutritivos para a pele, como o mel, a levedura de cerveja, a aveia em pó ou o iogurte.

Semente para massagear as pernas

A semente do abacate é usada em muitos países para massagear as pernas, principalmente os músculos e os glúteos, e para combater a celulite eliminando os depósitos de gordura.

As sementes soltam os óleos do abacate enquanto a massagem acontece, o que ajuda a hidratar a pele e prevenir estrias. Assim, a semente do abacate é muito melhor e mais natural do que qualquer aparelho para massagear as pernas.

Imagens oferecidas por michellelynnegoodfellow, tompagenet e j_silla.