Desintoxicação: bom para você, bom para o organismo - Melhor Com Saúde

Desintoxicação: bom para você, bom para o organismo

Limpeza é uma importante necessidade periódica, que vale para a vida, para a pele, para a casa – e para o organismo. Por isso, a desintoxicação é recomendada, de tempos em tempos, como uma forma de ajudar o corpo a funcionar melhor.

Apesar de nosso metabolismo ter estrutura e condições de fazer essa limpeza por si próprio, através da saliva, urina e transpiração, muitas vezes seu trabalho fica prejudicado por fatores externos, como uma deficiência nutricional ou estafa causada por trabalho. As consequências desse desequilíbrio aparecem em seguida: cansaço excessivo, má digestão, alergias, desequilíbrio hormonal, até a dificuldade em perder peso.

Ajudar o organismo a eliminar toxinas

Para fazer uma desintoxicação perfeita, o ideal é ter acompanhamento médico especializado. Porém, algumas medidas podem ser feitas em casa, e o corpo agradece! Veja só:

  • Alimentos orgânicos devem entrar na sua lista de prioridades. Eles são ricos em fibras e vitaminas, e possuem uma concentração muito reduzida de conservantes ou agrotóxicos. Muitas vezes é uma alternativa mais cara, já que os preços de produtos orgânicos no mercado ainda não são competitivos, mas acredite: é a melhor escolha!
  • Pelo mesmo motivo citado acima, procure eliminar da sua dieta os alimentos industrializados e embutidos.
  • Água é sempre a maior aliada da sua saúde. Tenha sempre uma garrafa de água a tiracolo, de preferência filtrada ou mineral. Cafés e bebidas alcoólicas podem ser permitidos uma vez ou outra, mas ao começar um processo de desintoxicação, tente deixá-los de lado por um tempo.
  • Opte por alimentos ricos em antioxidantes e vitaminas. Abasteça sua geladeira com chá-verde, alho, limão, laranja, rúcula, repolho, gengibre e brócolis. Temperos naturais como manjericão e alecrim também ajudam – e ainda deixam a comida uma delícia.
  • Exercícios físicos, especialmente os com ênfase na atividade aeróbia. A queima de calorias associada à transpiração ajuda o corpo a funcionar melhor e a eliminar as toxinas. E se a sua academia oferece esse serviço, aproveite também para usar a sauna e dar uma passadinha no spa, para fazer drenagem linfática. Os resultados são mais visíveis do que você imagina.
  • Chás naturais também dão uma mãozinha. Experimente os de alcachofra, chá-verde, centella asiática. Um acompanhamento de um nutricionista para sugerir outras opções também pode ser muito eficiente, e ajudar a escolher o melhor chá para seu organismo
  • 7185168147_cf483ccbdd

  • Abuse dos sucos: além de abastecer seu organismo de vitaminas, são excelentes auxiliares na hora de limpar o organismo. Asas à criatividade, na hora de fazê-los: combinações com limão, mirtilo, melancia, pepino, maçã e hortelã podem gerar bebidas deliciosas e refrescantes

Imagens oferecidas por  emily.laurel504 e Greg Riegler Photography